Publicidade

Tecnologia in‚dita reduz … metade a utiliza‡Æo de metais preciosos, melhorando os n¡veis de emissäes de poluentes e reduzindo o uso de recursos da natureza

A Nissan Motor Co. apresenta uma nova tecnologia para catalisadores que utiliza a metade dos componentes de metais preciosos utilizados nos catalisadores atualmente dispon¡veis no mercado, sem qualquer tipo de perda de desempenho. Esses novos catalisadores, desenvolvidos pela alian‡a Renault-Nissan para motores … gasolina, serÆo introduzidos nos produtos da gama Nissan a partir de 2008.

Os catalisadores sÆo compostos de part¡culas de platina, r¢dio e pal dio. A rea‡Æo qu¡mica entre os metais preciosos e os gases de exaustÆo – ¢xido do nitrogˆnio (NOX), do mon¢xido de carbono (CO) e dos hidrocarbonetos (HC) – resulta na emissÆo de compostos nÆo t¢xicos como o nitrogˆnio (N2), da  gua (H20) e do di¢xido de carbono (CO2).

Em catalisadores convencionais, as altas temperaturas causam a aglomera‡Æo dos metais, reduzindo a  rea de superf¡cie exposta da substƒncia e conseqentemente realizando uma limpeza menos eficaz dos gases. Para compensar esse problema, os conversores existentes contˆm uma quantidade mais elevada de metais a fim de manter um n¡vel eficiente de limpeza.

Publicidade

Empregando nano-tecnologia avan‡ada, a Nissan foi bem sucedida ao manter as part¡culas finas do metal separadas para impedir que se aglomerem sob circunstƒncias de alta temperatura. Essa tecnologia pioneira permite ao catalisador manter o desempenho utilizando metade dos metais em rela‡Æo ao catalisador convencional.

O novo catalisador foi desenvolvido alinhado …s premissas do Nissan Green Program 2010 que visa oferecer tecnologia avan‡ada para diminuir as emissäes de CO2, preservar o ar, a  gua, o solo e os recursos recicl veis.