Se a Dafra jรก tem no paรญs a NH 190, uma trail que compete diretamente com a Honda XRE 190, o que ainda falta? Bem, por que nรฃo concorrer com a moto aventureira mais aclamada da marca japonesa no Brasil, a XRE 300?!
Essa รฉ uma possibilidade que a Dafra pode ter agora porque sua parceria, a taiwanesa Sym, lanรงou no mercado europeu a NH 300. Mas serรก que teria cacife para enfrentar a trail da Honda?
Veja tambรฉm:
- Novo scooter Dafra 300 cc pode estar chegando
- Relembre o teste com a Dafra NH 190
- Teste Dafra Cruisym 150: rival da PCX e NMax
Sym NH 300 vs Honda XRE 300
Visualmente, a Sym NH 300 tem poucas diferenรงas da Dafra NH 190 qua conhecemos no Brasil. Um design arrojado e atรฉ um pouco esportivo demais para uma trail. Sรฃo รขngulos afiados desde a dianteira atรฉ a rabeta curta.
O guidรฃo alto segue lรก, assim como o escape em sua controversa posiรงรฃo percorrendo toda a seรงรฃo inferior da moto. O modelo tem ainda iluminaรงรฃo Full-LED, painel totalmente digital e carregador USB. O tanque de combustรญvel possui o mesmo tamanho da NH 190, com 11 litros de capacidade.
O grande diferencial da NH 300 estรก no motor monocilรญndrico de 278 cmยณ, com refrigeraรงรฃo lรญquida. Ele รฉ capaz de render potรชncia mรกxima de 25 cv a 7.500 rpm e 2.4 kgf.m aos 6.000 giros. Tudo isso acoplado no cรขmbio com 6 marchas. Na 190 sรฃo ‘apenas’ 18 cv e 1,6 kgf.m.
Atรฉ aqui, nada muito diferente da XRE 300. A Honda possui um monocilรญndrico de 291,6 cmยณ, com refrigeraรงรฃo a ar, que rende 25,4 cv a 7.500 rpm e 2,76 kgf.m a 6.000 rpm (com gasolina) e 25,6 cv e 2,80 kgf.m (com etanol). Mas cรขmbio รฉ de 5 marchas.
A Sym NH 300 conta com rodas raiadas de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira, calรงadas com pneus com cรขmara. Mesma configuraรงรฃo da NH 190 e XRE 190. No entanto, a XRE 300 tem rodas de 21 polegadas na frente e 18 atrรกs. Mas ambas se equiparam quando o assunto รฉ oferecer o sistema de freios com ABS.
Sym NH 300 no mercado
A Sym NH 300 ainda nรฃo teve seu preรงo divulgado na Europa. Do outro lado do oceano, aqui no Brasil tambรฉm nรฃo hรก confirmaรงรฃo se o modelo deve um dia fazer parte do marcado. No entanto, caso a empresa nacional optasse por fazรช-lo, poderia apostar na conhecida receita โmais por menosโ.
No paรญs, o preรงo sugerido da Dafra NH 190 รฉ de R$ 16.990, enquanto a Honda XRE 190 parte dos R$ 17.060 sugeridos pela montadora. Enquanto isso, a XRE 300 nรฃo sai por menos de R$ 22.310. Caso a Dafra traga mais uma opรงรฃo ao mercado, quem ganha รฉ o consumidor.