Se você trabalha como motoboy, ter uma moto econômica, com manutenção barata e com preço acessível são as principais características que uma moto de trabalho deve ter.

Se você trabalha como motoboy, ter uma moto econômica, com manutenção barata e com preço acessível são as principais características que uma moto de trabalho deve ter.

teste pop 110 2025 2
Honda ou Mottu: qual você escolheria? – Foto: arquivo

E se você está pensando em investir em uma moto nova, provavelmente já esbarrou com essas duas opções: a Honda Pop 110i e a Mottu Sport 110i. Mas afinal… qual é a melhor para encarar o corre diário? 

Economia e autonomia

Quem roda o dia inteiro sabe: combustível é custo fixo. E aqui a Mottu Sport dá um show. Ela faz até 65 km por litro, com um tanque de 10 litros — ou seja, mais de 600 km de autonomia. Além de gastar pouco, não fica perdendo tempo parando no posto de gasolina.

Mottu Sport 110i
A Sport 110i tem o visual mais robusto e tanque maior – Foto: divulgação

Já a Honda Pop é (muito) econômica sim, ficando na média de 50 km/l e com um tanque de 4,2 litros. No total ela entrega algo em torno de 200 km de autonomia.

Potência e velocidade

Na hora de acelerar, a disputa é acirrada, mesmo que não seja a vocação delas, as duas motos tem o desempenho bastante satisfatório. A Pop vem com um motor de 109,5 cc, que gera 8,43 cv de potência e 0,94 kgf.m de torque, capaz de chegar a 93 km/h.

honda pop 110 2025 1
Corre muito? Não, mas é bem ágil – Foto: arquivo

Do outro lado, a Mottu Sport tem motor ligeiramente maior que a rival, com 109,7 cc. Ele proporciona 8,1 cv e entregar 9 kgf.m de torque, mas surpreende e bate os 100 km/h de velocidade máxima.

Veja também: 

Haojue DK 150 ultrapassa a DR 160 nas vendas

Capacete no braço e cotovelo dá multa? Entenda os riscos

PCX ou ADV: vale a pena pagar 5 mil a mais pela scooter aventureira?

Conforto e diferenciais

Pra quem passa o dia inteiro rodando na rua, o conforto da moto e seus recursos fazem muita diferença no fim do expediente.

A Honda Pop 110i aposta no básico bem feito. Tem um banco confortável, posição de pilotagem ergonômica feita para uso urbano. Vem equipada com freios a tambor nas duas rodas e suspensão simples. Uma das grandes novidades em 2025 foi a adição do sistema de partida elétrico.

Honda Pop
A Pop aposta no básico bem feito – Foto: divulgação

Já a Mottu Sport 110i, mesmo sendo uma moto de entrada, surpreende nos detalhes. Além do banco confortável e design moderno também conta com freios a tambor e suspensão convencional. Já sua partida é feita por pedal.

Semiautomático ou manual?

Aqui a escolha é pessoal, o que é melhor: câmbio manual de 4 marchas ou câmbio semiautomático?

A Pop 110i tem câmbio semiautomático rotativo, de 4 marchas, ou seja, você não precisa ficar se preocupando com embreagem toda hora. O que ajuda muito no anda-e-para do trânsito. Já a Mottu Sport 110 vem com câmbio manual, com 4 velocidades, e embreagem padrão.

mottu_sport-110i_2023_1_05122023_57437_1280_960 (1)
Semiautomático ou manual: o que você prefere ? Foto: divulgação

Preço e mercado

Olhando para o mercado a Mottu teve número de vendas impressionante no primeiro trimestre de 2025, mas ainda fica longe da sua rival japonesa. A Pop 110 teve  53,063 mil unidades emplacadas e garantiu o 3º lugar entre as motos mais vendidas do país, segundo dados da Fenabrave. Já a Mottu Sport vendeu mais de 13.306 mil unidades no primeiro trimestre desse ano. 

A Honda Pop 110i continua sendo uma das motos mais acessíveis da marca, com preço sugerido de R$ 11.877. Já a Mottu Sport 110i, apesar de ainda ser vista como uma “alternativa barata”, vem sendo encontrada no mercado por cerca de R$ 13 mil.

Ou seja: a Pop continua sendo a queridinha do brasileiro pela tradição, preço e facilidade de manutenção. Mas a Mottu mostra que chegou com força e vem conquistando muitos entregadores por aí.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio