Publicidade

No pr¢ximo dia 1§ de junho as emo‡äes vÆo rolar soltas na segunda etapa da Copa Cirne Motos Honda – Campeonato Norte-rio-grandense de Enduro FIM.

A prova ser  disputada no munic¡pio de Passa e Fica/RN, onde pilotos poderÆo se aventurar em trilhas bel¡ssimas. No percurso, que ter  cerca de 50 Km, os competidores passarÆo em frente ao maior ponto tur¡stico da regiÆo: a Pedra da Boca – enorme forma‡Æo rochosa com um cavidade que assemelha-se a uma grande boca aberta, da¡ o nome, que est  localizada j  na Para¡ba.

Existem dois tipos de testes de velocidade no Enduro FIM. A Prova Especial em Linha (PEL) ‚ uma especial de velocidade na trilha. “Mas a velocidade m‚dia do percurso nÆo pode ultrapassar 50 km/h. Portanto tem que ser travado”, lembra S‚rgio Vieira, organizador da Copa Cirne Motos Honda. O outro tipo ‚ a Prova Especial em Circuito (PEC), que ‚ um teste de velocidade em circuito fechado. “Pode ser uma pista de motocross, um circuito feito em um terreno com obst culos naturais, misto de pista de motocross com trilha, etc. O importante ‚ que a largada e chegada sejam no mesmo local”, revela.

De acordo com a organiza‡Æo, o roteiro contar  com trilhas fechadas, estradinhas e pequenos trechos de asfalto. A volta ter  dois PEL’s (Prova Especial em Linha) – bem travados e com v rios rios para atravessar – e um PEC (Prova Especial em Circuito) – que ser  nos arredores de Passa e Fica, o que garante a participa‡Æo do p£blico local.

Publicidade

Os pilotos serÆo divididos em cinco categorias. Na Categoria A participam motos importadas 2t at‚ 220cc e 4t at‚ 350cc. A Categoria B contar  com motos importadas 2t acima de 220cc e 4t acima de 350cc. J  a Categoria C ter  para pilotos acima de 35 anos (completados em janeiro de 2003) com qualquer moto. A Categoria D ser  com a presen‡a de motos nacionais (qualquer moto trail). E ainda tem a categoria Motos Tornado.

“A £nica novidade para esta segunda etapa ‚ que quem tem motos Tornado pode participar da categoria A ou D, e da C, se tiver mais de 35 anos”, revela S‚rgio Vieira, organizador da Copa Cirne Motos Honda.
A segunda etapa da Copa Cirne Motos Honda – Campeonato Norte-rio-grandense de Enduro FIM conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Passa e Fica. As inscri‡äes j  estÆo sendo feitas no Aero Futebol Center (084-221-1408). Vale lembrar que o Enduro FIM, segundo a CBM (Confedera‡Æo Brasileira de Motociclismo), ‚ a modalidade disputadada num percurso sinalizado por setas e fitas demarcat¢rias, que indicam aos participantes o caminho correto a ser seguido (nÆo tem planilha – ao contr rio de uma prova de rally). Dentro do trajeto, existem provas especiais de velocidade, postos de controle e postos de passagens, pelos quais os participantes passam durante a prova e que registram os tempos de cada um. Vence quem perder menos pontos.