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A Yamaha Crosser mudou. O modelo foi lançado em 2014, ganhou a versão Z (com para lama alto) em 2018 e no ano seguinte recebeu freio ABS na roda dianteira. Agora, mais novidades.

O modelo 2023 ganhou novo painel, lanterna traseira em LED, tomada 12V e conjunto óptico frontal, destacado pelo canhão de LED. Mas será o suficiente para aquecer a briga com a Honda Bros 160, sua principal concorrente?

nova crosser 2023 abs

A Crosser mudou de novo. Modelo 2023 tem novo conjunto óptico, painel e tomada 12V, mas será suficiente para fazer frente à concorrente que vende 4x mais?

 

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Nova Crosser 2023 e Bros 160

A Crosser foi a moto mais vendida da Yamaha em 2021, com 32.258 unidades. Apesar de ser um crescimento de 49% em relação às 21.652 do calendário anterior, ainda está bem abaixo dos 128.288 emplacamentos que a Bros teve em 2021 – ano em que recebeu um tapa no visual. Enquanto a Crosser vendia uma moto, a Bros emplacava 3,9.

crosser 2023 vista de lado com piloto

Conjunto mecânico segue idêntico, com motor de 149 cm³ entregando 12,4 cv com etanol. Posição de pilotagem também é a mesma, relaxada e com domínio total sobre a moto

Mas agora a Crosser 150 surge com atributos interessantes. Mais do que isto, tem uma lista de itens de série exclusivos que podem pesar a seu favor quando um cliente estiver em dúvida de qual trail ele leva para casa. Nós separamos seis, veja abaixo.

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bros 160 vermelha na terra

Com mais de 120 mil emplacamentos em 2021, a Bros é líder isolada do setor. E também teve upgrades há alguns meses, mas apenas visuais

 

1 – Luzes em LED

O primeiro item da lista de ‘coisas que a Crosser tem e a Bros, não’ é o sistema óptico em LED. Enquanto a Honda ainda usa lâmpadas halógenas, a Yamaha traz a segurança do LED à sua pequena aventureira.

detalhe do farol em led da crosser abs

Farol tem DLR e um canhão principal, tudo em LED. Visual divide opiniões, mas lembra padrão adotado na Fazer FZ25 e MT 03

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O conjunto frontal conta com luzes de posição (DLR) e um canhão principal. Seu visual é polarizador e divide opiniões já nos primeiros segundos diante da moto. Fato é que remete a modelos maiores da marca, como as novas Fazer 250 e MT 03. Já sua eficiência nós ainda não conseguimos provar, pois o ride com o modelo aconteceu apenas sob a luz do dia.

nova crosser 2023 rodando na terra

Test ride com o modelo aconteceu de dia, então checar o desempenho do novo farol vai ficar para uma próxima oportunidade

 

 

2 – Painel completo

Outro item que mudou com a Crosser 2023 é o novo painel, completo e totalmente digital. Seu design lembra o da Lander, mas é um pouco mais refinado.

detalhes do painel da crosser 2023

Novo painel é completo e totalmente digital, aposentando de vez o grande conta-giros de ponteiro. Repare na tomada 12V, abaixo

Graças ao fundo escuro ele tem fácil leitura mesmo sob o sol. E é funcional, inclusive com um indicador Eco para auxiliar na economia de combustível. Além disso, tem: indicador de marcha engatada, conta-giros, velocímetro e hodômetro e trips A e B, além de indicadores de seta, farol alto, sistema BlueFlex, ABS, nível de combustível e injeção eletrônica.

 

3 – Tomada 12V

A terceira grande novidade da nova Crosser é a adoção de uma tomada 12V. Ela está bem posicionada, logo abaixo do painel, e promete fácil utilização. Poderia ser USB, mas a Yamaha acredita que o 12V é mais resistente e torna a saída de força mais versátil, alimentando também outros dispositivos. Pena que a marca não oferece um suporte para usar o celular próximo ao guidão, obrigando os novos proprietários a irem ao mercado paralelo.

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4 – Lanterna em LED

Se a nova 150 da Yamaha conta com luzes de LED na frente, a traseira também foi lembrada. A Crosser recebeu lanterna em LED, com design é bonito e bom nível de acabamento. O conjunto remete ao da Lander, ainda mais porque o suporte de placa também é novo e similar ao da XTZ maior. Além de mais bonita, a nova lanterna é eficiente, pois ilumina com mais intensidade que a antecessora.

Nova traseira da Crosser aproxima a pequena XTZ da Lander

 

5 – Freio ABS na Crosser 2023

Apesar de já ter rodado muito com o modelo, eu ainda não tinha uma experiência com a Crosser equipada com ABS – tecnologia que recebeu em 2019. Caramba, que diferença!

Freio ABS na dianteira é um dos pontos altos da Crosser. Sistema passou segurança mesmo em condições adversas, como ao pilotar de pé em estradas de terra

Muitas Yamaha têm fama de possuírem freios ‘borrachudos’, pouco confiáveis, e a Crosser estava na lista. Mas o sistema antibloqueio veio para mudar sua imagem. Ele se mostrou muito eficiente, exigindo movimentos suaves no manete. Foi possível testá-lo na terra, onde passou confiança mesmo em declives íngremes, onde usei apenas ele (e não o traseiro) em busca de um deslize, que não ocorreu.

 

6 – Suspensão traseira com link

Fechamos a nossa lista de itens presentes na Crosser e ausentes na Bros com um clássico, a traseira com link. Diferente dos apresentados anteriormente, este é um componente presente na XTZ 150 desde seu lançamento, em 2014.

crosser 2023 vermelha rodando na cidade

O link na suspensão traseira garante mais conforto, sobretudo em impactos mais fortes – mesmo na cidade, como em lombadas

Enquanto numa suspensão comum o amortecedor traseiro vai preso diretamente na balança que segura a roda, com o link o amortecedor é encaixado em uma peça articulada e esta sim se conecta com a balança. O sistema, um pouco mais complexo e moderno, garante mais conforto, sobretudo ao encarar grandes impactos.

 

Quanto custam as novas Crosser 2023 e Bros

A nova XTZ 150 Crosser 2023 chega às concessionárias durante o mês de abril, nas já tradicionais versões S e Z – com para-lama dianteiro baixo e alto. A primeira está disponível nas cores vermelho e preto, enquanto a segunda é encontrada em azul e bege.

Desta forma, a Yamaha tem preço sugerido de R$ 16.590 na versão S e de R$ 16.790 na Z. Os preços praticados pelo mercado serão aferidos pela Tabela Fipe em breve.

Apesar de ter preço sugerido na casa dos R$ 15 mil, Bros é encontrada nas lojas por valores perto dos R$ 20 mil

Já a Honda Bros está disponível apenas na versão ESDD, com freio a disco nas duas rodas e sistema combinado CBS. À venda em preto, branco e vermelho, tem preço sugerido de R$ 15.790. Entretanto, custa aproximadamente R$ 19.236 nas concessionárias, segundo a Fipe.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza