Publicidade

A tradicional marca britânica de motos, Norton, tem balançado o cenário das duas rodas ultimamente. Depois de anunciar o projeto para a construção de sua primeira elétrica, outra manchete vem da fabricante. O modelo Commando, moto clássica ‘queridinha’ de Keanu Reeves, vai voltar à produção.

Norton promete! Moto clássica volta à produção

A Norton Commando é uma clássica britânica que nasceu em 1967 com 750 cc. Já em 1973, tornou-se uma 850 cc – na verdade, uma 828 cm³. Os modelos tinham motor de dois cilindros paralelos, com cabeçote do tipo hemi (câmara de combustão hemisférica), como todos os motores OHV da marca, desde o início dos anos 1920.

Norton Commando 1973 foi a segunda moto adquirida por Reeves, em 1987

Desde seu surgimento no mercado, foram dez anos de produção. A Commando foi popular em várias partes do mundo. Cerca de 60 unidades foram feitas no total. Mas talvez a mais ilustre de todas esteja com um dono bastante peculiar, mas não menos apaixonado pela máquina, o ator Keanu Reeves.

Publicidade

Agora, a Norton está a anunciar no seu site a nova Commando 961. Conforme visto, uma versão melhorada da sua conhecida roadster neo retrô e que deve ser apresentada em breve. Por que o retorno? Segundo John Russell, chefe interino da marca, é impossível imaginar a Norton sem a Commando…

moto clássica da norton que vai voltar à produção

Repaginada, Norton Commando 961 deve voltar a produção

Veja também:

Moto clássica de volta à ativa

A Norton passou por maus bocados financeiros nos anos de 2010. O próprio ator Reeves foi cotado como um possível comprador e salvador da empresa. No entanto, a aquisição foi feita pela indiana TVS Motors, que se manteve discreta nos últimos dois anos.

Publicidade
moto clássica da norton

Norton divulgou imagem da nova Commando 961 repaginada, ao que tudo indica, mudanças serão detalhes…

Mas agora a Norton está intensificando a sua comunicação e se preparando para retomar os negócios de forma concreta. Já abriu uma nova fábrica em Solihull, Inglaterra, e começou a corrigir problemas com modelos existentes. Atendeu também a pedidos de clientes que ainda aguardavam por unidades.

No total, cerca de 120 milhões de euros foram injetados pela TVS, marca principal rival da Bajaj na Ásia. Voltando a Norton, a empresa acaba de abrir as pré-encomendas para a sua esportiva V4SV e já prepara o lançamento da versão naked V4CR com a mesma base. O mundo aguarda ansioso pelas novidades!

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]