Os fabricantes chineses estão investindo cada vez mais no mercado internacional. São motos de todos os estilos e tamanhos, incluindo grandes estradeiras (como a 1200 RT-G), esportivas e aventureiras. Uma novidade é a ZF 450LS Rally, praticamente uma moto do Dakar à disposição nas lojas.
A motocicleta foi apresentada no mais recente Chongqing Motor Expo, na China, e parece cotada a chegar em breve ao mercado global. Além de sua terra natal, as vendas devem começar pelo continente europeu.
Moto do Dakar by Excelle
A ZF 450LS Rally é um produto da fabricante chinesa Excelle, que também opera sob o nome Colove em alguns mercados. O modelo é derivado diretamente do protótipo Colove Rally 450 (vídeo abaixo). Uma motocicleta que de fato já competiu em ralis cross-country na mão de chineses.
Agora, seguindo a onda das marcas KTM e Fantic, a Excelle também quer oferecer sua moto de rali em uma versão esportiva para motociclistas ‘comuns’. A fabricante, no entanto, ainda não comunicou data de lançamento e faixa de preço.
O que se sabe é que, em resumo, a versão comercial permanece bastante próxima do protótipo de fábrica. Com isso, a Excelle ZF450LS Rally tem tanque de 32 litros, alongado para baixo, que corresponde na grande parte da carenagem dianteira.
Enquanto isso, o motor é um monocilíndrico DOHC de quatro válvulas refrigerado a líquido, de 449 cm³. Um propulsor que promete fornecer potência máxima de 53 cv a 9.000 rpm e torque máximo de 4,4 kgf.m aos 7.000 giros, com câmbio de 6 marchas. Conjunto que deve acelerar a máquina de rali – com peso em ordem de marcha de 155 kg – até os 170 km/h.
Veja também:
- Yamaha deixa o Dakar após jejum de 24 anos
- GasGas vence Dakar 2022 ao bater Honda, KTM e Yamaha
- Lembre quem é Lincoln Berrocal, que representou o Brasil no Dakar
Veste laranja assim como a KTM
A Excelle ZF450LS Rally conta com chassi em uma estrutura de aço. Na traseira está um braço oscilante de alumínio, suportado por um suporte de mola central progressivamente articulado e na frente o garfo invertido. No modelo de competição, as suspensões são KYB com cursos de 305 mm na dianteira e 143 mm atrás.
As combinações de roda têm aro de 21 polegadas na frente e 18 polegadas na traseira, calçando pneus 90/90 e 140/80, respectivamente. Por fim, do contrario da Colove a Excelle tem as cores laranja e branco. Sem dúvidas uma inspiração que remete às tradicionais off-road da KTM.