Publicidade

Se você está em São Paulo nestes dias frios de junho, vale a pena passar na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500, ao lado da estação Sumaré do Metrô) para ver a exposição da Motostory, que mostra parte da história da motocicleta no Brasil. A exposição acontece até o dia 24 de junho e é parte do Mobile Photo Festival 2019, que oferece a Exposição São Paulo em Movimento, promovida pela produtora MObgraphia.

Fotos antigas, recortes de jornais e registros históricos fazem parte da exposição Motostory

Fotos antigas, recortes de jornais e registros históricos fazem parte da exposição Motostory

Idealizado por Carlãozinho Coachman o Motostory tem o objetivo de contar a história da motocicleta no Brasil e nesta exposição exibe fotografias, reportagens de jornais e revistas antigos e outros registros, como correspondências, anúncios e relações de inscritos de importantes eventos. No espaço há também obras dos fotógrafos Miguel Costa Junior e de Mário Bock, dois fotógrafos especializados em automobilismo e motociclismo respectivamente, que aceitaram o desafio de realizar um ensaio inédito com o celular.

“Tentamos mostrar o contraste de dois mundos, da foto moderna do mobile através do olhar clínico de grandes fotógrafos, e uma pequena mostra do acervo histórico do Motostory, que retrata quase um século do motociclismo brasileiro”, explica Coachman. Esta exposição está inserida dentro de um contexto maior, o da mobilidade na grande cidade, e conta através de elementos visuais como a motocicleta (e os veículos de duas rodas) foi, aos poucos, deixando de ser paixão e se transformou um elemento fundamental que faz parte da vida em grandes metrópoles. “A motocicleta já foi descrita como objeto de desejo, como bicicleta motorizada, foi sinônimo de juventude, rebeldia e liberdade e fica nítido que cada definição corresponde a um momento histórico e econômico”, revela Coachman.

Publicidade

Motostory: próximos passos

Uma plataforma multimídia. É assim que Carlãozinho projeta o futuro do Motostory. “Queremos propagar essa história e otimizar as informações para um público cada vez maior e por isso já estamos trabalhando numa plataforma multimídia, abrangendo diferentes formatos, além de mantermos os eventos e encontros sobre o assunto, como já acontece atualmente”, conta. A pluralidade de conteúdos também deve ganhar um espaço físico em breve, já que a ideia é ter um Centro Cultural, que já tem até nome: Movimento. A arquitetura fica por conta de Ruy Ohtake, que assina um projeto atual e dinâmico, reunindo biblioteca, centro de convivência, arena de eventos, auditórios e outros ambientes. “O espaço, ainda sem data definida para inauguração, terá suas portas abertas o ano todo e tentará incentivar de forma permanente a discussão sobre o conceito de mobilidade urbana”, finaliza Coachman.

Exposição Motostory – São Paulo em Movimento

  • Local: Unibes Cultural
  • Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo
  • Data: de 05 a 24 de junho.
  • Horário: das 10:00 às 19:00
  • Entrada gratuita

Separador_motos

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.