Publicidade

Seis meses depois de ser apresentada ao público durante o Salão Duas Rodas, a nova Next 300 chega ao mercado ainda este mês. As concessionárias recebem as primeiras unidades do modelo já na segunda quinzena de maio. Segundo a Dafra, o lançamento reafirma o posicionamento da marca “de atender nichos específicos de mercado, como já tem feito com sucesso entre os scooters, com produtos de alta tecnologia e qualidade”.

dafra-next-300-apache-200-1

Não há mistérios em torno do modelo: a Dafra Next 300 2018 manteve a mesma receita da antecessora, a Next 250, mas com cilindrada aompliada para 278 cm³ e outras novidades. A alimentação por injeção eletrônica e a venerada refrigeração líquida do propulsor continuam lá. A moto gera agora 27 cv de potência máxima, a 9.500 rpm (ante 25 cv a 7.500 rpm da Next 250). Curiosamente, o torque baixou um pouco, de 2.75 kgf.m a 6.500 rpm para 2,65 kgf.m, na versão de 300 cilindradas. O câmbio segue com seis marchas. O preço é R$ 14.590,00 + frete (de R$ 400,00, segundo a Dafra).

Além do motor de 27 cv, o que mais mudou na Dafra Next 300

Os freios também mudaram. A Next 300 chega equipada com sistema FH-CBS, que distribui a força de frenagem para as duas rodas, com regulagem em 4 níveis e pinça radial. Disponibilizar uma versão com ABS não está nos planos da marca, que considera “que 80% das motos vendidas na categoria não possuem sistema de frenagem ABS ou CBS”. Por falar no segmento, a Next 300 encara principalmente a líder de vendas Honda CB Twister e a renovada Yamaha Fazer 250, também apresentada no Salão Duas Rodas. A missão dessa Dafra é dar continuidade ao histórico de sucesso da Next 250, que vendeu mais de 12 mil unidades, embalada pela sua boa ciclística e motor vigoroso.

Publicidade

COMPARATIVO STREET 250 – 300 cc

DAFRA NEXT 300

HONDA CB TWISTER

YAMAHA FAZER 250

CILINDRADA 278 cc 249,5 cc 249,5 cc
PESO SECO 167 kg 135 kg (ABS: 137 kg) 149 kg (líquido, com ABS)
POTÊNCIA MÁXIMA 27 cv, a 9.500 rpm 22,4 cv a 7.500 rpm (gasolina) 21,3 cv, 8.000 rpm (gasolina)
TORQUE 2,65 kgf.m, a 6.500 rpm 2,24 kgf.m, a 6.000 rpm (gasolina) 2,1 kgf.m, a 6.500 rpm (gasolina)
PREÇO SUGERIDO R$ 14.590,00 R$ 13.990,00 R$ 14.990,00

As outras mudanças são estéticas – e sutis. Basicamente, há novas cores e grafismos, que buscam reforçar a vocação esportiva da street. A Next 300 será vendida em vermelho e preto, com o objetivo de emplacar 1.000 motocicletas nos primeiros 12 meses. Segundo o gerente nacional de marcas da Dafra, José Ricardo Siqueira, “o mercado passa a contar com a evolução de um modelo de muito sucesso, com excelente performance e ótima tecnologia de sistemas de freio, atendendo às demandas por mais segurança, com preço extremamente competitivo, reforçando o posicionamento da marca e o compromisso com a retomada do mercado de motocicletas”.

Next 250 (foto) vendeu mais de 12 mil unidades, embalada pelo motor de refrigeração líquida

Next 250 (foto) vendeu mais de 12 mil unidades, embalada pelo motor de refrigeração líquida

Já o diretor de engenharia da marca, Victor Trisotto, vê a Next como um moto ‘consagrada por sua qualidade, sobretudo pela durabilidade e excelente consumo de combustível’. “Sobre essa plataforma aprovada pelos clientes na Next 250, que de tão satisfeitos criaram motoclubes dedicados ao modelo, é que acredito na evolução do produto. Sobre a mesma robusta e aprovada motorização, evoluímos a cilindrada de modo a aumentar a potência. Dessa forma, afirmo que a Next 300 tem os atributos necessários para manter a fidelidade dos atuais e conquistar novos clientes”, garante. Para finalizar: a Apache RTR 200, outro modelo que roubou atenções no stand da marca no Salão Duas Rodas, ainda não tem data para chegar às lojas. Sobre ela, a Dafra informou que se posicionará ‘apenas no lançamento do modelo’. Estamos aguardando!

Publicidade
A nova (e bela) Apache RTR 200, também apresentada no Salão Duas Rodas, ainda não tem data para chegar. Motor gera 21,02 cv de potência e 1,85 kgf.m de torque, a 6.500 rpm

A nova (e bela) Apache RTR 200, também apresentada no Salão Duas Rodas, ainda não tem data para chegar. Motor gera 21,02 cv de potência e 1,85 kgf.m de torque, a 6.500 rpm

FICHA TÉCNICA DAFRA NEXT 300

MOTOR

Tipo Monocilíndrico, 4 tempos, SOHC, refrigeração líquida, injeção eletrônica
Cilindrada 278 cm³
Potência máxima 27 cv @ 9.250 rpm
Torque máximo 2.65 kgf.m @ 6.500 rpm
Sistema de partida Elétrica
Transmissão 6 velocidades

CHASSI, FREIOS E SUSPENSÕES

Chassi Diamond
Suspensão dianteira Telescópica – 125 mm
Suspensão traseira Braço oscilante, monoamortecida – 110 mm
Freio dianteiro Disco 287mm
Freio traseiro Disco 220mm
Rodas Liga leve aro 17″
Pneu dianteiro 110/70 – 17 sem câmara
Pneu traseiro 130/70 – 17 sem câmara
Sistema de freios FH-CBS

DIMENSÕES

Altura 1.050 mm
Largura 790 mm
Comprimento 2.005 mm
Entre eixos 1.335 mm
Altura mínima do solo 170 mm
Altura do banco 790 mm
Peso seco 167 kg
Tanque 14 litros
Combustível Gasolina

 

separador_dafra

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza