Uma nova moto Honda está chegando ao mercado brasileiro! Hoje, a marca lançou a aguardada XR Tornado 300 L, que busca reforçar seu elenco de modelos trail e encarar rivais de peso, como a XTZ Lander 250. Mas será melhor e mais barata que a Yamaha? Compare a nova Tornado e Lander 250.
Preço da nova Honda Tornado 300
Diferente da ‘irmã’ Sahara 300, com quem compartilha motor e outros componentes, a Tornado 300L será oferecida em versão única. Além disso, estará disponível somente em uma opção de cor, vermelho. A garantia é de 3 anos, as revisões regulares acontecem a cada 6 mil km, e algumas contam com trocas de óleo gratuitas. O modelo chega às lojas em agosto.
Desta forma, a nova Tornado 300 tem preço sugerido de R$ 27.690. O valor toma como base o estado de São Paulo e não considera despesas como frete ou seguro. O valor é o mesmo da Sahara 300 Rally, versão intermediária do modelo – que ainda oferece a Standard por R$ 27.090 e a Adventure, a R$ 28.650.
Tornado 300 ou Lander?
Assim, a Honda posicionou a Tornado bem no meio da família Sahara. Consequentemente, um pequeno degrau acima da principal concorrente, a Yamaha Lander 250. Atualmente, a veterana Yamaha tem preço sugerido de R$ 25.790, também desconsiderando despesas com frete ou seguro.
Nas lojas, segundo a Fipe, costuma ser negociada a R$ 27.350. Já a Sahara Rally, tem preço médio de R$ 32.680. Por fim, o preço de mercado da Tornado será conhecido apenas daqui a alguns meses, quando a distribuição do modelo estiver estabelecida.
Diferenças da Tornado e Sahara
A nova Tornado toma a Sahara 300 como base, herdando inúmeros componentes da trail. Entretanto, recebeu diversas modificações a fim de atender uma proposta mais voltada ao off-road.
Assim, seu chassi têm ângulos específicos, deixando a moto ainda mais esperta para uso na terra. A novidade é alta, com banco a 890 mm do solo (3 cm mais alta que a Sahara). Ainda, é 3kg mais leve que a irmã, pesando 147 kg a seco. O modelo ainda possui painel LCD exclusivo.
As rodas mantém as medidas 21″ e 18″, mas têm aros próprios, da DID, em alumínio. Além disso, estão preparadas para usar travas de pneu. As suspensões possuem 245 mm e 225 mm de curso, com 7 níveis de ajuste na pré-carga traseira. Já o pedal de câmbio é articulado, como na antiga XR 250. Os freios contam com ABS nas duas rodas, que não pode ser desligado.
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Ficha técnica Tornado 300
O motor é compartilhado com a Sahara, mas possui diferenças pontuais (na caixa de ar, ajustes da injeção e kit relação). Assim, a Tornado 300 entrega 24,8 cv e 2,74 kgf.m de potência e torque máximos, a 7.500 rpm e 5.750 rpm, com etanol. Com gasolina, são 24,3 cv e 2,70 kgf.m, nas mesmas rotações.
São números logo acima da Lander. Afinal, a Yamaha entrega 20,9 cv de potência e 2,1 kgf.m de torque, a 8.00 rpm e 6.500 rpm, com etanol. Na gasolina, são 20,7 cv. Diferente da Tornado, com seu câmbio de 6 velocidades com embreagem assistida e deslizante, na Lander há transmissão de 5 velocidades.