A versão on-off-road da novíssima linha de motocicletas “pequenas” da BMW Motorrad já está pronta para seu lançamento no Brasil. A G 310 GS foi exibida em “Avant-Première” no EICMA 2016 (Salão de Milão), no início de novembro, e o que era uma promessa já roda pelas ruas e estradas brasileiras em fase final de ajustes para o lançamento, ainda sem data definida.
Mas se você está pensando numa trail como a Honda XRE 300 ou mesmo a Yamaha Ténérézinha (XTZ 250), aguarde um pouco porque a versão diminuída das campeãs de venda da BMW – 800 GS e 1200 GS – vem aí e pode se configurar numa boa opção. Claro, tudo vai depender do preço, principalmente.
Segundo as informações preliminares da BMW, a G 310 GS segue o padrão da família GS, onde a versatilidade é um dos principais atributos. Com agilidade para o trânsito urbano e robustez para o uso no fora-de-estrada, a moto deve se configurar como “a companheira perfeita para as aventuras diárias”, como escreveu a Motorrad. Compacta, leve e confortável, como tem que ser as trail de pequeno porte, a nova moto procura ainda trazer a sofisticação de suas irmãs maiores.
O design é inconfundível e claramente pode ser identificada à primeira vista como uma autêntica GS. Com seu para-lamas dianteiro característico, alto e curto, a BMW G 310 GS apresenta elementos clássicos de suas irmãs da linha GS. Suas proporções compactas com um entre eixos relativamente curto (1420 mm) e a roda dianteira de 19 polegadas dão à G 310 GS ao mesmo tempo porte de moto grande, mas agilidade de uma moto menor.
Como a G 310 R, a G 310 GS também é projetada para ser um produto global. Para isso o sistema de alimentação já está preparado para suportar diversos tipos de qualidade de combustível e satisfaz todos os padrões de emissões e requisitos locais. Segundo a Motorrad, “a G 310 GS estará em casa em todas as estradas do mundo, trazendo à marca BMW aspirações premium para o segmento abaixo de 500 cc.”
O motor é o mesmo da irmã naked, um monocilíndrico de refrigeração líquida, de 313 cc (80,0 mm x 62,1 mm), com quatro válvulas e dois eixos de comando, juntamente com a injeção eletrônica de combustível. Uma característica deste motor é o cilindro inclinado para trás, com o cabeçote invertido em 180 graus: entrada na parte frontal, saída na parte traseira. Esta configuração provê abastecimento direto e potencializa a mistura ar-combustível, determinando uma potência de 34 cv a 9.500 rpm e um torque máximo de 2,9 kgf.m a 7.500 rpm para empurrar os 169,5 kg (sem carga) da nova moto.
Pensada para pilotos de todos os tamanhos e habilidade, a nova G 310 GS oferece uma posição de pilotagem relaxada, oferecendo conforto na cidade, na estrada ou fora dela e em todos os tipos de terreno. Os comandos seguem o padrão da marca, com operação simples e segura, levando em conta as diversas anatomias do condutor, para garantir uma experiência cômoda e agradável.
Em termos de chassi, a nova G 310 GS é semelhante à roadster G 310 R, contando com uma estrutura tubular de aço com seção traseira de parafuso, que combina rigidez de torção com robustez, proporcionando uma pilotagem com respostas precisas. A suspensão da roda dianteira traz um garfo telescópico invertido, enquanto na parte traseira há um braço oscilante de alumínio em conjunto com um amortecedor com ajuste na pré-carga da mola sem link.
Como todas as motocicletas BMW, a nova G 310 GS vem com sistema ABS de fábrica que, combinado com o sistema de freio à disco simples nas duas rodas, garante o desempenho adequado à proposta da moto. O ABS da G 310 GS pode ser convenientemente desativado pressionando um botão, se necessário, algo muito útil quando em condução no fora-de-estrada. O painel de instrumentos da G 310 GS possui uma grande tela de cristal líquido que oferece uma vasta gama de informações.
Assim como a G 310 R, a G 310 GS representa tudo o que a BMW deseja transmitir aos seus consumidores: modernidade, qualidade e muitos anos de parceria com o proprietário. Como já foi declarado antes pelos executivos da marca germânica, G 310 GS e também sua irmã G 310 R querem trazer uma opção de entrada para o mundo premium da BMW Motorrad.
Ficha Técnica BMW G 310 GS |
|
Motor | Um cilindro, 4 tempos, arrefecido a líquido, 4 válvulas, DOHC |
Capacidade cúbica | 313 cc |
Diâmetro X Curso | 80mm x 62,1mm |
Taxa de compressão | 10,6:1 |
Sistema de partida | Elétrica |
Bateria | 12V – 8 Ah |
Sistema de Ignição | Eletrônica |
Tipo de combustível | Gasolina |
Capacidade do tanque de combustível | 11 litros |
Alimentação | Injeção Eletrônica |
Torque máximo | 2,9 kgf.m a 7500 rpm |
Potência máxima | 34 cv a 9500 rpm |
Transmissão | 6 velocidades |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo |
Transmissão final | Corrente |
Tipo de chassi | Estrutura tubular de aço com sub-chassi parafusado |
Pneu dianteiro | 110/80 R19 |
Pneu traseiro | 150/70 R17 |
Freio dianteiro | Disco simples de 300 mm com ABS |
Freio traseiro | Disco simples de 240 mm com ABS |
Comprimento total | 2.075 mm |
Altura total | 880 mm |
Altura do assento | 835 mm |
Trail | 98 mm |
Rake | 63,3º |
Peso em ordem de marcha | 169,5 kg |
Distância entre eixos | 1.420 mm |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico invertido, tubos de 41 mm de diâmetro e 180 mm de curso |
Suspensão traseira | Balança de alumínio, um amortecedor c/ regulagem na pré-carga da mola, s/ link e 180 mm de curso |
Consumo (dados de fábrica) | 3,33 litros / 100 km |
Capacidade total de carga | 345 kg |
Velocidade máxima (dado de fábrica) | 143 km/h |