Publicidade
Foto: Alex De Angelis, piloto da equipe San Carlo Honda Gresini RC212V na MotoGP

Foto: Alex De Angelis, piloto da equipe San Carlo Honda Gresini RC212V na MotoGP

O Grande Prêmio de Portugal abre fase final do Mundial MotoGP 2009 e vai ser decisiva para os pilotos. Estoril encerra sequência de finais de semana sem etapas e será seguida por provas na Austrália, Malásia e Valencia. Os pilotos Honda aceleram para garantir bons resultados, com destaque para Dani Pedrosa (Repsol Honda), que luta pela terceira posição no mundial e Hiroshi Aoyama (Scot Honda), líder na 250.

Pedrosa chega a Estoril determinado a manter o ritmo impressionante que mostrou nas últimas provas com sua Honda RC212V. O piloto espanhol, que completou 24 anos na terça-feira, mostrou nas últimas duas corridas um estilo brilhante. Ele agora quer garantir sua primeira vitória no circuito, depois de terminar em segundo lugar nas duas últimas disputas na cidade.

“Foi uma espaço longo desde a última corrida e gostei muito – aproveitei para descansar e para treinar. É incomum ter três semanas sem provas mas é hora de voltar às pistas e eu estou muito focado para encarar a última fase do mundial. Nesta prova é preciso uma máquina que tenha boa performance em fortes reduções e retomadas. É uma pista complicada do ponto de vista de pilotagem, mas sinto-me confiante neste aspecto porque agora estou mesmo em boas condições físicas. Tenho boas memórias de 2008 quando consegui terminar em segundo apesar das condições mistas de domingo, com chuva ligeira no início da corrida. É claro que preferia ter tempo estável e seco, mas estou desejoso pela corrida independentemente de tudo o resto.”

Publicidade

Enquanto Pedrosa luta pelo terceiro lugar, Andrea Dovizioso (Repsol Honda) está a apenas 24 pontos atrás e busca o quarto lugar ou até posição melhor. O italiano conseguiu pontos importantes nas quatro últimas etapas, como a vitória no Grande Prêmio da Inglaterra, e já venceu em Estoril no mundial de 2006, quando corrida na categoria 250.

Será a segunda prova com nova suspensão e ele trabalha ainda mais duro com sua moto para este circuito. “Tenho bons resultados em Estoril, na corrida do ano passado eu estava bem na prova, e estava brigando com o (Jorge) Lorenzo, (Dani) Pedrosa e Valentino (Rossi) antes de cair, estou otimista para o fim de semana e acredito que posso fazer uma boa corrida”

Alex De Angelis (San Carlo Honda Gresini) espera um final de semana melhor que em Misano, quando caiu no final da prova. Oitavo colocado na classificação geral, De Angelis gosta do circuito de Estoril, onde já conquistou pódio nas categorias 250 e 125. “No ano passado estava com 39 gra us de febre e foi um milagre chegar ao final da prova. Neste ano tudo está a meu favor, agora estou totalmente adaptado a moto e as mudanças de clima não me preocupam porque mostrei que posso ser rápido tanto na chuva como em pista seca”, disse o piloto.

Assim como De Angelis, Toni Elias (San Carlo Honda Gresini) provou ser piloto rápido nas últimas provas. Ele busca impressionar em Estoril, onde venceu em 2006.

Publicidade

MOTO GP – HONDA