Publicidade

O nome Tornado pode estar prestes a retornar ao mercado mundial. No entanto, não estamos falando da saudosa trail de 250 cc da Honda. A novidade será uma esportiva de média cilindrada, a cargo da italiana Benelli, que já prepara uma um catálogo renovado de motocicletas.

Nova Tornado 650 Benelli

Para quem ainda não conhece, a Benelli é uma fabricante italiana que tem como sucesso atual de vendas na Europa modelos como a aventureira TRK 502. A empresa pertence à chinesa QJ Motor e na Ásia ataca com suas motos mais acessíveis, como a Leoncino 500. Nada menos que um modelo cotado a dar origem a uma Harley-Davidson de 500 cc.

nova tornado 650

A nova Tornado 650 está prestes a ser oficialmente apresentada. Será uma esportiva com motor de quatro cilindros

Mas atualmente existem várias motocicletas da marca Benelli em desenvolvimento. E parece que proprietários chineses da QJ Motor não têm intenção de desacelerar o ritmo. Uma delas é a Tornado 650, um nome conhecido dos brasileiros, mas que também é familiar na Itália.

Publicidade

Diga-se de passagem, com o codinome a italiana já teve uma esportiva de 250 cc. Além disso, dispõe atualmente em seu catálogo da Tornado Naked T 125, uma pequena e divertida street, com design inspirado em grandes máquinas italianas.

tornado 125 benelli

Tornado T 125! Por mais que o nome sugira, não é bem assim uma trail…

No entanto, o nome também já pertenceu a uma naked de 650 cc nos anos 70, ao estilo Honda CB 750. Agora a Benelli pretende retornar com o saudoso fenômeno em uma versão carenada e moderna. Quase ao estilo das esportivas da MV Agusta, o modelo é cotado a vir equipado com o motor baseado na TNT 600i existente.

Veja também:

Publicidade

Projetos futuros da Benelli

Os fabricantes chineses adoram apresentar renderizações de futuros modelos. Por isso, não seria diferente com a subsidiária italiana. A Benelli, além de mostrar teasers sobre a Tornado 650, exibiu outras motos em que pode estar trabalhando para ganhar as ruas em breve.

Novos modelos 550 também foram sugeridos

A marca apresentou um esboço de uma dupla de naked e sportbike, as TNT 550 cc. Embora a Benelli tenha uma oferta atual de modelos de média cilindrada, parece que as motos serão baseadas em uma plataforma nova. Nada menos que a mesma base que a QJ Motor está usando na trail MV Agusta Lucky Explorer 5.5.

Uma variedade de motos e modelos, frutos de um intercâmbio de tecnologia de várias marcas, sob um guarda-chuva corporativo de grandes empresas. Curioso não? Então saiba quais marcas são donas de outros nomes famosos.

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]