Publicidade

Chegou a vez das motos conhecerem o levantamento feito para a categoria no Rally Piocerá 2015, que também abrirá oficialmente o Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). A organização divulgou o roteiro que desafiará os melhores pilotos do país, divididos em oito categorias (Master, Sênior, Executivo, Over 40, Over 50, Over 55, Júnior e Novato), na disputa da 28ª edição da competição, entre os dias 25 e 30 de janeiro.

Este terceiro dia de competição foi o mais longo, com muita areia fofa e pedras

O Rally Piocerá 2015 vai testar a resistência e capacidade de navegação dos pilotos

A prova, que acontece em cidades do Piauí, como Teresina e Pedro II, e do Ceará, como Crateús, Quixadá e Beberibe, terá quatro dias de duração, com mais de 1.050 quilômetros de muita adrenalina. Ao todo, serão oito etapas, sendo duas por dia.

Desafiando os pilotos, o levantamento realizado em oito dias mostrou uma enorme diversidade de terrenos durante a prova, como estradinhas com pedras, cascalhos, terra, areia fofa e dunas. Como recompensa, eles terão paisagens exuberantes e lugares históricos em vários pontos, verdadeiros cartões postais. O monumento do Jenipapo, marco da luta armada pela Independência do Brasil, por exemplo, é uma verdadeira aula de história. Isso tudo sem contar os lagos, serras, fazendas e açudes, que apimentam as disputas da passagem da prova pelo sertão nordestino.

Publicidade

Em Teresina (PI), local da largada do primeiro dia, estão programados várias atrações. Entre os dias 25 e 26 de janeiro, a capital abrigará as vistorias, briefings, apresentações de manobras radicais, palestras, exposições e a Festa da Garota Piocerá, que promete animar o público.

Confira como será cada dia para as provas das motos:

1º Dia – 27/01/2015 –  Teresina (PI) – Pedro II – (PI) = 281 Km
A largada será dada na Ponte Estaiada. Até o primeiro neutro, na cidade de Altos, os trechos serão mesclados, entre trilhas, estradinhas de cascalho e pedras soltas, além de alguns laços para medir a navegação e médias horárias justas, com trechos diferenciados e muito desgaste para os pilotos. Em seguida, os competidores seguirão até Campo Maior, onde o terreno já muda e começa a aparecer muita areia. O trajeto passará em frente ao Monumento do Jenipapo, marco da luta armada pela independência do Brasil, e seguirá para a cidade de Cocal da Telha. Então, finalmente os pilotos chegarão a Pedro II. Nesta parte, os percursos serão compostos por estradas de terra, trilhas com muita areia fofa, que prometem apimentar o final do dia.

2º Dia – 28/01/2015 –  Pedro II (PI) – Crateús (CE) = 203 Km
O segundo dia será o mais completo e difícil da prova. Os pilotos saem da Praça Domingos Mourão Filho, centro histórico da cidade, com muitas pedras e lajedos. Depois descem a Serra dos Matões e a partir daí começa um caminho com muita areia fofa, em uma região bastante seca, que atravessará a caatinga do sertão nordestino. O que mais chama a atenção é a enorme quantidade de casas e fazendas abandonadas ao longo do roteiro, além dos açudes secos devido à falta de chuvas. Sem dúvida, esse será um cenário para ficar gravado na memória para o resto da vida. No primeiro neutro, no distrito de Cachoeira Grande, na BR 404, não haverá posto para abastecimento. Então, as equipes de apoio terão que levar o combustível para os pilotos. O trecho da rodovia é de terra e cascalhos, com aproximadamente 45 quilômetros. Depois, os competidores seguem até Poranga (CE), região composta por serras e com trechos de muita navegação até o vale do Rio Poty. A chegada será na Praça da Estação, local de lazer da cidade de Crateús (CE).

Publicidade

3º Dia – 29/01/2015 – Crateús (CE) – Quixadá (CE) = 319 Km
O dia promete ser longo e exaustivo para os pilotos, que encontrarão estradinhas em piso natural e com muito cascalho solto, além de trechos rápidos, ótimos para acelerar e várias fazendas de gados para atravessar. Estes são os principais ingredientes do terceiro dia do Rally Piocerá. O segundo neutro será em Cruzeta, entroncamento das Rodovias BR 226 e BR 020 e o terceiro, na cidade de Boa Viagem. Depois, mais estradinhas de cascalho, laços e uma vegetação de caatinga com muitos mandacarus e cactos. Nesta parte, todos os açudes aparecem completamente secos, com muitas casas abandonadas pelo local. Na paisagem, só será possível encontrar água no açude de Fogareiro, já muito perto de Quixeramobim. Em seguida, até Quixadá, os pilotos poderão desfrutar de um visual magnífico. No final do dia, eles serão presenteados com os monólitos (pedras grandes e individuais) da região, em um lugar de beleza natural incrível, com destaque para a famosa Pedra da Galinha Choca. A chegada será na Praça José de Barros, no centro da cidade.

4º dia – 30/01/2015 – Quixadá (CE) – Beberibe (CE) = 251 km
O último dia terá areia, estradinhas com cascalhos e ‘infinitos’ plantios de caju. O calor deverá ser uma dificuldade a mais. No primeiro neutro, no Distrito de Pirangi, na BR 122, não haverá posto de abastecimento. Assim, as equipes de apoio terão que levar combustível para os pilotos mais uma vez. Até o povoado de Cristais, localizado na BR 316, os pilotos enfrentarão muitas estradinhas de terra e cascalho solto. Em seguida, o piso do terreno muda e aí trechos de areia serão predominantes, ótimos para acelerar. No final da prova, haverá um lindo caminho ao lado do Canal do Trabalhador. O final da prova será inesquecível nas dunas, ao lado das usinas eólicas da região. A chegada em Beberibe (CE) será na Praça da Matriz, onde será feita a entrega das medalhas. A festa de premiação será no Hotel Praia das Fontes.

Roteiro do Rally Piocerá 2015

Roteiro do Rally Piocerá 2015

Publicidade