Publicidade

A Honda apresentou as novidades da família CB 500 recentemente. Entre as irmãs naked, sport e crossover uma das mais alteradas é a CB 500 X, que tem novidades pontuais e bem-vindas.

A nova CB 500X passa a contar com dois discos de freio na dianteira, suspensão inverida Showa e nova balança traseira. Para dar mais destaque à nova geração, o modelo também recebeu alterações sutis no visual, com novas carenagens, cores e grafismos.

cb 500 x 2022 - terra

A nova CB 500 X 2022 quer tornar mais clara a sua vocação de moto aventureira

 

Publicidade

Honda CB 500 X com suspensão invertida

Vamos começar por uma das mais importantes atualiazações da nova CB 500X. Em seu modelo 2022 saem as suspensões simples e telescópicas e entram as bengalas douradas da Showa. E invertidas, também.

cb 500 x 2022 - suspensão

Suspensão dianteira passa a ser invertida e assinada pela Showa. Os cursos na frente e atrás, porém, seguem idênticos

 

Elas têm 41mm de diâmetro e sistema SFF-BP, inspirado nas CRF de competição. Apesar da tecnologia, tem apenas ajuste de pré-carga. O curso é de 150 mm na frente e 135 mm atrás, números idênticos aos da geração atual.

Publicidade

 

Freio mais poderoso

A CB 500 X é uma moto que freia bem, mas nada é tão bom a ponto que não possa ser aprimorado. Por isso a nova geração passa a contar com disco duplo na dianteira, substituindo o disco simples da anterior.

cb 500 x 2022 - freios

Para uma frenagem mais eficaz, nova CB 500X conta com dois discos na dianteira. O sistema segue o ABS de dois canais sem opção de ser desligado

Desta forma, agora existem dois discos de 296 mm na roda da frente. Eles têm dois pistões cada e são assinados pela japonesa Nissin. Antes havia apenas um, de 310 mm. Já a roda traseira segue com o disco simples de 240 mm. O ABS é de dois canais (atua nas duas rodas) e não pode ser desligado.

Publicidade

A balança traseira também mudou, gerando algum impacto no sistema de amortecimento

 

Na prática, o que mudou na nova CB 500 X

Este sempre é o ponto mais interessante, afinal todas as mudanças técnicas impactam na experiência de pilotagem. E agora, em tese, não foi diferente.

cb 500 x 2022 - off road

Assim, a Honda quer reforçar a imagem de que a CB 500 X é uma boa moto para viajar, seja pelo asfalto em num off road leve

A Honda quer reforçar a imagem da CB 500 X como uma boa moto para viagens, o que justifica os aprimoramentos. Agora ela é mais segura, pois freia melhor, e também mais confortável graças ao desempenho superior das suspensões.

cb 500 x 2022 - acessórios

Marca também investiu numa completa linha de acessórios. Há bagageiros, bauletos, alforges, protetores, luzes e mais

No visual as mudanças são sutis e tentam aproximar a 500 das adventure maiores da marca. Além da identidade visual do conjunto óptico há detalhes como parte do subchassi exposto sob o banco, tal qual na nova Africa Twin 1100. As carenagens do tanque também estão mais volumosas.

As carenagens do tanque estão mais volumosas, enquanto detalhes como o sub-chassi parcialmente exposto lembram a Africa Twin

Veja também:

 

O que não mudou na CB 500 X

Muitas especificações seguem idênticas na CB 500X 2022 e na geração anterior. Aliás, o mesmo ocorreu com as irmãs CB 500F e CBR 500R, esta indisponível no Brasil.

cb 500 x 2022 - painel

Na visão do piloto pouco mudou. O motor da nova CB 500 X também é o mesmo, com 48 cv e 4,5 kgf.m de torque

A base mecânica permanece inalterada. Assim, o chassi é o mesmo e o motor também. Estamos falando do já conhecido bicilíndrico, de 471 cm³, DOHC e arrefecimento a líquido. Ele produz 48 cv a 8.600 rpm e 4,5 kgf.m a 6.500 rpm de potência e torque máximos.

 

Nova geração da CB 500 X no Brasil e preço

Aqui estão duas informações ainda não oficializadas. A Honda global ainda não se pronunciou sobre o preço da nova crossover assim como a Honda do Brasil ainda não confirmou a vinda da nova geração ao país.

cb 500 x 2022 - conceito e preço

Eis uma imagem conceitual da CB 500X. Enquanto a nova 2022 não chega a atual 2021 custa pouco menos de R$ 40 mil nas concessionárias

Enquanto aguardamos, a CB 500 X 2021 é vendida por aqui com preço sugerido de R$ 34.460. Porém, de acordo com a tabela Fipe o valor médio cobrado pelas concessionárias é um pouco acima, de R$ 39.583.

 

 

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza