A empinada de moto – popularmente conhecida como dar grau – é uma manobra combatida em muitos lugares do mundo. Se no Brasil pode até custar a sua CNH, em países como a Áustria a multa por grau pesa mesmo é no bolso. Por lá, a autuação custa mais que o valor de uma Honda CB 650R zerinho!
Multa por grau pode custar moto nova
Aqui no Brasil o ato de ‘dar grau’ no trânsito é um ato infracional punido com multa. Essa regra tem até seu próprio inciso, no Artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro, o CTB. “Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda“.
Por tanto: estamos falando de uma infração gravíssima e que tem multa cotada em R$ 293,47 – junto da suspensão do direito de dirigir. Parece muito? Talvez nem tanto visto o perigo da manobra em locais incorretos, entenda-se na rua e rodovias.
Já na Áustria, terra natal da KTM, a legislação de trânsito é bem mais rigorosa e proíbe uma série de comportamentos também. A mais recente lei austríaca de veículos motorizados pune brincadeirinhas de corrida, como “zerinhos e o grau”.
E por lá não custa barato! Os valores partem dos 300 Euros (cerca de R$ 1.500) e podem variar até os 10 mil Euros (aproximadamente R$ 51 mil). Ou seja, mais que o valor de uma CB 650R zero km, vendida lá por 9.090 euros. Também é mais do que pagamos aqui pela naked, com preço sugerido de R$ 48.440. Bem salgado não é?
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Não sai barato na Áustria também!
Achou que a Áustria pega pesado com os infratores? Então saiba que eles vão além da multa em dinheiro. Se o órgão de segurança responsável suspeitar que o motociclista possa vir a cometer a infração novamente, pode haver a apreensão do veículo por até 72 horas. Assim você fica a pé e devendo uma 650cc pro governo.
A regra é clara: “uso não-situacional do veículo motorizado, no qual não há contato entre a superfície da estrada com todas as rodas a todo momento”. Por tanto, está proibido o grau, ou seja, tirar qualquer um dos pneus sem necessidade do chão.