A Triumph acaba de revelar a Trident 800, nova naked intermediária que chegará ao mercado em março de 2026. Com motor triplo de 798cc e 113cv de potência, a moto foi projetada para preencher a lacuna entre a menor Trident 660 e a esportiva Street Triple RS, mirando diretamente concorrentes como a Yamaha MT-09 e a Kawasaki Z900.
O que é a nova Triumph Trident 800
Diferente do que o nome sugere, a Triumph garante que a Trident 800 não é simplesmente uma Trident 660 com motor maior. A nova naked recebeu chassi revisado, suspensão aprimorada e sistemas de admissão e escapamento completamente novos.
O motor triplo de 798cc é derivado do propulsor usado na Tiger 800 Sport, cuja linhagem remonta ao motor original da Daytona 675 de 2006. Na Trident 800, ele entrega 113cv de potência a 10.750rpm e torque máximo de 62lb.ft a 8.500rpm.
Visualmente, a moto segue a identidade da família Trident, com farol redondo único, guidão largo e tanque de combustível de 14 litros que se integra a uma seção traseira curta. Todas as versões vêm equipadas com rodas douradas e há três opções de cores disponíveis: Cinza com detalhes em vermelho, Vermelho com acabamentos em grafite e Preto.
Especificações técnicas e recursos
No quesito suspensão, a Triumph equipou a Trident 800 com componentes Showa nas duas pontas: garfo invertido de 41mm com pistão grande na dianteira e monoamortecedor traseiro ajustável na pré-carga e no amortecimento de retorno.
O sistema de freios conta com pinças radiais de quatro pistões na dianteira e pinça de pistão único na traseira, ambos assinados pela própria Triumph.
A tecnologia embarcada inclui:
- IMU (Unidade de Medição Inercial) para controle de tração e ABS sensíveis à inclinação
- Quick-shifter bidirecional
- Três modos de pilotagem: Road, Sport e Rain
- Piloto automático
- Indicadores com desligamento automático
- Painel combinado LCD/TFT
- Conectividade Bluetooth via aplicativo Triumph para navegação, chamadas e música
A altura do assento é ligeiramente superior à da Trident 660, com 810mm, e o peso em ordem de marcha é de 196kg, apenas 7kg a mais que a irmã menor.
Preço e disponibilidade
A Triumph Trident 800 tem preço inicial de £9.195 (aproximadamente R$ 67.000 na cotação atual, sem impostos) na Inglaterra, posicionando-se como uma alternativa competitiva frente à Yamaha MT-09 (£10.110) e Kawasaki Z900 (£9.199).
A chegada às concessionárias britânicas está prevista para março de 2026, mas ainda não há confirmação oficial sobre disponibilidade e valores para o mercado brasileiro.
Os interessados no mercado internacional já podem fazer reservas online através da plataforma ‘Reserve My Triumph’, garantindo uma vaga na linha de produção e escolhendo a cor desejada mediante pagamento de um depósito na concessionária escolhida.
A estratégia de expansão da Triumph
O lançamento da Trident 800 faz parte de um ambicioso plano da Triumph, que prevê a revelação de 29 modelos novos ou atualizados nos próximos seis meses – o maior programa de lançamentos já realizado pela marca britânica.
Essa ofensiva comercial vem após um ano recorde para a empresa, que entregou 141.683 motos em todo o mundo entre julho de 2024 e junho de 2025, representando um aumento de 136% nas vendas desde 2019.
O ciclo de lançamentos começou em 21 de outubro com a atualização de sete motos da família Bonneville, incluindo uma nova Scrambler 900 e ajustes nas linhas T120 e T100. A fabricante também apresentou recentemente a linha de motos elétricas infantis TXP, produzida em parceria com a OSET, e a motocicleta para motocross TF 450-X.



