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Sim, vivemos tempos difíceis e em vários setores as etiquetas têm sido constantemente trocadas, reajustando os preços sempre para cima. E as motocicletas não são excessão, mesmo as motos seminovas. Essa é a conclusão à qual chegamos ao comparar 10 modelos de seminovas em 2020 e 2021.

Motos seminovas estão mais caras. No ano passado, uma Bros 160 custava R$ 10.799, valor que subiu para R$ 13.365 sem que a moto tivesse mudanças significativas

Em junho do ano passado apresentamos uma lista de 10 motocicletas seminovas por até R$ 10 mil. Em março de 2021 resolvemos atualizar o material e tivemos uma surpresa: três modelos já tinham extrapolado a casa dos ’10k’ – com um deles acima dos R$ 13 mil, inclusive.

Motos seminovas estão mais caras

São considerados veículos seminovos aqueles com até 3 anos de uso e, preferencialmente, com apenas um dono no histórico. Por isso, no ano passado adotamos motos modelo 2018 e agora, 2019. Todos os números considerados aqui são da FIPE.

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DK 150 é o modelo da nossa lista que mais valorizou no período. Em 2020 uma seminova custava R$ 6.019, valor que subiu 27,37% para março de 2021

A lista é composta por dez motos e quatro fabricantes. São elas: as Honda Pop 110i, Biz 125, CG 160 Titan e Bros 160; as Dafra Horizon 150 e Apache RTR 200; as HaoJue DK 150 e Chopper Road; e as Yamaha Fazer 150 e Crosser S 150.

Modelo Preço Seminova 2020 (modelo 2018) Preço Seminova 2021 (modelo 2019) Variação
HaoJue DK 150 R$ 6.019 R$ 7.667 27,37%
Honda Bros 2018 R$ 10.799 R$ 13.365 23,76%
Honda CG Titan 160 R$ 9.856 R$ 11.995 21,70%
Honda Pop 110i R$ 5.496 R$ 6.606 20,19%
HaoJue Chopper Road 150 R$ 6.224 R$ 7.466 19,95%
Dafra Horizon 150 R$ 7.262 R$ 8.495 16,97%
Yamaha Crosser 150 R$ 10.901 R$ 12.603 15,61%
Honda Biz 125 R$ 9.415 R$ 10.787 14,57%
Yamaha Fazer 150 R$ 9.645 R$ 10.399 7,81%
Dafra Apache RTR 200 R$ 10.525 R$ 10.655 1,23%
Média: 16,92%

O aumento médio foi de 16,92%, puxado para baixo pelas Fazer 150 e Apache RTR. A primeira valorizou ‘pouco’, 7,81%, e a segunda foi ‘beneficiada’ por não ter modelo 2018, assim consideramos o ano 2019 nas duas ocasiões e, naturalmente, teve volatilidade menor. A campeã foi a DK 150, seguida pelas Bros, CG Titan e Pop 110i, todas com valorização acima dos 20%.

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Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza