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Ela foi apresentada no Intermot (Salão de Colônia) e no EICMA (Salão de Milão). Os menos atentos quase não viram mudanças, apesar do novo farol simétrico dianteiro, o que quebrou uma característica do modelo, que era exatamente o farol dianteiro assimétrico que a diferenciava de suas concorrentes. De fato, a nova BMW F 800R não mudou muito. Mas isso é apenas uma falsa impressão.

O novo farol simétrico coloca a BMW F 800R na mesma linha de suas concorrentes

O novo farol simétrico coloca a BMW F 800R na mesma linha de suas concorrentes

Uma olhada mais atenta e percebe-se que são muitas as mudanças que esta naked da BMW recebeu e todas elas fazem boa diferença no desempenho da moto. O motor é o mesmo, dois cilindros com quatro válvulas, refrigerado a líquido e com 798 cc de deslocamento. Só que a potência aumentou 3 cv (de 87 para 90) e a relação de marchas sofreu pequena redução nas duas primeiras marchas, mas tudo com o mesmo torque de 8,8 kgfm a 5.800 rpm.

Mudanças ciclísticas melhoram o conforto do piloto

Mudanças ciclísticas melhoram o conforto do piloto

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A BMW procurou fazer pequenas mudanças também na ciclística da moto e na ergonomia. A suspensão dianteira tem agora o garfo invertido e o freio dianteiro tem duplo disco com pinças radiais. Estas mudanças junto com o novo guidão e pedaleiras (10 mm mais adiante e mais abaixo) criam um nova ergonomia para a moto que busca dar mais conforto ao piloto que agora tem o assento a 790 mm do chão.

A BMW F 800R recebeu várias pequenas mudanças estéticas

A BMW F 800R recebeu várias pequenas mudanças estéticas

O design do F 800R também recebeu aperfeiçoamentos, com novas carenagens, escudos de radiador, para-lamas, rodas e um novo farol simétrico, além de uma nova gama de cores, mantém competitiva esta naked para os motociclistas que curtem o estilo. No quesito segurança, ela mantém a vanguarda e está equipada com ABS de série e pode ser encomendada com os sistemas opcionais, como ASC (Automatic Stability Control – Controle Automático de Suspensão) e a ESA (Ajuste Eletrônico de Suspensão), o que conferem a ela ser uma referência no segmento em termos de segurança e qualidade.

Novo garfo dianteiro "up side down" e nova posição das pedaleiras do piloto: mais conforto

Novo garfo dianteiro “up side down” e nova posição das pedaleiras do piloto: mais conforto

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Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.