Tem uma nova big trail Ducati conquistando seu espaço entre os apaixonados por aventura. É a DesertX. A fabricante tem rodado no mercado off-road nos últimos anos com linha Scrambler e Multistrada, mas agora os italianos se inspiram nos ralis com a sua primeira big trail ‘estilo Dakar’.
Big trail Ducati DesertX, estilo Dakar
A DesertX surgiu em 2019, quando a Ducati apresentou uma máquina como um conceito ao estilo Dakar, no EICMA Show em Milão. Embora essa seja a primeira com visual rali da marca, a empresa já forneceu motores para as tradicionais off-road de competições Elephant 750 e 900s da Cagiva.
Isso porque a Ducati era de propriedade do grupo Cagiva. Desta forma, não é surpresa a influência das antigas máquinas na novidade, em termos de estilo e cores. Falando em design, as formas do conceito foram mantidas na motocicleta que chegou ao mercado Europeu em 2021.
Assim chegou a DesertX, com chassi pronto para o asfalto quanto para a terra. O modelo tem tanque de 23 litros, o que pode render uma aventura de mais de 400 km sem parar! E ainda tem um compartimento extra, opcional, de 8 litros.
Aliás, a big trail é alimentada pelo motor Testastretta refrigerado a líquido, retirado da Monster e Multistrada V2. No novo modelo, a unidade de 937cc se beneficia de primeira e segunda marchas rearranjadas, além de um pacote eletrônico retrabalhado para o off-road.
Sua potência máxima é de 110 cv a 9.250 rpm e a curva de torque promete ser generosa, com 9,4 kgf.m a 6.500 rpm. A transmissão é de seis velocidades, também com a perspectiva de ser leve e lisa, tanto na estrada quanto fora.
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Conjunto de suspensões
Vale lembrar que o chassi da Ducati DesertX é totalmente novo. Uma estrutura de treliça de aço fina e braço oscilante de alumínio, segurando garfos KYB de 46 mm e amortecedor. Todo o conjunto é totalmente ajustável e oferece 230 mm e 220 mm de curso, respectivamente.
A moto tem 250 mm de distância ao solo, o que é muito útil nas trilhas. Mas nesse quesito também se destacam os pneus Pirelli Scorpion Rally STR. Mas a Ducati oferece a opção mais orientada para a estrada (Pirelli Scorpion Trail II) e mais adequada para a terra (Pirelli Scorpion Rally). Tudo calçando a roda dianteira de aro 21 e traseira de 18 polegadas.
A frenagem fica por conta dos discos dianteiros duplos de 320 mm, presos por pinças Brembo monobloco. Pode parecer exagero para uma trail? Sim, mas conforme os primeiros relatos, o sistema ABS desenvolvido é eficaz – sem ser intrusivo – o que é vital para o off-road.
Recheada de equipamentos
Apesar do visual ‘old school’ a DesertX une todo o pacote com muita eletrônica. Existem seis modos de pilotagem, dois são específicos para off-road: Enduro ou Rally. Para a estrada estão disponíveis: Sport, Touring, Wet e Urban.
O modo Enduro é recomendado para off-roads menos experientes. Nele o ABS e o controle de tração são muito mais amigáveis que no modo Rally. Mas a Ducati também pensou na ergonomia da moto. Assim, o modelo é facilmente ajustável entre a estrada e a terra. O quadro é estreito para permitir que o tanque seja agarrado pelos joelhos do piloto.
Essa Ducati tem painel TFT de 5 polegadas e faróis de LED, que segundo os italianos são os mais brilhantes da classe. Falando nisso, não passa despercebida a semelhança do conjunto dianteiro com a Yamaha Ténéré 600 de farol duplo, ainda da década de 90…
Quanto custa a nova big trail Ducati DesertX
A DesertX é disponibilizada na Europa partindo dos 16.290 euros (cerca de R$ 86 mil em conversão direta). Custa um pouco mais que concorrente KTM 890 Adventure R (15.290 euros), por exemplo.
Mas curiosamente lá fora é mais acessível que a Honda Africa Twin Adventure Sports, que na casa dos italianos sai por 18.990 euros (cerca de R$ 96 mil). No Brasil a big trail japonesa tem preço sugerido de R$ 101.870.
Naturalmente, a novata também é mais barata que a queridinha dos brasileiros, a BMW R 1250 GS, que na Itália sai por 21.350 euros. Aqui tem preço divulgado de R$ 124.500.
No entanto não precisa correr, a Ducati ainda não divulgou pretensões de lançamento da DesertX para o país. Estamos aguardando.