Publicidade

Os fãs do esporte a motor vão presenciar momentos históricos, vindos da pista do circuito italiano de Misano, neste final de semana. Giacomo Agostini, nada menos que o maior campeão da MotoGP, vai estar no asfalto guiando um modelo criado pela MV Agusta em sua homenagem.

Agostini no fim de semana da MotoGP

Para homenagear o 15 vezes campeão Mundial de Motovelocidade, os conterrâneos do piloto italiano, a MV Agusta, prepararam um lançamento especial. Trata-se da Superveloce Ago, que vai estar aos comandos do mestre que nomeia o modelo.

Rossi e Agostini

Quantos títulos temos em uma foto? Com Rossi são 9 e com Agostini 15…

Tudo isso como parte do fim de semana de corrida da MotoGP, no Misano World Circuit Marco Simoncelli, sábado, dia 23 de outubro. Sem dúvida será uma rodada de tirar o fôlego. Nesta mesma edição deve ocorrer a despedida de Valentino Rossi das pistas italianas e quem sabe da decisão da taça.

Publicidade

Veja também:

MV Agusta Superveloce Ago

A Superveloce Ago será apresentada pelo próprio Agostini. Ele vai entrar em seu traje de corrida novamente e dar uma volta de honra no circuito, com a moto especial que o homenageia.

O multicampeão de quase 80 anos não vai estar sozinho nesta façanha. O italiano vai será acompanhado pelo piloto da Moto2 Simone Corsi, do time da MV Agusta Forward Racing Team. Além disso, as máquinas de corrida da equipe vão ter o mesmo esquema de cores que adorna o modelo especial Ago, no fim de semana de provas.

Superveloce Ago

Superveloce Ago é uma homenagem ao maior campeão da MotoGP!

Publicidade

Tecnicamente, a Superveloce Ago não deve vir diferente da linha geral da marca já disponível no mercado. Com isso é esperado o motor de três cilindros em linha de 798 cm³, capacitando a entregar 147 cv de potência máxima a 13.000 rpm e 8.97 kgf.m de torque a 10.100 rpm.

Obviamente, tudo isso deve ser recheado de peças adicionais exclusivas e, claro, um visual único. A edição será limitada a 311 unidades – um modelo em referência a cada corrida de Agostini. Destas, 15 serão ainda mais especiais – por serem dedicadas aos títulos mundiais do campeão. O preço é cotado a ficar entre 35 mil e 40 mil euros, cerca de R$ 230 mil e R$ 263 mil em conversão direta.

Superveloce

Superveloce Ago deve chegar baseada no conjunto já conhecido do modelo

Agostini – O maior campeão da MotoGP guiava MV Agusta

Giacomo Agostini, mais conhecido nas pistas com “Ago“, é uma lenda italiana do motociclismo mundial. Com ele estão nada menos que 15 mundiais. Destes, 8 campeonatos vieram na classe de 500 cc, hoje equivalente a MotoGP. De 1966 a 1972 e em 1975 foi ele quem dominou!

Publicidade

O restante dos triunfos de Agostini vieram na classe de 350 cc. Aliás, foi nas categorias de menor cilindrada que o então jovem piloto chamou a atenção do conde Domenico Agusta. Sim, ele mesmo, o empresário italiano que fundou a empresa de motocicletas MV Agusta, em 1945.

Giacomo Agostini

O maior campeão da MotoGP, com vocês Giacomo Agostini nos seus dias de glória

Da parceria nasceram nada menos que 13 títulos mundiais e 5 vice-campeonatos. Agostini ainda foi campeão duas vezes com a Yamaha (1974 e 1975), mas foi na casa italiana que ele fez morada e se tornou uma lenda das duas rodas.

Foram brilhantes 17 anos de carreira, que fizeram a Federação Internacional de Motociclismo nomeá-lo como uma lenda por suas conquistas no motociclismo.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]