Novo modelo indiano rival da Himalayan 450 tem painel TFT, controle de tração e visual (muito) inspirado na antiga 411. Conheça a Yezdi Adventure 2025.

A chegada da Yezdi Adventure 2025 marca um novo capítulo no concorrido segmento de motos trail de média cilindrada na Índia. Apresentada recentemente no mercado indiano, ela vem chamando atenção por seu conjunto mecânico robusto, design e pacote tecnológico completo. Com isso, a moto se posiciona diretamente como rival da Himalayan 450, mirando consumidores que buscam uma alternativa, sem abrir mão da performance e da versatilidade.

Indiana Yezdi Adventure 2025 - nova rival da Himalayan 450 - Divulgação
Indiana Yezdi Adventure 2025 – nova rival da Himalayan 450 – Divulgação

Yezdi Adventure 2025: a rival da Himalayan 450 

O visual da nova versão da Yezdi Adventure 2025 (sim, a concorrência não é de hoje!) remete imediatamente à antiga Royal Enfield Himalayan 411, tanto na silhueta quanto nos detalhes funcionais. No entanto, as mudanças técnicas e os novos recursos eletrônicos colocam essa nova geração em outro patamar, mais alinhado às exigências atuais do segmento de uso misto.

A proposta da Yezdi é clara: oferecer uma experiência trail com visual aventureiro, conforto para longas viagens e um motor renovado, com entrega eficiente em diferentes terrenos. E nesse cenário, a rival da Himalayan 450 chega com credenciais que merecem atenção. Na questão de preços, pelo que pudemos verificar, trail da Yezdi tem o preço inicial cerca de 30% menor que a versão de entrada da Himalayan 450. Enquanto a novidade da Yezdi tem o preço inicial de 215 mil rúpias, a Himalayan 450 é oferecida inicialmente por 285 mil rúpias. Ambas na Índia.

Por enquanto, a Yezdi Adventure 2025 permanece restrita ao mercado indiano e a regiões próximas. A marca revelou planos de expansão, mas ainda sem prazos definidos para exportação. 

Indiana Yezdi Adventure 2025 - Divulgação
Indiana Yezdi Adventure 2025 – Divulgação

Design clássico com toques modernos

A primeira impressão que a Yezdi Adventure 2025 transmite é de familiaridade. O conjunto frontal com farol duplo em LED, sendo um com lente tipo projetor, chama a atenção não apenas pela estética, mas também pela funcionalidade em ambientes de baixa visibilidade. A iluminação diurna em LED (DRL) e o para-brisa conferem um visual robusto.

As linhas gerais seguem o estilo consagrado pela antiga Himalayan 411: tanque volumoso, protetores laterais, banco bipartido em dois níveis e traseira curta. No entanto, a Yezdi Adventure é ligeiramente mais encorpada, com dimensões que sugerem maior estabilidade e conforto para viagens longas. O peso seco é de 187 kg, equilibrando robustez e controle, enquanto o tanque de combustível tem capacidade para 15,5 litros.

 

Indiana Yezdi Adventure 2025 - Divulgação
Indiana Yezdi Adventure 2025 – Divulgação

Motor renovado com pegada aventureira

No coração da Yezdi Adventure 2025 está o novo motor Alpha 2, um monocilíndrico de 334 cm³ com refrigeração líquida, comando DOHC e injeção eletrônica. Ele entrega 30 cv de potência e torque máximo de 3,0 Kgfm, acoplado a uma transmissão mecânica de seis marchas. Com taxa de compressão de 11:1, o motor promete desempenho consistente em diferentes rotações.

Apesar de não alcançar os números da Himalayan 450, que conta com 40 cv, a Yezdi se mostra competente para uso misto, com torque disponível desde baixas rotações. O foco aqui parece estar na linearidade da entrega de potência e na confiabilidade para uso prolongado.

Motor um monocilíndrico de 334 - Divulgação
Motor um monocilíndrico de 334 – Divulgação

Estrutura reforçada e pacote ciclístico equilibrado

O chassi em aço de berço duplo reforça a proposta trail da motocicleta. Na dianteira, o garfo telescópico com barras de 41 mm oferece curso adequado para terrenos irregulares. Na traseira, um monoamortecedor com ajuste de pré-carga em sete níveis garante conforto e estabilidade em diferentes condições.

As rodas seguem o padrão do segmento, com 21 polegadas na frente e 17 atrás, montadas em pneus de uso misto. Os freios contam com discos de 320 mm na dianteira e 240 mm na traseira, ambos com sistema ABS de dois canais — sem opção de desligamento.

