Publicidade

Os fabricantes chineses estão investindo cada vez mais no mercado internacional. São motos de todos os estilos e tamanhos, incluindo grandes estradeiras (como a 1200 RT-G), esportivas e aventureiras. Uma novidade é a ZF 450LS Rally, praticamente uma moto do Dakar à disposição nas lojas.

A motocicleta foi apresentada no mais recente Chongqing Motor Expo, na China, e parece cotada a chegar em breve ao mercado global. Além de sua terra natal, as vendas devem começar pelo continente europeu.

 

Moto do Dakar by Excelle

A ZF 450LS Rally é um produto da fabricante chinesa Excelle, que também opera sob o nome Colove em alguns mercados. O modelo é derivado diretamente do protótipo Colove Rally 450 (vídeo abaixo). Uma motocicleta que de fato já competiu em ralis cross-country na mão de chineses.

Publicidade

Agora, seguindo a onda das marcas KTM e Fantic, a Excelle também quer oferecer sua moto de rali em uma versão esportiva para motociclistas ‘comuns’. A fabricante, no entanto, ainda não comunicou data de lançamento e faixa de preço.

O que se sabe é que, em resumo, a versão comercial permanece bastante próxima do protótipo de fábrica. Com isso, a Excelle ZF450LS Rally tem tanque de 32 litros, alongado para baixo, que corresponde na grande parte da carenagem dianteira.

moto do dakar chonesa

ZF 450LS Rally sendo apresentada recentemente na China

Publicidade

Enquanto isso, o motor é um monocilíndrico DOHC de quatro válvulas refrigerado a líquido, de 449 cm³. Um propulsor que promete fornecer potência máxima de 53 cv a 9.000 rpm e torque máximo de 4,4 kgf.m aos 7.000 giros, com câmbio de 6 marchas. Conjunto que deve acelerar a máquina de rali – com peso em ordem de marcha de 155 kg – até os 170 km/h.

Veja também:

moto do dakar - colove

Modelo de competição, Colove Rally 450, exposto ao público

Veste laranja assim como a KTM

A Excelle ZF450LS Rally conta com chassi em uma estrutura de aço. Na traseira está um braço oscilante de alumínio, suportado por um suporte de mola central progressivamente articulado e na frente o garfo invertido. No modelo de competição, as suspensões são KYB com cursos de 305 mm na dianteira e 143 mm atrás.

Publicidade
ktm 450 - moto do dakar

A KTM também já ofereceu suas ‘motos do Dakar’ aos consumidores ‘comuns’ algumas vezes. Na última foi em 2021, com um lote de apenas 80 unidades. Cada moto custava 26 mil euros – cerca de R$ 154 mil, na época

As combinações de roda têm aro de 21 polegadas na frente e 18 polegadas na traseira, calçando pneus 90/90 e 140/80, respectivamente. Por fim, do contrario da Colove a Excelle tem as cores laranja e branco. Sem dúvidas uma inspiração que remete às tradicionais off-road da KTM.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]