Há tempos o segmento de scooter é um dos que mais cresce no Brasil – e, não sem motivos, um dos queridinhos das fabricantes. Lançado em 2016, o Yamaha NMax 160 ganha agora sua primeira atualização agora, já como NMax 2021, com uma série de novidades.
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O scooter passa a ter SmartKey (sistema de partida sem chave), tomada 12v para carregar o smartphone, farol e lanterna em LED e sistema StartStop, além de seguir com freios ABS. Além disso, recebeu atualizações no design, no painel digital e também teve a capacidade do compartimento sob o assento ampliada para 25 litros.
Mas há um problema: seu principal concorrente tem tudo isso… desde o início de 2019. Talvez por isso o PCX lidere o segmento com folga, afinal, emplacou 32.582 unidades no ano passado, contra 15.165 do NMax. De janeiro a outubro de 2020 foram vendidos 21.222 Honda contra 9.970 Yamaha.
NMax 2021 ou PCX
Diante da crescente demanda por veículos urbanos criamos um pequeno comparativo entre dois dos três scooter responsáveis pelo maior número de vendas no Brasil – entre eles há o Honda Elite 125, com 17.779 emplacamentos no ano passado. Assim, consideramos os equipamentos do novo NMax 160 e do Honda PCX.
Em diversos fatores eles são equivalentes, como na adoção dos sistemas smart key e start stop, assim como na capacidade do espaço sob o assento. Além disso, o Yamaha tem 2 cv a mais de potência e algumas funções a mais no computador de bordo, como dois hodômetros parciais, nível da bateria, temperatura do motor e indicador da correia do CVT – mesmo com painel de acabamento inferior.
Porém, o jogo vira ao considerar outros elementos. Com praticamente um litro a mais de capacidade no tanque de combustível, o PCX garante melhor economia. Além disso, oferece mais segurança por oferecer iluminação Full LED e mais conforto pelas suspensões de maior curso na traseira – são 100 mm contra 85 do NMax.
Tem vantagem também na entrega de potência, afinal seu pico de torque ocorre antes do concorrente. Se os 0,1 kgf.m de diferença entre as duas fichas técnicas são imperceptíveis ao guidão, as mil rotações não são. Por fim, o preço. O PCX ABS tem preço sugerido de R$ 13.990, contra R$ 14.990 do Yamaha – além de contar com versões de entrada, com freio CBS, a partir de R$ 12.720.
Honda PCX |
Yamaha NMax |
|
Preço Sugerido pela fabricante | R$ 13.990 (com ABS) | R$ 14.990 |
Tomada 12v | Sim | Sim |
Smart Key | Sim | Sim |
Start Stop | Sim | Sim |
Potência máxima | 13,2 cv a 8.500 rpm | 15,4 cv a 8.000 rpm |
Torque máximo | 1,39 kgf.m a 5.000 rpm | 1,4 kgf.m a 6.000 rpm |
Compartimento sob assento | 25 litros | 25 litros |
Tanque de combustível | 8 litros | 7,1 litros |
Iluminação Full LED | Sim | Não |
Contou? Maior autonomia, mais curso de suspensões, iluminação Full LED, melhor entrega de torque e menor preço: cinco quesitos em que o PCX 2019 ainda supera o novo NMax 2021. Claro, estamos considerando apenas as características técnicas. Para saber qual é o melhor de verdade, na prática, só expondo os dois modelos em um longo teste comparativo. Quem sabe em breve.