A nova big trail Kove 800X Rally chega aos mercados internacionais e promete ser um divisor de águas no segmento das aventureiras de média cilindrada. Apresentada no Adventure Bike Rider Festival 2024 (Inglaterra), após sua estreia na EICMA 2024 (Salão de Milão), ela surge como uma alternativa direta às consagradas Yamaha Ténéré 700 e Honda Transalp 750 (2025), modelos que estão chegando ao Brasil.
Nova big trail Kove 800X Rally
A proposta da Kove (marca chinesa – veja mais sobre ela no final do artigo) com essa nova big trail é bastante clara: entregar uma motocicleta com DNA de competição, inspirada diretamente nas motos que disputam provas como o Rally Dakar e o Africa Eco Race.
Apesar de ser uma novidade relativa no mercado global, a Kove já demonstra intenções bastante ousadas. O modelo 800X Rally foi projetado para atender tanto aos pilotos que buscam aventuras extremas fora de estrada quanto àqueles que desejam uma moto leve, robusta e com boa autonomia para viagens de longa distância.
No quesito design e proposta, a nova big trail chama a atenção pelo visual claramente inspirado no universo dos ralis. A ausência de itens como pedaleiras para garupa e bagageiro traseiro, por exemplo, deixa evidente que o foco da Kove 800X Rally é o desempenho no fora de estrada, priorizando leveza e agilidade.
Características que destacam a nova big trail
A Kove 800X Rally é equipada com motor bicilíndrico paralelo de 799 cm³, refrigerado a líquido, que entrega 95 cv de potência a 9.000 rpm e torque máximo de 8,5 kgf.m a 7.500 rpm. Esses números posicionam a moto em linha com os principais concorrentes do segmento (veja a tabela comparativa no final do artigo).
Porém, o grande diferencial da nova big trail está no peso. A Kove 800X Rally pesa apenas 176 kg em ordem de marcha, um número significativamente inferior aos modelos da mesma categoria. Para efeito de comparação, a Ténéré 700 pesa cerca de 208 kg, praticamente o mesmo peso da Honda Transalp 750. Essa redução de peso foi possível graças a escolhas técnicas como a adoção de freios dianteiros com disco único da Taisko — o mesmo sistema usado pela marca em suas motos do Rally Dakar. O modelo é inclusive 7 kg mais leve que a versão anterior, a 800X Pro.
A estrutura também recebeu reforços para o uso extremo no fora de estrada. A suspensão dianteira possui curso de 270 mm com tubos de 49 mm, enquanto na traseira o curso é de 240 mm, ambos com ajustes completos de compressão, retorno e pré-carga. A altura livre do solo é de impressionantes 293 mm, e o assento fica posicionado a 890 mm do chão — medidas que priorizam a performance em terrenos irregulares.
As rodas seguem o padrão do segmento aventureiro: 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, equipadas com pneus CST Ambro A3 com câmara, voltados para uso off-road. Além disso, o modelo conta com para-lama dianteiro alto, típico das motos de rally, e ausência de pedaleiras para garupa, reforçando seu perfil focado na pilotagem solo em terrenos desafiadores.
Kove Moto: quem é a fabricante da nova big trail?
A Kove Moto (o nome é esse mesmo MOTO) foi fundada em 2017, na cidade de Chongqing, na China, pelo ex-piloto de motocross Zhang Xue. Diferente de muitos fabricantes chineses, a Kove se especializou no desenvolvimento de motocicletas de média e alta cilindrada com foco esportivo e off-road.
Seu envolvimento direto em competições como o Rally Dakar reflete a filosofia da empresa de oferecer produtos com desempenho comprovado nas condições mais severas. A nova big trail 800X Rally é fruto direto dessa filosofia, levando para as ruas e trilhas tecnologias e soluções aplicadas nas provas de rali mais exigentes do mundo.
Mercados onde a Kove Moto é comercializada
A marca Kove, atualmente é comercializada nos mercados da Espanha e Portugal, além da China. Desde o ano passado, alguns documentos revelam que a marca pretende chegar também aos Estados Unidos. Ou seja, existe uma intenção de expansão de seu mercado, levando em consideração de que se trata de uma marca nova. Poderemos ter no Brasil? A curto prazo não existem qualquer tipo de documentação, mas visto que a marca está buscando outros mercados, quem sabe a médio prazo.
Tabela comparativa (resumida) – Ténéré e Transalp
Característica | Kove 800X Rally | Yamaha Tenere 700 | Honda XL750 Transalp |
---|---|---|---|
Motor | 2 cilindros paralelos, 799 cc | 2 cilindros paralelos, 689 cc | 2 cilindros paralelos, 755 cc |
Potência | 95 cv a 9.000 rpm | 68,9 cv a 9.000 rpm | 91,8 cv a 9.500 rpm |
Torque | 9,5 kgfm a 7.500 rpm | 6,6 kgfm a 6.500 rpm | 7,5 kgfm a 7.250 rpm |
Peso (em ordem de marcha) | 178,7 kg | 208 kg | 210 kg |
Altura do Assento | 890 mm | 875 mm | 850 mm |
Curso Suspensão Dianteira | 270 mm | 210 mm | 200 mm |
Curso Suspensão Traseira | 240 mm | 200 mm | 190 mm |
Rodas | 21” dianteira / 18” traseira (com câmara) | 21” / 18” (sem câmara) | 21” / 18” (sem câmara) |
Capacidade do Tanque | 20 litros | 16,2 litros | 16,9 litros |
Consumo Médio | 25 km/l | 22 km/l (não oficial) | 24 km/l (não oficial) |
Autonomia Estimada | Aproximadamente 500 km | Aproximadamente 350 km | Aproximadamente 400 km |
Freios | Disco simples dianteiro | Duplo disco dianteiro | Duplo disco dianteiro |
A nova big trail Kove 800X Rally chega com a proposta de elevar o padrão no segmento de aventura de média cilindrada. Com DNA de competição, construção robusta e peso reduzido, ela se posiciona como uma rival direta de modelos já estabelecidos, como Yamaha Ténéré 700 e Honda Transalp 750. Resta agora acompanhar como será sua recepção global e se ela, de fato, conseguirá consolidar seu espaço entre as grandes.