A Honda arriscou mais uma vez e anunciou um lançamento que pode render boas especulações. A marca divulgou a CB 200 X, uma crossover inspirada da Hornet 2.0.
O modelo chega primieiro ao mercado indiano, disponível através de Honda local, numa posição de entrada do segmento aventureiro. Menos casca dura que as trail, ela promete versatilidade e bom nível de conforto. O preço é competitivo, no equivalente a R$ 10.500.
Assim, a moto da Honda tem uma aparência robusta, sendo disponibilizada na cor vermelha, prata e preto. O design é moderno e lembra as ‘irmãs’ CB 500X e CB 750X, mas com um motor de apenas 184 cilindradas.
CB 200 X: motor e componentes
Como é um modelo de entrada no segmento, o motor monocilíndrico de 184 cc rende potência máxima de 17 cv a 8.500 rpm e o torque chega até 1,62 kgfm a 6.000 rpm.
O propulsor com refrigeração a ar e injeção eletrônica de combustível PGM-FI é aliado com uma caixa de câmbio padrão de cinco velocidades. Esse motor lembrou algo? É o mesmo conjunto que equipa a Hornet 2.0, também disponível na Ásia.
O sistema PGM-FI faz com que o motor receba injeção constante do combustível ideal e a mistura de ar para melhor eficiência e desempenho do conjunto. De acordo com a Honda, esse sistema conta com a ação de oito sensores a bordo.
Veja também:
- Norden 901: 3 características da nova big trail da Husqvarna
- Modelo baseado na Africa Twin 1100 tem novidades
- Haojue e Kymco têm reajustes de preços; veja tabela
.
Design ‘adventure’
A marca optou por colocar a CB 200 X no segmento das crossover e a equipou com um para-brisa alto para proteger do vento e reforçar o caráter aventureiro. Além disso, recebeu toda a sua iluminação em LED, bancos divididos, guidão elevado e protetor de motor. Assim, está apta a encarar viagens curtas com economia e conforto.
O painel de instrumentos tem um display LCD negativo e a chave de ignição também é colocada no tanque para compor a identidade visual.
.
Estabilidade na estrada
Para uma boa estabilidade, a Honda não arriscou e utilizou o chassi do tipo diamante, prometendo estabilidade em estradas retas e curvas. Nos freios há disco de freio nas duas rodas, mas apenas a dianteira possui ABS.
Além disso, a moto recebeu um garfo invertido na dianteira e um monoshock na traseira. Os aros são de liga e aro 17 nas duas rodas, com pneu 110/70 na frente e 140/70 na traseira.
Dessa forma, a CB 200 X tem uma distância ao solo de 167 mm e, combinado ao conjunto de rodas, mostra que o piloto não pode exagerar na aventura e escolher rotas muito difíceis. Talvez uma roda dianteira maior combinada ao peso bruto de 147 kg poderiam fazer um bom estrago na estrada.
Nova CB 200 X no Brasil
A nova Honda CB 200 X é oferecida com um pacote de garantia de 6 anos na Índia, que inclui 3 anos padrão mais 3 anos de garantia estendida opcional. Por enquanto, não há qualquer previsão de ver o modelo acelerando pelo Brasil.