A Suzuki Address 50 รฉ uma daquelas mรกquinas icรดnicas, que marcou uma era e se tornou pioneira no mundo das motos. Um exemplo claro do tipo e que inspirou outros modelos que sรฃo vistos atรฉ os dias de hoje. Confira mais detalhes da histรณria dessa pequena scooter.
E claro que ela nรฃo foi a รบnica. Quer conhecer mais motos que mudaram o mundo? Confira aqui.
Suzuki Address 50
A scooter Suzuki Address 50 estreou no Japรฃo em 1987, com a proposta de ser acessรญvel, econรดmica, confiรกvel e รกgil na cidade. Na รฉpoca, seu diminuto propulsor desenvolvia 1,8 cv, o suficiente para empurrar seu peso de apenas 66 kg.
Contudo, ainda assim, o modelo entregava uma velocidade mรกxima de 62 km/h. Alรฉm disso, seus pneus de 10 polegadas permitiram que a pequena scooter manobrasse facilmente em pequenos espaรงos. Em resumo, era o suficiente para deslocamentos rรกpidos na cidade.
Porรฉm, era o design o grande trunfo da Suzuki Address 50. O modelo tinha linhas futuristas e apresentava soluรงรตes que se tornaram quase que o padrรฃo para o segmento. O modelo incluรญa um espaรงo sob o assento, para armazenar o capacete, algo inovador na รฉpoca.
O sucesso da pequena no Japรฃo foi tanto que levou a marca a exportar a scooter para a Europa. Em 1994, a Address 50 ganhou novas versรตes, cores marcantes e melhorias de desempenho, graรงas ร realocaรงรฃo do filtro de ar.
A segunda geraรงรฃo da Address 50 foi lanรงada em 1995. A princรญpio, a novidade trazia um design ainda mais moderno e um novo chassis, que aumentou a distรขncia entre os eixos. Alรฉm disso, o freio dianteiro ganhou disco, um item super moderno para a รฉpoca tambรฉm.
Enfim, seguindo todo o sucesso, a Suzuki lanรงou ainda a Address 75cc e a 100cc, esta รบltima com um motor de dois tempos de 10 cavalos e pesando 88 kg.
Veja tambรฉm:
- Nada de brinquedo: conheรงa a nova moto do Mickey e da Vespa
- Lanรงamento? BMW registra moto elรฉtrica curiosa no Brasil
- O vendedor mentiu: scooter elรฉtrica precisa de placa e CNH
Pioneirismo das scooters nรฃo foi entendido no Brasil
Com maior crescimento no mercado nos รบltimos anos, as scooter e cubs parecem ser as queridinhas do momento no Brasil. Somente no primeiro inรญcio deste ano, responderam por mais de 35% das vendas de motos no paรญs – quase par a par com as populares city/street.
Porรฉm, se atualmente modelos como as Honda PCX, Elite e Yamaha Neo e NMax fazem sucesso, poucos se lembram como foi o tortuoso caminho das pioneiras dรฉcadas atrรกs. As primeiras scooters lanรงadas no paรญs quase nรฃo emplacaram, literalmente.
Modelos como as Yamaha Jog 50, Axis 90 e Honda Spacy 125 nรฃo caรญram no gosto dos brasileiros nos anos 90/2000. A Suzuki Address 50, no paรญs de 1994 a 2002, e Address 100; de 1994 a 2003; tambรฉm estรฃo incluรญdas nesta lista de pioneiras nรฃo compreendidas pelo mercado.
Desta forma, hoje poucos sabem que estas รบltimas citadas jรก estiveram disponรญveis no Brasil e somente os mais velhos puderam ter a oportunidade de ver algumas destas raras pioneiras rodando.
Curiosamente, a Address foi a mais longeva no paรญs, entre as primeiras scooters do Brasil. Um sucesso ainda tรญmido, mas que motivou a representante da marca lanรงar a Suzuki Burgman AN 125, em 2006. Enfim, um projeto bem sucedido no mercado nacional, que teve atรฉ uma segunda geraรงรฃo injetada da Burgman, entre 2012 e 2019.