Você já conhece a Hawk 11, nova CB 1100 que a Honda apresentou nas últimas semanas após muito suspense e materiais vazados. Em breve o modelo começa a chegar às lojas do exterior e, além do design conceitual, surpreende por outro fator: o preço.
O primeiro país a receber a novidade será o Japão, terra natal da fabricante. Por lá o lançamento custará menos que modelos com algum tempo de mercado, como as VFR800X e CB 1000R – e menos que a Africa Twin, inclusive. São ‘apenas’ 1.397.000 ienes, ou R$ 51,3 mil em conversão direta.
Quanto custa a nova CB 1100
De fato, o preço da nova CB 1100 surpreende. A Hawk 11 compartilha o motor e alguns outros componentes da Africa Twin, mas custa quase 15% menos que a versão de entrada da big trail (vendida a 1.639.000 ienes). Também é 17% mais barata que a NT 1100 (1.683.000 ienes), touring que emprega o mesmo motor de 1.084 cm³ e 102 cv. Na família, custa mais apenas que a Rebel 1100, vendida lá por 1.100.000 ienes.
Ainda é muito cedo para falar em lançamento no Brasil, mas é possível que o modelo esteja na mira da subsidiária brasileira da marca. Caso venha, certamente custará mais que os R$ 50 mil da conversão direta, pois há despesas de homologação e importação. Porém, caso empregue a mesma estratégia da matriz japonesa, também deve custar menos que a Africa Twin. Aqui, a big trail tem preços partindo dos R$ 75.510 na versão de entrada.
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Como é a nova CB Hawk 11
Além do preço, o lançamento no mercado japonês revelou outros detalhes até então desconhecidos sobre a nova moto da Honda. Ao menos por lá, ela está à venda apenas com câmbio manual de 6 velocidades, sem opção pelo automatizado de dupla embreagem DCT – disponível em todas as demais 1100.
Também havia dúvidas na eletrônica. A Hawk ganhou 4 modos de pilotagem (Sport, Standard, Rain e o personalizável User), acelerador eletrônico, controle de tração e ABS. Os freios, aliás, contam com disco duplo na dianteira e simples atrás.
Ela pesa 214 kg e para isso adotou soluções leves em alguns componentes. Entre eles a semi-carenagem, em plástico e fibra (FRP). Também é relativamente alta, com assento a 820 mm do solo (apenas 3 cm a menos que a Africa em sua posição mais baixa). No Japão, está disponível nas cores Pearl Hawks Eye Blue (azul escuro) e Graphite Black (preto).
Outra CB 1100 com motor da Africa Twin
No restante, a nova CB 1100 Hawk é quase uma velha conhecida. Como esperado, ela recebeu o motor de dois cilindros, OHC, arrefecimento a líquido e 1.084 cm³ que equipa originalmente a Africa Twin – assim como as Rebel e NT. Na naked, são 102 cv de potência e 10,6 kgf.m de torque máximos, a 7.500 e 6.250 rpm.
O chassi é exclusivo, com estrutura de berço semi-duplo e componentes em alumínio. Nele está a suspensão dianteira invertida Showa Big Piston. As rodas são de 17 polegadas e os semi-guidões são baixos, mas estão acima dos espelhos retrovisores em estilo cafe racer.