Publicidade

Há tempos o segmento de scooter é um dos que mais cresce no Brasil – e, não sem motivos, um dos queridinhos das fabricantes. Lançado em 2016, o Yamaha NMax 160 ganha agora sua primeira atualização agora, já como NMax 2021, com uma série de novidades.

O scooter passa a ter SmartKey (sistema de partida sem chave), tomada 12v para carregar o smartphone, farol e lanterna em LED e sistema StartStop, além de seguir com freios ABS. Além disso, recebeu atualizações no design, no painel digital e também teve a capacidade do compartimento sob o assento ampliada para 25 litros.

Novo NMax recebeu novo chassi e um banho tecnológico. Porém, não grande o suficiente para fazer o PCX ficar na poeira

Mas há um problema: seu principal concorrente tem tudo isso… desde o início de 2019. Talvez por isso o PCX lidere o segmento com folga, afinal, emplacou 32.582 unidades no ano passado, contra 15.165 do NMax. De janeiro a outubro de 2020 foram vendidos 21.222 Honda contra 9.970 Yamaha.

Publicidade

NMax 2021 ou PCX

Diante da crescente demanda por veículos urbanos criamos um pequeno comparativo entre dois dos três scooter responsáveis pelo maior número de vendas no Brasil – entre eles há o Honda Elite 125, com 17.779 emplacamentos no ano passado. Assim, consideramos os equipamentos do novo NMax 160 e do Honda PCX.

Em diversos fatores eles são equivalentes, como na adoção dos sistemas smart key e start stop, assim como na capacidade do espaço sob o assento. Além disso, o Yamaha tem 2 cv a mais de potência e algumas funções a mais no computador de bordo, como dois hodômetros parciais, nível da bateria, temperatura do motor e indicador da correia do CVT – mesmo com painel de acabamento inferior.

Porém, o jogo vira ao considerar outros elementos. Com praticamente um litro a mais de capacidade no tanque de combustível, o PCX garante melhor economia. Além disso, oferece mais segurança por oferecer iluminação Full LED e mais conforto pelas suspensões de maior curso na traseira – são 100 mm contra 85 do NMax.

Tem vantagem também na entrega de potência, afinal seu pico de torque ocorre antes do concorrente. Se os 0,1 kgf.m de diferença entre as duas fichas técnicas são imperceptíveis ao guidão, as mil rotações não são. Por fim, o preço. O PCX ABS tem preço sugerido de R$ 13.990, contra R$ 14.990 do Yamaha – além de contar com versões de entrada, com freio CBS, a partir de R$ 12.720.

Publicidade

Honda PCX

Yamaha NMax

Preço Sugerido pela fabricante R$ 13.990 (com ABS) R$ 14.990
Tomada 12v Sim Sim
Smart Key Sim Sim
Start Stop Sim Sim
Potência máxima 13,2 cv a 8.500 rpm 15,4 cv a 8.000 rpm
Torque máximo 1,39 kgf.m a 5.000 rpm 1,4 kgf.m a 6.000 rpm
Compartimento sob assento 25 litros 25 litros
Tanque de combustível 8 litros 7,1 litros
Iluminação Full LED Sim Não

Contou? Maior autonomia, mais curso de suspensões, iluminação Full LED, melhor entrega de torque e menor preço: cinco quesitos em que o PCX 2019 ainda supera o novo NMax 2021. Claro, estamos considerando apenas as características técnicas. Para saber qual é o melhor de verdade, na prática, só expondo os dois modelos em um longo teste comparativo. Quem sabe em breve.

Novo NMax 2021 chega às lojas no próximo mês, dezembro, com preço sugerido de R$ 14.990

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza