Publicidade

A fabricante Benda apresentou no ano passado dois motores V4 – uma versão de 1.198 cc e outra unidade de 496 cc. Pois bem, agora exibiu a primeira moto que será movida pelos propuslores… ao melhor estilo ‘Harley-Davidson chinesa’!  

Nova Harley-Davidson chinesa

A nova ‘Harley-Davidson chinesa’ trata-se da Benda BD500. Uma motocicleta custom/cruiser que é movida pelo referido motor de 496 cc. De acordo com a fabricante, produz 53,6 cv de potência máxima.

motor da benda bd500, a Harley-Davidson chinesa

Benda vem revelando seus motores desde o ano passado

Outras especificações para o BD500 incluem um peso em ordem de marcha de 241 kg. A distância entre eixos é de 1575 mm – o que a coloca próxima do tamanho de uma Kawasaki Vulcan 650 S. Já a velocidade máxima reivindicada no conjunto é de 189 km/h.

Publicidade

O estilo de design do modelo dispensa comentários… Uma olhada basta por si só. A surpresa fica por conta de um adereço em forma de lâmina – no topo do tanque de combustível. Um toque estranho semelhante às antenas de barbatana de tubarão usadas em alguns carros. A utilidade real ainda não se sabe.

benda bd500, a Harley-Davidson chinesa

Graças ao pedaço de madeira nivelando o ‘mini pezinho’, barbatana de tubarão quase passe despercebida na Harley-Davidson chinesa

Ao que tudo indica, a moto terá painel com um único mostrador circular. Provavelmente uma tela LCD colorida multifuncional, em vez de uma simples agulha analógica de velocidade. Já o quadro parece ser de liga fundida, remetendo também a uma Indian Scout – tanto em sua construção quanto na postura e estilo.

Veja também:

Publicidade

Benda pode lançar modelo com o motor de maior cilindrada, apostando em visual ainda mais parecido com motos da Indian

A motocicleta mais potente da China!

O motor menor da BD500 é fisicamente idêntico à versão maior, de 1.198 cc. Então é provável que outra moto da marca estreie com um visual muito semelhante, mas proporções maiores. Esta será movida pelo propulsor que promete gerar 151,5 cv de potência a 9.500 rpm!

Se a expectativa se confirmar, será o suficiente para torná-la a motocicleta mais potente da China. A Benda já está presente na Europa, homologando vários modelos. Com isso, é possível que a fabricante tenha pretensões mais ambiciosas com as suas motos custom. Infelizmente, porém, não há qualquer previsão de vir ao Brasil.

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]