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Depois de muita expectativa e rumores, enfim a Bajaj foi oficializada como nova marca de motos no Brasil. A gigante indiana é uma das maiores fabricantes do mundo e parceira de famosas montadoras premium, como KTM (com quem desenvolveu a linha 390) e Triumph, que também está interessada no segmento das ‘pequenas’.

A vinda ao Brasil é oficial e aos poucos a indiana revela mais detalhes sobre sua operação por aqui. Entre eles está o primeiro modelo que deve chegar ao nosso mercado: a Dominar 400 (daí o trocadilho infame do título deste post). Saiba esperar das novidades.

bajaj, nova marca de motos do brasil

É oficial: a Bajaj é a nova marca de motos presente no Brasil. Na foto, a Pulsar 250, concorrente direta de modelos como a Fazer 250

 

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Bajaj, a nova marca de motos no Brasil

Neste exato momento a Bajaj está recebendo um grupo de jornalistas na Índia, oferecendo mais informações sobre os planos para o Brasil e cedendo a oportunidade de rodar suas motos. É uma prática comum no setor antes de uma marca se instalar em um novo mercado, ainda que por algum motivo ela acabe não chegando – como rolou com a SWM, que até revelou seus preços mas nunca chegou.

A promessa da marca é trazer uma fábrica ao Brasil, em Manaus. Entre os modelos que podem sair de lá está a pegada vingadora custom Avanger, de 220 cc

Demais informações não foram divulgadas oficialmente. Mas outro fato que já se ventila na imprensa é de que a marca vem para o Brasil com planos para a sua fábrica própria, em Manaus – o que dá mais seriedade ao projeto made in Brazil. Além disso, a operação tem Waldyr Ferreira como head. O executivo brasileiro conhece o mercado nacional e já trabalhou em marcas como Triumph e Harley-Davidson.

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Bajaj, marca de motos líder em país vizinho

Quinta maior marca de motos do mundo em volume de produção em 2021, a Bajaj já está presente em vários mercados da América do Sul – inclusive os segunto e terceiro maiores, Colômbia e Argentina. Na terra da Shakira é representada pelo grupo UMA e tem a motocicleta street mais vendida do país, a Boxer; a esporte mais vendida – que é a Pulsar – e a motocicleta 400cc mais vendida, que é a já apresentada Dominar. Nada mau.

Em janeiro, a marca cresceu 135,2% em relação ao mês do ano anterior, solidificando sua posição de fabricante com o maior número de unidades vendidas no país vizinho: foram 11.213 unidades. No mesmo período, a Yamaha emplacou 8.816 unidades; Suzuki e Honda tiveram 7.425 e 6.987 unidades, respectivamente. Os dados são da Asociacion Nacional de Movilidad Sostenible.

Narayan Sundararaman (chefe de marketing), Rajiv Bajaj (gerente da marca) e Rakesh Sharma – Time da sede indiana junto da nova linha Pulsar 250

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Já casa da Bajaj, na Índia, as marcas Hero e Honda ainda são as maiores em número de vendas domésticas. No entanto, quando o assunto é exportação as lideranças da Bajaj seguida da TVS – conhecida no Brasil pela parceria com a Dafra.

Isso porque, os negócios do grupo da Bajaj vão além da marca própria. Os indianos detém 47,97% de participação da austríaca KTM e a partir disso são desenvolvidos projetos com as subsidiárias da KTM, a sueca Husqvarna e, em breve, possivelmente a espanhola GasGas.

Vale lembrar ainda que os indianos também têm parceria com a britânica Triumph. Em 2020 as fabricantes estabeleceram um acordo visando fabricar motos de capacidade média e acessíveis para o mercado da Índia. No entanto, os futuros modelos devem ser encontrados em outros países, também.

 

Como é a Bajaj Dominar 400

A Bajaj já confirmou sua vinda ao país, registrou modelos por aqui e montou um equipe chefiada por Ferreira, mas por enquanto não há concessionárias, fábrica ou site oficial. Pelo visto, toda comunicação pública está começando por uma conta no Instagram, onde foi apresentada a Dominar 400.

marca de motos: bajaj vem pro brasil

A Dominar 400 é um dos best sellers da marca. A moto é movida por um motor baseado na KTM 390 – marca cuja Bajaj é grande acionista

O modelo é um dos best seller da marca em vários mercados, não à toa escolhido para ser um dos primeiros a chegar no Brasil. Trata-se de uma naked com leve potencial touring, movida pelo motor monocilíndrico de 373 cm³, com refrigeração líquida e que entrega 40 cv e 3,6 kgf.m de torque máximos. Reconheceu? É derivado do motor KTM 390, que na Duke entrega 44 cv.

 

 

O restante do conjunto é tão interessante quanto o propulsor. Há suspensão dianteira invertida, embreagem deslizante (que evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas), painel LCD, freio ABS de dois canais e iluminação em LED. Perto do Brasil ela já está disponível, por exemplo, na Colômbia.

 

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Quanto custam as motos da Bajaj

Vamos aos preços da Bajaj, nova marca de motos no Brasil. Em sua terra natal, a Índia, eles são bastante competitivos. Por lá uma Pulsar 200 custa 139.667 rúpias (perto de R$ 9,1 mil), enquanto a concorrente direta Honda Hornet 2.0 160cc sai por 134.238 (R$ 8,7 mil). Já a Dominar 400 tem preço sugerido de 222.386 rúpias (R$ 14,5 mil) enquanto a KTM 390 Duke parte de 288.000 (R$ 18,8 mil).

Os preços da Bajaj na América Latina costumam ser competitivos. Na Argentina, uma NS 200 (foto) custa consideravalmente menos que uma Honda CB Twister

E nos vizinhos do Brasil? Na Colômbia a Dominar 400 custa 16,7 milhões de pesos (R$ 21,4 mil) e a KTM 27,1 milhões (R$ 34,7 mil). Na Argentina a street NS 200 ABS custa 600 mil pesos (R$ 25 mil) enquanto a concorrente direta Honda CB Twister custa 802 mil pesos (R$ 33,5 mil).

preço das motos bajaj, nova marca de motos no brasil

Na Colômbia, uma Dominar 400 custa cerca de 40% menos que a Duke 390, concorrente direte. Assim fica fácil entender como assumiu a liderança entre as naked por lá

Ainda não há informação de quais modelos virão ao Brasil ou quanto as novas motos da Bajaj irão custar por aqui. Caso o ‘padrão América Latina’ de precificação se repita, podemos esperar valores consideravalmente abaixo do praticado pelas marcas mais tradicionais. Aqui, uma KTM Duke 390 custa R$ 35.990, enquanto a CB Twister tem preço sugerido de R$ 19.590.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]