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Conforme informado na semana passada, a nova Hayabusa chegou. A Suzuki apresentou hoje, 5 de fevereiro, a terceira geração de um de seus modelos mais icônicos. O lançamento aconteceu durante o Suzuki Motorcycle Global Salon, evento digital que você pode conferir com os prórios olhos clicando aqui.

Apresentada hoje, nova Hayabusa já está confirmada ao Brasil

Nova Hayabusa 2021: menos potência…

Lançada em 1999, a primeira geração da ‘Busa’ surpreendeu o mundo pelo seu desempenho. Afinal, seu motor de quatro cilindros superava a barreira dos 300 km/h e, para isso, gerava 173 cv de potência máxima. A segunda geração veio em 2008 e ainda mais potente, com 194 cv e 15,7 kgf.m de torque – mas, por uma série de motivos, sua velocidade foi limitada eletronicamente logo abaixo dos 300 km/h.

E a terceira geração está ainda mais insana, rompendo a barreira dos 210 cv, certo? Errado. A nova Hayabusa perdeu potência em relação às suas antecessoras e agora, com seu motor de quatro cilindros e 1340 cm³, entrega ‘apenas’ 187 cv e 15,3 kgf.m de torque máximos. O peso em ordem de marcha reduziu de 268 kg para 264 kg e o top speed segue limitado a 298 km/h.

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Nova geração, à frente das demais, mostra que a Suzuki tem conseguido manter a Hayabusa fiel à sua identidade

… e mais eletrônica

Preocupada em atualizar o projeto sem alterar a identidade inconfundível da Hayabusa, seja no visual ou experiência de pilotagem, a Suzuki optou por manter o que estava bom e melhorar aquilo que tinha à sua disposição. Portanto, o chassi também segue praticamente idêntico e o novo motor mantém a configuração tradicional (4 cilindros em linha, DOHC, 1.340 cm³), mas agora atende ao Euro5, claro.

A principal novidade da nova Hayabusa é seu novo pacote eletrônico. O painel com tela TFT faz parte dele

As novidades estão basicamente no design e eletrônica. Desta forma, o modelo ganhou iluminação full LED, novas carenagens, grafismos, cores e painel digital que alia uma tela TFT aos tradicionais mostradores analógicos.

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Terceira geração manteve uma série de itens da antecessora, incluindo as bases do motor e do chassi

Já na eletrônica o número de melhorias é grande. A nova Hayabusa conta com Suzuki Intelligent Ride System (S.I.R.S.) com SDMS-α e, através do sistema, oferece cinco modos de pilotagem, mapas de potência, controle do freio motor, controle de tração, sistema de mudança bidirecional e anti-wheelie. Ainda, há ABS adaptado para curvas, assistente de partida em rampa, quick-shifter e, entre outros recursos, limitador de velocidade.

Sketch da nova Hayabusa

Preço, mercado, quando chega

De acordo com as informações da Suzuki, a nova Hayabusa está pronta para chegar às lojas. Assim, desembarca na Europa ainda em fevereiro e depois estará disponível no Japão e América do Norte. Até o final do ano também deve chegar aos concessionários de outras regiões, como a Ásia. O preço ainda não foi divulgado.

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Hayabusa chega às lojas da Europa ainda em fevereiro. No Brasil, data de apresentação e preço ainda não foram divulgados

A Suzuki do Brasil já confirmou a vinda da superesportiva ao país. Entretanto, não compartilhou detalhes sobre a data de lançamento ou preço final do protudo por aqui.

Até a chegada da nova Hayabusa ao Brasil, a geração anterior da ‘Busa’, em duas opções de cores, com preço sugerido de R$ 79.645. Apesar da fama do modelo, no ano passado ela emplacou apenas 20 unidades em solo verde e amarelo, contra 144 da GSX-R 1000 e 932 BMW S 1000 RR, líder entre as superbikes.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza