Se você trabalha como motoboy, ter uma moto econômica, com manutenção barata e com preço acessível são as principais características que uma moto de trabalho deve ter.

E se você está pensando em investir em uma moto nova, provavelmente já esbarrou com essas duas opções: a Honda Pop 110i e a Mottu Sport 110i. Mas afinal… qual é a melhor para encarar o corre diário?
Economia e autonomia
Quem roda o dia inteiro sabe: combustível é custo fixo. E aqui a Mottu Sport dá um show. Ela faz até 65 km por litro, com um tanque de 10 litros — ou seja, mais de 600 km de autonomia. Além de gastar pouco, não fica perdendo tempo parando no posto de gasolina.
Já a Honda Pop é (muito) econômica sim, ficando na média de 50 km/l e com um tanque de 4,2 litros. No total ela entrega algo em torno de 200 km de autonomia.
Potência e velocidade
Na hora de acelerar, a disputa é acirrada, mesmo que não seja a vocação delas, as duas motos tem o desempenho bastante satisfatório. A Pop vem com um motor de 109,5 cc, que gera 8,43 cv de potência e 0,94 kgf.m de torque, capaz de chegar a 93 km/h.
Do outro lado, a Mottu Sport tem motor ligeiramente maior que a rival, com 109,7 cc. Ele proporciona 8,1 cv e entregar 9 kgf.m de torque, mas surpreende e bate os 100 km/h de velocidade máxima.
Veja também:
Haojue DK 150 ultrapassa a DR 160 nas vendas
Capacete no braço e cotovelo dá multa? Entenda os riscos
PCX ou ADV: vale a pena pagar 5 mil a mais pela scooter aventureira?
Conforto e diferenciais
Pra quem passa o dia inteiro rodando na rua, o conforto da moto e seus recursos fazem muita diferença no fim do expediente.
A Honda Pop 110i aposta no básico bem feito. Tem um banco confortável, posição de pilotagem ergonômica feita para uso urbano. Vem equipada com freios a tambor nas duas rodas e suspensão simples. Uma das grandes novidades em 2025 foi a adição do sistema de partida elétrico.
Já a Mottu Sport 110i, mesmo sendo uma moto de entrada, surpreende nos detalhes. Além do banco confortável e design moderno também conta com freios a tambor e suspensão convencional. Já sua partida é feita por pedal.
Semiautomático ou manual?
Aqui a escolha é pessoal, o que é melhor: câmbio manual de 4 marchas ou câmbio semiautomático?
A Pop 110i tem câmbio semiautomático rotativo, de 4 marchas, ou seja, você não precisa ficar se preocupando com embreagem toda hora. O que ajuda muito no anda-e-para do trânsito. Já a Mottu Sport 110 vem com câmbio manual, com 4 velocidades, e embreagem padrão.
Preço e mercado
Olhando para o mercado a Mottu teve número de vendas impressionante no primeiro trimestre de 2025, mas ainda fica longe da sua rival japonesa. A Pop 110 teve 53,063 mil unidades emplacadas e garantiu o 3º lugar entre as motos mais vendidas do país, segundo dados da Fenabrave. Já a Mottu Sport vendeu mais de 13.306 mil unidades no primeiro trimestre desse ano.
A Honda Pop 110i continua sendo uma das motos mais acessíveis da marca, com preço sugerido de R$ 11.877. Já a Mottu Sport 110i, apesar de ainda ser vista como uma “alternativa barata”, vem sendo encontrada no mercado por cerca de R$ 13 mil.
Ou seja: a Pop continua sendo a queridinha do brasileiro pela tradição, preço e facilidade de manutenção. Mas a Mottu mostra que chegou com força e vem conquistando muitos entregadores por aí.