Publicidade
Todos os componentes acondicionados em uma pequena maleta

Todos os componentes acondicionados em uma pequena maleta

Muito comum entre os mecânicos amadores (e até profissionais) é deixar cair algum parafuso ou porca dentro do motor na hora da montagem ou desmotagem, o que implica, na maioria das vezes, em ter que abrir o motor para achar e retirar a peça invasora. Todo esse trabalho agora pode ser evitado com uma ferramenta compacta e de fácil manuseio, já disponível no mercado nacional.

Trata-se de um videoscópio portátil, aparelho que facilita inspeções em locais de difícil acesso como motores, máquinas, tubulações, sistemas de ar-condicionado, entre outros. Trata-se de uma sonda com micro câmera instalada na ponta, que pode ser introduzida em locais estreitos como espaços ocos, furos ou curvas. O aparelho pode ser usado para visualizar peças soltas, numerações ou defeitos, sem a necessidade de desmontar peças e estruturas.

Tudo que a micro câmera capta é mostrado em um pequeno visor LCD

Tudo que a micro câmera capta é mostrado em um pequeno visor LCD

Publicidade

A câmera possui quatro lâmpadas de LED com alta luminosidade e intensidade de luz regulável. Além disso, é produzida com vidro de Safira, material que proporciona imagens de extrema qualidade e não risca, aumentando a vida útil do produto. A durabilidade também foi um ponto considerado para o desenvolvimento da sonda, que apresenta resistência em caso de contato acidental ou exposição, por curto período de tempo e profundidade, a líquidos como água, óleo de motor, fluído de freio DOT 1 a 4, gasolina, diesel, óleo de transmissão, querosene e óleo hidráulico.

Ponta magnética para resgate de peças metálicas em locais de difícil acesso

Ponta magnética para resgate de peças metálicas em locais de difícil acesso

O equipamento possui um display de 2,4” LCD, colorido, acoplado à sonda. Assim, não é necessário conectar o videoscópio no computador ou notebook para acompanhar as inspeções. E para melhorar e facilitar o processo de análise, o display oferece duas funções principais: a de imagem espelho e o zoom digital (1,5x). O videoscópio não possui fio e pode ser facilmente transportado na maleta que acomoda a sonda e a microcâmera, três espelhos que podem ser adaptados para aumentar o ângulo de visão, um componente de ponta magnética para apanhar pequenas peças e cabo para ligação em TV.

Veja o vídeo do videoscópio em operação:  clique aqui

Publicidade