Se você teve a oportunidade de ir ao Salão Duas Rodas 2019 e visitar o stand da Honda, certamente se deparou com inúmeros curiosos em torno do ADV 150. O scooter foi exibido durante o evento para que a marca tivesse um termômetro de sua eventual aceitação no nosso mercado, mas ainda sem o compromisso de trazê-lo. Porém, pelo visto podemos ter a versão ‘aventureira’ do PCX por aqui em breve.

Registro do ADV 150 no Brasil, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), foi realizado na terça-feira (17)

Registro do ADV 150 no Brasil, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), foi realizado na terça-feira (17)

Isso porque nesta semana a Honda registrou o modelo junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Patentear produtos é um procedimento padrão, para proteger sua propriedade intelectual, mas neste cenário pode ser um indício que a marca está planejando trazer o modelo ao Brasil.

Modelo tem a mesma base do PCX, sucesso absoluto de vendas no Brasil

Modelo tem a mesma base do PCX, sucesso absoluto de vendas no Brasil

Outro fator que não pode ser ignorado é a chegada do Yamaha XMax ao nosso mercado. Outro sensação do Salão, o scooter japonês já está confirmado para o primeiro semestre de 2020 e será outra opção com maior nível de refinamento, assim como o líder Dafra Citycom. Talvez a Honda queira aproveitar o momento para mostrar mais um produto seu que faz sucesso mesmo entre os mais criteriosos. Vamos ver.

Scooter Honda ADV 150

O Honda ADV 150 tem como base o PCX 150, sucesso de vendas da categoria no Brasil. Aliás, líder isolado no ranking dos scooter mais vendidos do país. Em 2018 o modelo emplacou 30.479 unidades, mais que o dobro do NMax, segundo colocado, e seus 12.373 registros.

ADV utiliza base do Honda PCX 150, o scooter mais vendido no Brasil

ADV utiliza base do Honda PCX 150, o scooter mais vendido no Brasil

As principais diferenças entre o PCX e o ADV está no potencial de uso (leve) no fora de estrada do segundo. Ele se destaca pelos pneus de uso misto, suspensões de curso mais longo e claro, o visual diferenciado. Ainda que de forma simples, o ADV busca inspirações no conceito de scooter e moto trail do X-AVD 750.

O motor monocilíndrico de 149.3 cm³ produz 14,5 cv de potência aos 8.500rpm e 1.40 kgf.m de torque aos 6.500rpm. Isso agregado à uma autonomia de consumo de até 46,6 km/litro, segundo a Honda. No mercado asiático, o scooter conta com roda aro 14″ na dianteira e 13″ na traseira, disponível em versões com freios combinados ou ABS.

Faz parte do pacote do ADV 150 o painel digital de LCD, além de visual exclusivo de conjunto do farol, lanterna e carenagens. Na dianteira a posição da bolha para-brisa foi posicionada de forma elevada, sendo ajustável.

ADV no mercado nacional

No mercado nacional o ADV 150 poderia se tornar mais uma escolha entre o nicho de baixa cilindrada, entretanto mais robusta, graças às suspensões. O produto se posicionaria como opção ao PCX 150, que parte do valor de R$ 11.990 na versão STD CBS.

Honda ADV 150 conta com suspensões de curso mais longo

Honda ADV 150 conta com suspensões de curso mais longo

O segmento de scooters vem crescendo no Brasil, representando o quarto modelo com mais vendas no país, segundo dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares). São todos dados que a Honda tem na ponta da caneta e já analisou diversas vezes. Quem sabe, a marca queira investir um pouco mais neste crescente segmento – ou não. Vamos aguardar.

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Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.moto>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza