Recentemente falamos sobre a nova linha da Honda CB 500 na Europa e despertou o desejo de que a CBR 500 R retorne para o Brasil. Especialmente agora, com cara de ‘mini-Fireblade’.
O modelo recebeu atualizações recentes nas carenagens, foi equipado com luzes LED que a deixaram ‘a cara’ das irmãs maiores CBR 650R e a superbike CBR 1000RR-R da Honda. E também teve up-grade na parte mecânica.
Além disso, a CBR 500 R possui aros de alumínio, ambos de 17 polegadas, com raios em Y, assim como amortecedor traseiro Showa combinado com novas rodas mais leves que trazem mais conforto na pilotagem. A suspensão dianteira também é da marca, invertida, e com ajustes.
A versão 2021 na Europa custa cerca de 7.200 euros, cerca de R$ 44.115 em conversão direta. No entanto, a nova CBR 500R não tem data para chegar no Brasil.
Veja também:
- Honda doa 3 Fireblade para uma boa causa; Confira
- CB 500 X 2022 tem novidades pontuais, mas bem-vindas
- Kawasaki revela potência, peso e top speed da nova retrô
Com era a ‘CBR 500 R brasileira’
A Honda trouxe a CBR 500R ao Brasil logo após seu lançamento global, em 2013, e a deixou por aqui até 2018. A esportiva de entrada da marca foi lançada juntamente com as irmãs CB 500 X e CB 500 F. No entanto, apenas a esportiva saiu de linha.
Na época, a Honda alegou que a aposentadoria era estratégica porque observaram uma tendência dos clientes escolherem esportivas com mais cilindradas. Assim, a Honda preferiu continuar investindo apenas nos modelos CBR 650F e CBR 1000RR Fireblade.
Motor da aposentada
Dessa forma, o último modelo brasileiro foi lançado em 2018 e recebeu um propulsor bicilíndrico paralelo de 471 cilindradas de arrefecimento líquido, gerando potência máxima de 50,4 cv a 8.500 rpm e 4,45 kgm.f de torque em 7.000 giros.
Preços da mini-Fireblade no Brasil
Por fim, como a Honda comercializou o modelo entre 2014 e 2018 é possível encontrar opções com preços a partir da casa dos R$ 22.013, valor médio de uma 2014 de acordo com a FIPE. Já a CBR 500R 2018 custa cerca de R$ 28.622.