Publicidade

A cada ano a etapa brasileira do Campeonato Mundial de Motocross é uma nova oportunidade para os pilotos brasileiros trocarem informações com os estrangeiros, observarem técnicas de pilotagem e adquirirem experiência. São com estes conceitos que os 11 representantes do país, de cinco estados (SC, PR, SP, MG e SE), disputarão a terceira etapa da competição, nos dias 29 e 30 de março, em Penha (SC), no Beto Carrero World.

Cresce a expectativa dos pilotos brasileiros pelo Mundial de MX

Cresce a expectativa dos pilotos brasileiros pelo Mundial de MX

Na categoria MXGP (antiga MX1), que tem o italiano Antonio Cairoli, heptacampeão do Mundial, como principal favorito, cinco pilotos representam as cores verde e amarelo: Anderson Cidade, de Santa Catarina; Jean Ramos e Rafael Faria, do Paraná; Thales Vilardi, de São Paulo; e Antonio Jorge Balbi Júnior, de Minas Gerais. “Estou bem animado com a prova. Desde 2010 não corro com uma 450cc. Gosto de andar com a moto, cheguei a fazer alguns treinos com ela. Quero me divertir”, comenta Thales.

Entre os brasileiros, Balbi é o piloto que possui mais experiência internacional, em disputas de provas do Mundial, além do AMA Supercross e Motocross. Apesar de não estipular uma meta, o mineiro espera estar entre os estrangeiros durante as baterias da MXGP. “Meu objetivo é sempre buscar a melhor colocação e tentar ser o melhor brasileiro. O GP Brasil é o mais divertido da temporada. Corro sem pressão. Mas nem por isso vou deixar de manter a concentração. A meta é conseguir me misturar entre os europeus”, destaca Balbi.

Publicidade
Balbi Júnior é o mais experiente no time brasileiro

Balbi Júnior é o mais experiente no time brasileiro

Já na MX2, categoria com pilotos de até 22 anos e motos de 250 cilindradas, serão seis participantes nacionais: Endrews Armstrong, do Paraná; Hector Assunção, Anderson Amaral, Caio Lopes e Fábio Santos, de São Paulo; e Rodrigo Lama, de Sergipe. “Andar com os principais pilotos do mundo ajuda muito a nós brasileiros. É uma oportunidade de aprendermos mais”, define Hector.

De Aracaju (SE), o piloto Rodrigo Lama irá cruzar o Brasil para disputar a competição internacional. Ele vê o Mundial de Motocross como um treino de “luxo” para temporada brasileira. “A prova servirá de parâmetro para mim. Sou o único do Nordeste e fica difícil disputar provas regionais com os pilotos de ponta, que normalmente são do Sul e Sudeste, por conta da distância. Por isso, quero ver como estarei em relação a eles antes do Campeonato Brasileiro”, coloca Rodrigo, de 21 anos.

Além dos brasileiros, a lista divulgada pela CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo conta com dois pilotos estrangeiros já confirmados, que atualmente disputam competições no Brasil: o espanhol Carlos Campanoe o equatoriano Jetro Salazar.

Publicidade

MXGP
Anderson Cidade – São José (SC)
Antonio Jorge Balbi Jr – B. Horizonte (MG)
Jean Ramos – Curitiba (PR)
Rafael Faria – Rio Branco do Sul (PR)
Thales Vilardi – São Paulo (SP)
Carlos Campano  – Espanha
Jetro Salazar – Equador

MX2
Anderson Amaral – Borborema (SP)
Caio Lopes – São Paulo (SP)
Endrews Armstrong – Curitiba (PR)
Fábio Santos – Itatiba (SP)
Hector Assunção – Osasco (SP)
Rodrigo Lama – Aracaju (SE)

Serviço – GP Brasil de Motocross
Data: 29 e 30 de março
Local: Beto Carrero World
Cidade: Penha (SC)
Ingressos: no site de vendas

Confira como foi o GP Brasil de Motocross 2013: clique aqui

Publicidade