Publicidade

Se você é fã das motos da Husqvarna ou apenas aprecia um belo design e possibilidades de um conjunto leve e potente, preste atenção. A marca fará um importante lançamento no Brasil em breve.

Nesta semana a Power Husky, representante da empresa sueca por aqui, confirmou seu próximo lançamento. A Svartpilen 401 virá ao país no primeiro semestre de 2022 e nós já estamos em contagem regressiva.

nova moto husqvarna no brasil: svartpilen 401

A Svartpilen 401 é uma naked leve, com 44 cv e muito estilo. E o melhor: ela virá ao Brasil

 

Publicidade

Husqvarna lançará nova moto no Brasil

A Svartpilen (‘flecha negra’, em sueco) é uma família de motos com design moderno e mecânica leve. No exterior tem versões de 125 cc a 701 cc e por lá também há a ‘irmã’ Vitpilen, que compartilha praticamente todos os componentes mas tem visual distinto – inclusive, já falamos da 250 aqui.

nova moto husqvarna no brasil: svartpilen 401

Modelo é uma urbana e pura diversão nas cidades. Porém, pneus de uso misto e rodas raiadas permitem incursões leves na terra

 

Do ponto de vista técnico elas são bem similares às KTM de cilindradas próximas, afinal a Husqvarna pertence ao grupo da fabricante austríaca, que por sua vez tem a indiana Bajaj como uma das acionistas. Por isto é comum ver as Svartpilen e Vitpilen à venda em países onde a Bajaj tem operação, como na sua terra natal Índia.

Publicidade

Veja também:

 

Como é a nova naked da Husqvarna

Assim, a Svartpilen 401 tem várias semelhanças com a KTM 390 Duke. A maior delas é o motor, compartilhado por ambas. Trata-se de um monocilíndrico, com arrefecimento a líquido, de 373 cm³, DOHC, que gera 44 cv de potência máxima a 9.000 rpm e 3,8 kgf.m de torque a 7.000 rpm.

potencia nova moto husqvarna svartpilen

Nova moto da Husqvarna compartilha motor, chassi e outros componentes com a KTM 390 Duke. Assim, gera 44 cv de potência

Publicidade

O chassi de treliça também está lá, assim como as suspensões WP, tradicionais da KTM, com sistema invertido na dianteira. Os freios ABS são da Bosch, com discos de 320 mm na frente e de 230 mm atrás. Leve, a nova moto da Husqvarna pesa 152 kg a seco.

Design é conceitual e tanque de combustível tem um curioso portaobjetos

 

Mais que potência, design

As Svartpilen são motos cheias de personalidade. Construídas com alto nível de acabamento, possuem detalhes em todos seus componentes, dos vincos do tanque de combustível ao formato do escapamento, sem esquecer da traseira curta, similar a de uma moto conceito.

São motos urbanas, mas com uma leve influência scrambler. Por isso a liga leve deu lugar às rodas raiadas de 17″ na frente e atrás, calçadas por pneus de uso misto. O guidão e a mesa lembram as motos de off-road e dividem espaço com um tanque repleto de vincos e com pequenos porta-bagagens.

Por fim, a tecnologia. A próxima moto da Husqvarna a vir ao Brasil possui iluminação full-LED e painel digital. Em estilo minimalista, ele possui um mostrador em LCD e formato redondo, posicionado logo acima do farol.

 

Preço da nova Husqvarna e vinda ao Brasil

Interessado na nova moto da Husqvarna? Como dissemos no início do texto, ela está confirmada para vir ao Brasil ‘no primeiro semestre de 2022‘, sem mais detalhes. Por enquanto a marca também não informou seu preço, vulnerável às oscrições de câmbio até a data em que enfim chegará por aqui.

nova moto husqvarna no brasil: svartpilen 401

A Svartpilen chega no próximo semestre, mas a Husqvarna ainda não confirmou o preço de sua nova moto por aqui

Nos Estados Unidos o modelo custa 5.300 dólares, aproximadamente R$ 28 mil em conversão direta. Assim, é cerca de 5% mais em conta que a ‘prima’ 390 DUKE, à venda lá por 5.500 dólares. Aqui a KTM tem preço sugerido de R$ 29.990, indicando que a Husq pode chegar bem próxima disso. Vamos aguardar.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza