A Suzuki Address 50 é uma daquelas máquinas icônicas, que marcou uma era e se tornou pioneira no mundo das motos. Um exemplo claro do tipo e que inspirou outros modelos que são vistos até os dias de hoje. Confira mais detalhes da história dessa pequena scooter.

E claro que ela não foi a única. Quer conhecer mais motos que mudaram o mundo? Confira aqui.

Suzuki Address 50

A scooter Suzuki Address 50 estreou no Japão em 1987, com a proposta de ser acessível, econômica, confiável e ágil na cidade. Na época, seu diminuto propulsor desenvolvia 1,8 cv, o suficiente para empurrar seu peso de apenas 66 kg.

Suzuki Address 50
Suzuki Address 50 chegou com conjunto pequeno, mas recheado de novidades para o mercado do final da década de 1980

Contudo, ainda assim, o modelo entregava uma velocidade máxima de 62 km/h. Além disso, seus pneus de 10 polegadas permitiram que a pequena scooter manobrasse facilmente em pequenos espaços. Em resumo, era o suficiente para deslocamentos rápidos na cidade.

Porém, era o design o grande trunfo da Suzuki Address 50. O modelo tinha linhas futuristas e apresentava soluções que se tornaram quase que o padrão para o segmento. O modelo incluía um espaço sob o assento, para armazenar o capacete, algo inovador na época.

Suzuki Address 50
Rapidamente, Suzuki Address 50 foi disponibilizada ao redor do mundo e também ganhou novas cores e variantes

O sucesso da pequena no Japão foi tanto que levou a marca a exportar a scooter para a Europa. Em 1994, a Address 50 ganhou novas versões, cores marcantes e melhorias de desempenho, graças à realocação do filtro de ar.

A segunda geração da Address 50 foi lançada em 1995. A princípio, a novidade trazia um design ainda mais moderno e um novo chassis, que aumentou a distância entre os eixos. Além disso, o freio dianteiro ganhou disco, um item super moderno para a época também.

Enfim, seguindo todo o sucesso, a Suzuki lançou ainda a Address 75cc e a 100cc, esta última com um motor de dois tempos de 10 cavalos e pesando 88 kg.

Address 100
Address 100 acrescentava mais potência ao modelo já consagrado no mercado exterior

Veja também:

Pioneirismo das scooters não foi entendido no Brasil

Com maior crescimento no mercado nos últimos anos, as scooter e cubs parecem ser as queridinhas do momento no Brasil. Somente no primeiro início deste ano, responderam por mais de 35% das vendas de motos no país – quase par a par com as populares city/street.

honda-pcx-2022-1
O mesmo mercado que hoje transformou modelos como a Honda PCX o mais valorizado entre as usadas de duas rodas, no passado não aceitou bem as primeiras scooters

Porém, se atualmente modelos como as Honda PCX, Elite e Yamaha Neo e NMax fazem sucesso, poucos se lembram como foi o tortuoso caminho das pioneiras décadas atrás. As primeiras scooters lançadas no país quase não emplacaram, literalmente.

Modelos como as Yamaha Jog 50, Axis 90 e Honda Spacy 125 não caíram no gosto dos brasileiros nos anos 90/2000. A Suzuki Address 50, no país de 1994 a 2002, e Address 100; de 1994 a 2003; também estão incluídas nesta lista de pioneiras não compreendidas pelo mercado.

Burgman 125
Modelos como a Burgman só tiveram sua chance de sucesso no país após a chegada das primeiras Address

Desta forma, hoje poucos sabem que estas últimas citadas já estiveram disponíveis no Brasil e somente os mais velhos puderam ter a oportunidade de ver algumas destas raras pioneiras rodando.

Curiosamente, a Address foi a mais longeva no país, entre as primeiras scooters do Brasil. Um sucesso ainda tímido, mas que motivou a representante da marca lançar a Suzuki Burgman AN 125, em 2006. Enfim, um projeto bem sucedido no mercado nacional, que teve até uma segunda geração injetada da Burgman, entre 2012 e 2019.

Vinheta Instagram 7

Postado por
Jornalista especializado em cultura e esporte sobre rodas. [email protected]
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio