O jovem David Alonso fez história ao sagrar-se como o primeiro sul-americano campeão no Mundial da MotoGP. A conquista foi alcançada na série da Moto3, o primeiro degrau no Mundial de Motovelocidade. Além do título, o colombiano cravou uma marca invejável: 14 vitórias numa única temporada. Saiba mais sobre o recorde jamais atingido mesmo por lendas como Valentino Rossi, Marc Marquez e Giacomo Agostini.

Sul-americano crava recorde na MotoGP

David Alonso tornou-se o primeiro piloto a vencer 14 corridas em uma temporada de alguma das três categorias do Mundial. Essa conquista veio após a vitória no Grande Prêmio de Barcelona. O colombiano trabalhou duro durante todo o GP, mantendo distância para derrotar o espanhol Daniel Holgado.

David Alonso

Colombiano já havia ganhado o campeonato da Moto3 de forma antecipada

Entretanto, Alonso já havia feito história ao vencer a etapa do Japão, sagrando-se – de forma antecipada – como o primeiro campeão colombiano na Moto3, onde aceleram motos de 250 cc.

Curiosamente, Marc Márquez tem conquistadas ‘apenas’ 13 vitórias em uma temporada – na categoria principal, MotoGP. Além disso, o colombiano igualou o feito de Maverick Viñales em 2013, também na classe de entrada do Mundial, ao pontuar em todas as corridas do ano.

Veja também:

David Alonso

Recorde de vitórias do jovem em uma temporada é maior que Marc Márquez e Valentino Rossi

Um novo fenômeno 

Em 2024, o colombiano David Alonso já iniciou a temporada da Moto3 como um favorito ao título. A vitória na abertura do campeonato, no Catar, foi o principal indicativo. Contudo, o início de carreira fenomenal começou bem antes da MotoGP.

Alonso entrou para uma categoria mundial de motos em 2019, quando correu pela primeira vez na Taça dos Talentos Europeus. Após um ano de estreia, ele sagrou-se campeão da classe já na temporada de 2020.

David Alonso na Moto3

David Alonso é o fenômeno mais recente do universo de novatos da MotoGP

Entretanto, ainda em 2020 o colombiano entrou para o campeonato de novatos da Red Bull MotoGP Rookies Cup. No ano seguinte, ganhou o título da classe. Saltando para 2023, foram precisos apenas quatro corridas para ele conquistar o primeiro pódio na Moto3, em Silverstone.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]