A Ducati se rendeu, mais uma vez, à tendência sustentável e apresentou a 860-E Concept, uma moto elétrica com design retrô. Para o desafio, a italiana convidou o Italdesign, famoso estúdio de design criado por Giorgeto Giugiaro, para pensar como seria a moto elétrica da marca.
Assim, o projeto aliou linhas clássicas ao futuro. O conceito Ducati 860-E não tem seu design retrô à toa, o modelo é inspirado na Ducati 860 GT fabricada em 1974.
Dessa forma, a moto conceitual traz uma releitura de uma moto que foi sucesso nos anos 70 sem esquecer de enfatizar o propulsor elétrico que equipa o modelo conceito. A referência futurista pode ser notada por um raio discreto na lateral do tanque da 860-E Concept.
Veja também:
- Honda CB 200 X: conheça a crossover da Índia
- Norden 901: 3 características da nova big trail da Husqvarna
- Motos Honda 2021: veja o preço atualizado na Tabela Fipe
Referência retrô, design futurista
De acordo com o estúdio Italdesign, a Ducati 860 GT era tão futurista que provavelmente estava muito à frente de seu tempo. Por isso que, quase 50 anos depois, usaram o modelo como referência para a Ducati 860-E.
A 860-E mantém algumas linhas do modelo na qual foi inspirada. No entanto, o conceito foi equipado com toda a iluminação em LED. Assim, o farol circular está bem moderno e as luzes de seta remetem a motos de competição.
Por trás do pequeno para-brisa que fica na frente da bifurcação, tem um painel de instrumentos TFT em um guidão largo que aparenta ser confortável para pilotar. O conjunto é completo pelo design com linhas retas e ranhuras para ventilação.
Componentes da moto elétrica Ducati
Como se trata de um conceito, ainda não foi revelado a potência máxima do motor elétrico nem mais detalhes do conjunto mecânico.
No entanto, sabemos que os amortecedores dianteiros são de garfo invertido e a suspensão traseira, de braço oscilante. Dessa maneira, acredita-se que o espaço que seria ocupado por um motor tradicional deve ficar a bateria recarregável.
Quando chega ao mercado?
De acordo com a Italdesign, apesar do empenho na elaboração da moto conceito, não há uma data de lançamento estipulada. O modelo pode originar um produto a ser apresentado em breve ou seguir apenas como um conceito.
O estúdio de Giorgeto Giugiaro já firmou parcerias com a Ducati em outro projeto elétrico como a Urban-E. Vamos esperar quais serão os outros frutos do trabalho em conjunto das italianas.