Publicidade

Ao que tudo indica, o famoso motor V4 da Ducati irá equipar mais um modelo em breve. Depois de obras de arte como a Panigale V4 S e a exclusiva Superleggera V4, vendida por R$ 700 mil, a marca italiana está trabalhando no desenvolvimento da Multistrada V4. Algumas imagens, inclusive, já vazaram.

Atual modelo conta com o motor Testastretta II com dois cilindros em “V”

Atual modelo conta com o motor Testastretta II com dois cilindros em “V”

Nas fotos é possível observar a máquina italiana com um chassi renovado e um provável conjunto completo de eletrônicos em teste. Além disso, claro, o poderoso motor de quatro cilindros e que gera mais de 200 cv nas irmãs superesportivas.

O CEO da Ducati Claudio Domenicali já havia confirmado no ano passado, através do Twitter, que veríamos uma versão com motor V4 na Multistrada. Entretanto, depois das fotos captadas pelo site britânico MCN o projeto surgiu como uma realidade. Apesar disso, a moto não deve chegar até 2021.

Publicidade
Stradale V4 de 1.103 cm³ será o novo coração da Ducati Multistrada

Stradale V4 de 1.103 cm³ será o novo coração da Ducati Multistrada

Multistrada equipada com Stradale 

O motor que surgiu na Multistrada V4 sugere ser o Stradale de 1.103 cm³. A Ducati deve fazer algumas alterações na sintonia do propulsor, mas ainda é esperado o pico de potência de 210 cv e torque de 12,2 kgf.m. Atualmente o modelo conta com duas versões com motor de 950 cm³ (113 cv e 9,8 kgf.m), e cinco com propulsor de 1260 cm³ (158 cv e 13,9 kgf.m).

Completando o conjunto, a Multi reformulada abandonou o tradicional quadro de  treliça e surgiu com um novo em alumínio, portando somente o sub-quadro no estilo da atual configuração. A provável decisão pela mudança se justifica por maior resistência, enquanto o design do chassi suporta o motor diferente assim como um braço oscilante atualizado.

Cruise control, instalado na dianteira, está em fase de testes

Cruise control, instalado na dianteira, está em fase de testes

Publicidade

Cruise control em teste

A Ducati tem outra grande novidade sendo testada na versão V4. A caixa localizada entre os faróis trata-se de um cruise control, capaz de acelerar e diminuir a velocidade da motocicleta no trânsito. O dispositivo já era esperado em diferentes motos neste ano. Mas conforme o atraso de todas os fabricantes pode ter havido um problema com o fornecedor Bosch.

De qualquer forma a Multistrada repaginada deve chegar como a motocicleta aventura mais poderosa do mercado. A expectativa é que a Ducati apresente o modelo no salão de Milão em novembro. Entretanto, com a fábrica atualmente fechada por causa do coronavírus, e a Itália em um momento delicado, podem ocorrer atrasos.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza