Publicidade

A Norton revelou sua primeira máquina inteiramente nova desde que a indiana TVS assumiu o comando da marca britânica. Trata-se do conceito V4 Cafe Racer apresentado ainda neste mês e baseado na mais recente V4SV

Norton V4CR – A mais nova Cafe Racer 

A Norton V4CR é nada menos que o primeiro projeto da marca, desenhado e construído na recém-inaugurada sede global em Solihull, no Reino Unido. Até o momento, as novas instalações estavam concentradas exclusivamente na revisão e produção de modelos pré-existentes. O time seguia a fabricação das conhecidas motos de antes da aquisição pela TVS.

Novidade foi baseada na carenada V4SV

 

Publicidade

Mas agora vem novidade! Como o nome sugere, o protótipo usa o motor V4 de 1.200 cc de 72 graus da V4SV. Uma usina que produz potência máxima de 185 cv a 12.500 rpm e torque máximo de 12 kgf.m a 9.000 rpm. No entanto, o projeto também compartilha a estrutura polida e o braço oscilante da esportiva carenada, juntamente com o tanque de combustível de fibra de carbono e alguns painéis laterais.

Os detalhes diferentes são escassos, mas as especificações visíveis à primeira vista incluem as pinças dianteiras Brembo Stylema. Além da suspensão traseira Öhlins, ignição sem chave, rodas OZ e um painel TFT colorido de 6 polegadas. Onde está a grande novidade então? A CR difere principalmente na posição de pilotagem!

Norton deve em breve anunciar a produção do modelo

Veja também:

Publicidade

 

Norton com postura agressiva

A V4CR é composta de um quadro subframe mais curto, justamente para oferecer uma postura agressiva no seu modo de guiar. Enquanto isso, o resto da carroceria também foi reestilizado. Incluindo-se aí os dutos de ar salientes de cada lado de uma nova cobertura do radiador.

Posição de pilotagem em nova sintonia com o condutor

Uma vez que esse protótipo entre em produção, espera-se que a Norton continue com essas curtas tiragens de modelos, máquinas virtualmente sob medida. Tudo isso, antes da marca voltar a sua atenção para a produção em massa das scramblers Atlas 650.

Publicidade

Segundo o Dr. Robert Hentschel, CEO da Norton, a V4CR é o próximo passo no plano de crescimento estratégico da marca em sua jornada, para se tornar a líder mundial em motocicletas artesanais de luxo. Pretensões altas!

Norton foca em grandes objetivos em nova unidade fabril

Bem, o preço futuro da V4RC é uma incógnita, especialmente porque a Norton nem mesmo confirmou o valor da V4SV. No entanto, com os números de venda anteriores da V4RR e V4SS cotados em 28 mil e 42 mil euros, respectivamente, dá para se ter ideia.

Enfim, é provável que estejamos falando da faixa de 30 mil euros na novidade. Caso a previsão se confirme, ela custará o equivalente a algo na casa dos R$ 189 mil.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]