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A Suzuki, representada no Brasil pela J Toledo, pode estar preparando uma surpresa ao nosso mercado: o lançamento da V-Strom 1050. O mais recente indício desse objetivo se deu recentemente, quando a empresa registrou a patente do modelo junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

A nova Suzuki V-Strom 1050 foi registrada no Brasil. Modelo pode estar perto de ser lançado no nosso mercado... ou não

A nova Suzuki V-Strom 1050 foi registrada no Brasil. Modelo pode estar perto de ser lançado no nosso mercado… ou não

Entretanto, é sempre importante frisar que o registro serve, oficialmente, apenas para que a marca em questão proteja a propriedade intelectual de determinado produto, evitando que outra ‘se inspire’ no seu projeto. Assim, não é sinônimo de que a empresa irá comercializar aquele item no território nacional.

Suzuki V-Strom 1050 no Brasil

Porém, com a nova organização das empresas relacionadas à J Toledo, a Suzuki foca apenas na produção de motos acima de 650 cm³, enquanto Kymco e HaoJue são responsáveis por motocicletas e scooter menores. Dessa forma, o segmento bigtrail (no qual ela está presente com as atuais V-Strom 650 e 1000) se mostra ainda mais interessante.

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Patente registrada junto ao INPI - Instituto Nacional de Pesquisa Industrial

Patente registrada junto ao INPI – Instituto Nacional de Pesquisa Industrial

Segundo a Fenabrave, no ano passado a V-Strom 1000 emplacou 332 unidades. Assim, a Suzuki está distante de concorrentes da faixa das mil cilindradas, como BMW R 1200 e 1250 GS (3.331 unidades, somadas) e Triumph Tiger 1200 (904).

Assim, a V-Strom 1050 pode dar novo fôlego à Suzuki junto do crescente e exigente público desse segmento. Afinal, a 1050 está um passo adiante da 1.000 em mecânica e, especialmente, no quesito eletrônica.

Outro motivo que pode incentivar a vinda da 1050 ao país é o momento de retomada do mercado neste segmento, com considerável alta em 2019 após três anos de queda

Outro motivo que pode incentivar a vinda da 1050 ao país é o momento de retomada do mercado neste segmento, com considerável alta em 2019 após três anos de queda

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Como é a nova Suzuki V-Strom

A nova V-Strom 1050 une o visual com inspiração oitentista à tecnologia atual. Assim, seu design é inspirado num clássico da marca, a DR 800, com linhas retas e o para-lama ‘bico de pato’ que marcou época.

Motor mantém a mesma arquitetura e ganhou 7 cv, além de operar em rotações mais elevadas

Motor mantém a mesma arquitetura e ganhou 7 cv, além de operar em rotações mais elevadas

O motor segue a mesma estrutura e configuração da geração antiga. Entretanto, graças a algumas melhorias e ajustes para atender a Euro5, a potência subiu de 101 cv para 107 cv, ao tempo em que o torque reduziu de 10,5 kgf.m para 10,2 kgf.m. Além disso, ele está girando um pouco mais alto, a potência máxima chega em 8.500 rpm e o torque aos 6.000 rpm, antes, diante dos 8.000 e 4.000, respectivamente, da antecessora.

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Já o chassi é novo. Construído em trave em alumínio, é mais rígido na parte traseira para suportar garupa e malas. As suspensões são Kyaba, com ajustes de pré-carga, compressão e retorno. Ainda, há para-brisa com ajuste de altura.

Eletrônica

Dessa forma, agora há o Suzuki Intelligent Ride System, pacote com vários auxílios para o piloto, voltados a diferentes situações e tipos de pilotagem. O SIRS é composto, por exemplo, de ABS para curvas, unidade de medição de inércia, controle de tração em três níveis – que também pode ser desligado – e três modos de pilotagem.

Lista de componentes eletrônicos coloca a V-Strom em igualdade com as concorrentes no segmento

Lista de componentes eletrônicos coloca a V-Strom em igualdade com as concorrentes no segmento

Ainda, há controle de velocidade de cruzeiro, iluminação full LED, tomada USB, painel em LCD completo, sistema LowRPM (que auxilia na condução em trechos travados, como o trânsito urbano), Suzuki Easy Start (que liga a moto com um suave toque no botão) e embreagem assistida e deslizante, a Suzuki Assist Clutch System.

Preço no Brasil

Nos Estados Unidos o preço da 1050 XT, versão mais cara, é de aproximadamente 14.800 dólares (cerca de R$ 81 mil). Já na Europa o valor é de meados de 15 mil Euros, cerca de 90 mil (desvalorizados) reais, enquanto o modelo de entrada sai por 10 mil Euros. Falando de conversão direta, claro.

Atualmente, a Suzuki disponibiliza as V-Strom 650 a 1000 no Brasil. Os preços da maior partem de R$ 51.875

Atualmente, a Suzuki disponibiliza as V-Strom 650 a 1000 no Brasil. Os preços da maior partem de R$ 51.875

Atualmente, a ‘nossa’ V-Strom 1000 tem preço sugerido de R$ 51.875 na versão A e de R$ 53.875 nos modelos 2019. Já as 2021, disponível apenas na configuração XT, têm preços partindo dos R$ 57.890. E, reforçando: a Suzuki ainda não se pronunciou sobre este possível lançamento no nosso mercado. Estamos aguardando – e torcendo.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza