Publicidade

A MV Agusta leiloou uma de suas motos Superveloce Ago de edição especial em homenagem ao piloto Giacomo Agostini. A iniciativa aconteceu ​​em suporte à Ucrânia, rolou durante o leilão no Goodwood Festival of Speed e arrecadou 50 mil dólares – pouco mais de R$ 260 mil.

 

MV Agusta rara em leilão

Uma nova MV Agusta foi leiloada no dia 24 de junho. Trata-se de uma moto lançada em edição limitada, restrita a apenas 311 unidades e criada em homenagem ao 15 vezes campeão do mundo Giacomo Agostini, conhecido com o ‘‘Pelé das motos’’.  Por aque 311 unidades? Porque Ago teve 311 vitórias no Mundial de Motovelocidade.

O vencedor do leilão terá direito a um jantar com Agostini, uma visita ao seu museu privado e uma sessão fotográfica com o lendário piloto!

Publicidade

Todo o dinheiro será destinado para o fundo de emergência da UNICEF, que direcionará diretamente à Ucrânia, atualmente em guerra com a Rússia.

 

Como é a MV Agusta leiloada

A edição comemorativa em homenagem a ”Ago” não é muito diferente da famosa Superveloce padrão. Poderíamos destacar de diferente o seu visual exclusivo e suas peças adicionais, a roda dianteira com um garfo Öhlins NIX USD e um amortecedor Öhlins TTX atrás. A Superveloce Ago conta também com itens de carbono. Detalhes da cor amarela também novidade em sua edição 2022.

Publicidade

Mas o que permanece igual? No quesito potência, nada mudou. A máquina atinge velocidade máxima de 240 km/h e uma aceleração de 0-100 km/h em apenas 3 segundos. Tudo isso por conta do seu motor de três cilindros em linha de 798 cm³, capacitado a entregar 147 cv de potência máxima a 13.000 rpm e 8.97 kgf.m de torque a 10.100 rpm.

 

Trajetória do homenageado Agostini

Famoso como o piloto de Grande Prêmio de maior sucesso de todos os tempos, Agostini é reverenciado como um dos grandes nomes do motociclismo mundial. É a inspiração de outras lendas, como Valentino Rossi.

Veja também:

Publicidade

 

A moto em homenagem ao piloto foi lançada no Grande Prêmio da Emilia Romagna do ano passado e apresenta ”placas” amarelas na carenagem frontal e lateral, no estilo da antiga classe de 500cc. Enquanto esta ”placa” frontal circunda o farol redondo singular, as placas laterais contêm o número ‘1’.

Os primeiros 15 modelos da moto foram dedicados aos 15 títulos mundiais de Agostini, enquanto o número de motocicletas reflete o número total de corridas vencidas pelo italiano durante sua carreira, incluindo as vitórias fora do GP: 311. 

Paulo Renato
Formado em Comunicação Social pela UFS. Redator e torcedor do Bahia.