Publicidade

Imagine uma partida de futebol em que um dos astros do time, sempre cotado entre os mais respeitados e carismáticos, vai deixar o gramado ainda com a bola rolando. E alguém terá de substituí-lo, saindo do banco de reservas direto ao posto de substituto de um jogador de alto calibre. Uma responsabilidade e tanto, não?

Esta situação será vivida por uma nova moto baseada na Africa Twin, que ainda está em fase inicial de desenvolvimento. O novo modelo da  gigante japonesa e terá a missão de ocupar o lugar deixado por um de seus nomes mais icônicos da história recente, a Honda CB 1100, descontinuada em todo o mundo.

Honda cb 1100

Com motor de quatro cilindros arrefecidos a ar e visual setentista, a CB 1100 é um ícone recente da Honda. E está prestes a ganhar uma substituta

 

Publicidade

CB 1100, um clássico moderno

A Honda CB 1100 é um clássico modero. Foi apresentada em 2007 e inicialmente seria oferecida apenas no Japão, mas uma infinidade de pedidos acabariam a levando também à Europa alguns anos depois. Em 2017 a Honda até estudou a possibilidade de trazê-la ao Brasil, mas acabou não rolando.

cb 1100 no brasil

A Honda CB1100 quase veio ao Brasil, quase. A Honda a expôs no Salão Duas Rodas 2017 para mensurar a aceitação do público brasileiro, mas acabou não rolando

Mas por que todos a queriam? Pois estamos falando de uma moto purista, com um pézinho nos saudosos anos 1970. O visual é inspirado na icônica CB 750 de 1969, com direito a assento único, farol redondo e painel analógico.

Já o motor é um quatro cilindros em linha, arrefecido a ar e óleo, de 1.140 cm³ e escapamento duplo. O conjunto entrega 90 cv de potência e 9,3 kgf.m de torque. Uma beleza, literalmente.

Publicidade
motor honda cb 1100

Ao longo dos anos, a CB1100 teve diferentes versões. Via de regra, é equipada por um motor de quatro cilindros em linha e arrefecimento a ar, capaz de gerar cerca de 90 cv e 9 kgf.m de torque

Entretanto, a Honda CB tradicional teve de ser aposentada pois seu motor não atendia as exigentes regras da Euro5 e similares. Assim, já deixou muitos mercados, ganhou uma Final Edition e em breve dirá adeus também ao Japão, um dos poucos lugares onde ainda é oferecida. E alguém precisa ocupar o lugar que ela deixará vago.

 

Nova CB terá motor da Africa Twin

É aí que entra a nova Honda CB. A moto está em fase de desenvolvimento e acabaram de vazar imagens do projeto. Os registros deixam claro se tratar de uma substituta, mantendo as mesmas linhas clássicas da antiga tetracilíndrica mas com um coração totalmente novo.

Publicidade
projeto da nova honda cb 1100

As imagens de patente mostram uma moto inteiramente nova, mas o motor nós conhecemos bem. Assim, a nova CB será movida pelo mesmo coração da Africa Twin 1100

 

O conjunto será movido pelo conhecido e versátil motor da Africa Twin 1100. Além da big trail, ele também já está pulsando em projetos com propostas bem diferentes, como na touring NT 1100 e na custom (quase chopper) Rebel 1100. Bem que uma clássica cairia bem à família.

Tal qual ocorreu com a NT, a Africa deve apenas emprestar o motor e câmbio à nova Honda CB 1100. Assim, todo o restante do conjunto deve ser desenvolvido especialmente à nova moto, a começar pelo chassi, distante do que equipa a Rebel.

Chassi é inédito e terá o motor – de 1.084 cm³, 100 cv e 11 kgf.m de torque – como parte de sua estrutura. Aliás, é mais potente que o motor da atual CB 1100

Veja também:

 

Quanto custa e quando chega a nova Honda CB 1100

Calma. A sucessora da ‘Honda CB 1100 retrô’ de quatro cilindros está apenas começando a tomar forma. Ainda há muito trabalho pela frente, incluindo a criação de um novo nome – afinal a novidade não deve herdar o nome da antiga CB na íntegra.

honda cb 1100 e rebel

Imagens da nova CB e da Rebel 1100 lado a lado. Nova clássica deve ser lançada apenas em 2022

Assim, devemos receber outros spoiler da nova irmã da Africa Twin 1100 ao longo dos próximos meses até conhecermos a sua versão definitiva, o que deve ocorrer ao longo de 2022. Só na ocasião saberemos o seu preço, quando chegará às lojas e em quais países deve desembarcar. Porém, já estamos na torcida para tê-la por aqui também.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza