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Foto: Pinte seu tanque - Bitenca

Foto: Pinte seu tanque - Bitenca

Bitenca, Antes de mais nada parabéns pelo site! Comecei a frequentar o Motonline fazem uns 3 meses e desde então tenho que ver as novidades todo dia! Bom, há dois meses atrás comprei uma Comet GT250R dual tone(vermelha e preto). Até agora estou muito satisfeito com a moto, mas semana passada quase choro quando vi minha moto deitada no estacionamento, fui deixando a compra do slider pra depois e agora estou arrependido. A moto teve poucos danos, apenas uma haste de retrovisor quebrada e alguns pequenos arranhões na carenagem. Eis a minha dúvida, o retrovisor eu já coloquei novo, mas os arranhões me dóem o coração sempre que vejo, mesmo sendo pouca coisa… Afinal a moto é nova, não tem 1000km rodados ainda. Já tive oficina de funilaria e pintura e estou com uma grande vontade de personalizar, colocar um vermelho camaleão ou perolizado no lugar do original… A moto é 2010/2010 e eu quero fazer tudo na maior qualidade o possível. O que você me diz? Adrinaldo, 25, Fortaleza, CE

R: A idéia é legal, mas para ser literalmente legal você sabe que tem que fazer a alteração da cor básica na documentação.
Você que já teve oficina de pintura sabe que o mais importante na pintura é a preparação. O uso de material e ambientação (estufa) de primeira faz toda diferença também. Faça a escolha de uma boa oficina e atenção na desmontagem e montagem. Você não vai querer que percam nenhuma pecinha. Muitas oficinas simplesmente “esquecem” de passar cabos e fiação corretamente, colocar presilhas, parafusos originais, etc. Boa sorte,
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Caríssimos, o que significa “peso em ordem de maracha”. Um abraço. André, 37, Recife, PE

Foto: Corrente na poeira - Bitenca

Foto: Corrente na poeira - Bitenca

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R: André, os fabricantes embarcam suas máquinas para transporte devem declarar o peso bruto (com embalagem) e o peso líquido da motocicleta. Acontece que nessas condições, de transporte, as motocicletas estão sem óleo e gasolina, ou seja não estão em ordem de marcha. Para uma avaliação técnica o peso líquido não tem muito significado, uma vez que para andar o usuário vai ter que lidar com o peso da moto com tanque cheio e óleo no motor. Assim, procura-se especificar o peso em ordem de marcha para se avaliar a massa com que o usuário vai ter que lidar.
Abraços.


Olá Bitenca, É recomendado o uso de WD 40 para lubrificar evitar particulas abrasivas na corrente? Ou isso se aplica só no caso de motos fora de estrada como a Bros do nosso amigo Leonardo (carta 19/05/2010) Em caso afirmativo, a periodicidade de lubrificação deverá ser maior né?

R: Caetano, o spray anti-ferrugem é para evitar a corrosão pois em regiões de muita areia o óleo lubrificante fica contaminado e gasta todo o mecanismo.
Se você usa corrente com retentor esse tipo de óleo pode ser usado para simples proteção, pois o lubrificante mesmo fica por dentro da borracha.
Esse sistema se aplica qualquer tipo de moto, sempre que molhar a corrente ou quando perceber foco de ferrugem. Apenas dependendo do tipo de região em que trafega. Se tiver muita areia como em cidades do litoral é melhor não utilizar lubrificante nenhum, apenas o filme de proteção.
Abraços,


Na moto tornado…. Eu posso colocar um aro menor… como da Yamaha 250? Essa boniteza que dá na moto nao atrapalha no desenpenho? E no velocimetro muda alguma coisa? Tenho vontade de colocar e ai? Mizael, 30, Fortaleza, CE.

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R: Mizael, essa é a modificação padrão para transformar uma moto trail em SM, ou SuperMoto.
Você troca os aros e pneus dianteiro e traseiro por menores e mais largos.
Alguns fabricantes de aros vendem os kits apropriados a cada tipo de moto trail, como a Tornado. Procure na sua região quem trabalha com esse tipo de alteração. Você tem que montar as rodas novamente para depois então colocar
os pneus mais largos.
Normalmente o velocímetro se altera sim, mas é possível adaptar uma caixa de engrenagens do velocímetro compatível. Procure também na sua região. Abraços.