Publicidade

Enquanto motos como a Aprilia RS 660 e a Yamaha R7 ditam as regras no mercado das esportivas de peso médio nos últimos anos, a Motorrad parece ter ficado de fora… E isto fez o designer Oberdan Bezzi ‘criar’ uma representante alemã na briga.

 

Nova esportiva BMW F 702 RR

Bezzi, italiano, vem ganhando notoriedade na internet com seus desenhos e imaginações sobre o mercado das duas rodas. Uma das mais recentes é a BMW F 702 RR, um modelo da fabricante para o nicho das esportivas médias.

Criatividade e imaginação moveram o conceito desenhado pelo italiano…

Publicidade

Claro, a BMW Motorrad tem F 900 R, para competir no mercado europeu dos condutores novatos, da categoria (A2). No entanto, motorizada pelo 895 cc ela supera tudo na categoria das esportivas médias leves.

Mas isso não é problema para a imaginação de Bezzi. Ela apresenta um esboço BMW com o imaginário “recém-projetado” motor gêmeo paralelo de 702 cc, com refrigeração líquida, para se alinhar com as convenções da classe intermediária.

F 702 RR

F 702 RR surge com conjunto munido de peças premium

Esportiva BMW inspirada na rua

Apesar da classificação média da sonhada F 702 RR, o design integra muito da linguagem de design da BMW S 1000 RR em sua criação. Da traseira até ​​o kit de carenagem, quase tudo é idêntico à superbike. Para adaptar o desenho a um chassi menor, é possível ver ajustes nas peças de cobertura inferiores.

Publicidade

A inspiração, BMW S 1000 RR…

Pode-se notar ainda a presença de um novo braço oscilante compacto e ágil, enquanto o sistema de escapamento conta com um Akrapovic. O conceito também inclui quadro de liga leve, suspensão dianteira invertida e freios do premium.

Veja também:

BMW pode dar vida a  F 702 RR?

A renderização digital de Bezzi é apenas um exercício de design. Ainda não há informação sobre nenhum plano de que a BMW esteja procurando entrar no crescente segmento das esportivas médias.

Publicidade

Será que um dia vamos ver uma concorrente da Yamaha R7 da BMW?

Por outro lado, se o conceito do italiano previu o futuro – e adiante vermos um peso médio da marca alemã – não será problema que se pareça com a F 702 RR de Bezzi. No entanto, isso significaria ter que desenvolver um novo motor bicilíndrico paralelo ou fazer ajustes no propulsor das F 750 e 850 GS.

Se isso acontecer, só o tempo dirá. Acessibilidade e preço conveniente são os preceitos que movem o mercado dos modelos deste nicho. Uma vez vista a possibilidade de mercado, por parte da Motorrad, não será surpresa a imaginação da 702 cc ganhar vida.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]