Indiana Yezdi Adventure 2025 - Divulgação
Indiana Yezdi Adventure 2025 – Divulgação

Equipamentos e eletrônica embarcada

Entre os destaques do modelo está o painel digital TFT com diversas funções de navegação e conectividade, item que reforça a competitividade da rival da Himalayan 450. A moto ainda conta com controle de tração, além do já citado ABS. Outros itens incluem iluminação full-LED, protetores de mão, bagageiro traseiro e suporte lateral reforçado para bagagens.

A fabricante também disponibiliza uma linha de acessórios para a Yezdi Adventure, como malas laterais de alumínio, proteções de carenagem e lanternas, ampliando seu apelo entre os viajantes e aventureiros.

Concorrência pesada no segmento trail

Royal Enfield Himalayan 450

Royal Enfield Himalayan 450 - Divulgação
Royal Enfield Himalayan 450 – Divulgação

Principal concorrente, a Royal Enfield Himalayan 450 foi totalmente redesenhada e substituiu a antiga 411. Seu novo motor Sherpa de 452 cm³ é um monocilíndrico com refrigeração líquida e comando DOHC, capaz de gerar 40 cv de potência a 8.000 rpm e 4,0 kgf.m de torque a 5.500 rpm. O câmbio é de seis marchas com sistema eletrônico ride-by-wire, o que proporciona respostas mais precisas ao acelerador, principalmente em subidas e trilhas técnicas.

O novo painel é em TFT colorido com GPS nativo integrado, desenvolvido em parceria com a Google. O modelo conta ainda com suspensão dianteira invertida Showa de 43 mm, monoamortecedor traseiro com ajuste, rodas raiadas com aros de alumínio (21” na frente e 17” atrás), ABS comutável, controle de tração e tanque de 17 litros. O assento possui ajuste de altura com quatro níveis, variando de 805 mm a 845 mm.

CFMoto 450MT (Ibex 450)

CFMoto 450MT (Ibex 450) - Divulgação
CFMoto 450MT (Ibex 450) – Divulgação

A 450MT é a aposta da CFMoto, fabricante chinesa que tem ampliado fortemente sua presença global. A moto vem equipada com um motor bicilíndrico paralelo de 449 cm³, refrigeração líquida e DOHC. Esse conjunto gera 44 cv de potência a 8.500 rpm e 4,4 kgf.m de torque a 6.250 rpm, entregando desempenho superior ao da rival da Himalayan 450.

Ela possui embreagem deslizante assistida, painel TFT colorido com conectividade via Bluetooth e USB, sistema de navegação, além de modos de pilotagem e ABS de dois canais. A suspensão é fornecida pela KYB, com garfo invertido de 41 mm ajustável e curso generoso, ideal para uso off-road. A roda dianteira é de 21” e a traseira de 18”, ambas com pneus de uso misto. Seu tanque de combustível tem capacidade para 17,5 litros, e o peso em ordem de marcha fica próximo dos 200 kg. No Brasil vai adotar o nome de Ibex 450, como nos mercados da América do Norte.

Moto Morini Alltrhike 450

Moto Morini Alltrhike 450 - Divulgação
Moto Morini Alltrhike 450 – Divulgação

A italiana Moto Morini, com tradição em motos de alto desempenho, investe no segmento de média cilindrada com a Alltrhike 450 — também chamada de X-Cape 450 em alguns mercados. O modelo traz um motor bicilíndrico paralelo de 450 cm³, 8 válvulas, arrefecimento líquido e injeção eletrônica, com potência máxima de 44 cv.

Um dos pontos fortes do modelo é o peso seco reduzido de apenas 170 kg, o que confere ótima relação peso/potência e agilidade em trilhas. A suspensão KYB é ajustável e oferece curso de 210 mm na dianteira e 190 mm na traseira, sendo ideal para terrenos acidentados. O painel digital traz navegação integrada, as rodas são raiadas (21” na frente e 17” atrás) e o ABS pode ser desligado, um recurso importante para quem encara trechos mais extremos.

O banco relativamente estreito, a ergonomia trail e o conjunto de acessórios de série voltado ao aventureiro fazem da Alltrhike uma forte concorrente no cenário global.

Sobre a marca Yezdi

Indiana Yezdi Adventure 2025 - nova rival da Himalayan 450 - Divulgação
Indiana Yezdi Adventure 2025 – nova rival da Himalayan 450 – Divulgação

A marca Yezdi carrega consigo um legado histórico. Originalmente uma subsidiária indiana da tcheca Jawa, a empresa teve destaque no mercado entre as décadas de 1970 e 1990. Após anos de ausência, a Yezdi foi relançada em 2022 sob o comando do grupo Mahindra, mantendo sua conexão com a Jawa. Desde então, a marca tem se reposicionado no mercado com modelos modernos, mas com forte apelo nostálgico.

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Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
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