Publicidade

A Ducati se rendeu, mais uma vez, à tendência sustentável e apresentou a 860-E Concept, uma moto elétrica com design retrô. Para o desafio, a italiana convidou o Italdesign, famoso estúdio de design criado por Giorgeto Giugiaro, para pensar como seria a moto elétrica da marca.

moto eletrica ducati

Novo conceito de moto elétrica é fruto da parceria entre as italianas Ducati e Italdesign

Assim, o projeto aliou linhas clássicas ao futuro. O conceito Ducati 860-E não tem seu design retrô à toa, o modelo é inspirado na Ducati 860 GT fabricada em 1974

Ducati 860 GT 1974

A Ducati 860 GT dos anos 70 inspirou o conceito elétrico apresentado pela marca italiana

Publicidade

Dessa forma, a moto conceitual traz uma releitura de uma moto que foi sucesso nos anos 70 sem esquecer de enfatizar o propulsor elétrico que equipa o modelo conceito. A referência futurista pode ser notada por um raio discreto na lateral do tanque da 860-E Concept. 

Veja também: 

Referência retrô, design futurista

Ducati 860-E Concept

A moto elétrica possui linhas retas e entradas de ar nas laterais

De acordo com o estúdio Italdesign, a Ducati 860 GT era tão futurista que provavelmente estava muito à frente de seu tempo. Por isso que, quase 50 anos depois, usaram o modelo como referência para a Ducati 860-E.

Publicidade

A 860-E mantém algumas linhas do modelo na qual foi inspirada. No entanto, o conceito foi equipado com toda a iluminação em LED. Assim, o farol circular está bem moderno e as luzes de seta remetem a motos de competição.

Moto elétrica Ducati 860-E Concept

Toda sua iluminação é em LED, mas as luzes de sinalização remetem às motos de competição

Por trás do pequeno para-brisa que fica na frente da bifurcação, tem um painel de instrumentos TFT em um guidão largo que aparenta ser confortável para pilotar. O conjunto é completo pelo design com linhas retas e ranhuras para ventilação. 

Componentes da moto elétrica Ducati

Como se trata de um conceito, ainda não foi revelado a potência máxima do motor elétrico nem  mais detalhes do conjunto mecânico. 

Publicidade
Moto elétrica Ducati 860-E Concept

O modelo conceito tem seu nome marcado na lateral da moto

No entanto, sabemos que os amortecedores dianteiros são de garfo invertido e a suspensão traseira, de braço oscilante. Dessa maneira, acredita-se que o espaço que seria ocupado por um motor tradicional deve ficar a bateria recarregável.

Quando chega ao mercado?

Moto elétrica: Ducati 860-E Concept

Contudo, apesar de retrô, a 860-E tem um pequeno raio na lateral que nos relembra de seu propulsor elétrico

De acordo com a Italdesign, apesar do empenho na elaboração da moto conceito, não há uma data de lançamento estipulada. O modelo pode originar um produto a ser apresentado em breve ou seguir apenas como um conceito.

O estúdio de Giorgeto Giugiaro já firmou parcerias com a Ducati em outro projeto elétrico como a Urban-E. Vamos esperar quais serão os outros frutos do trabalho em conjunto das italianas. 

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha