Se a Yamaha MT 09 já é uma naked emocionante, fica difícil descrever as sensações causadas pela naked topo de linha da família Master of Torque. Talvez baste dizer que a MT 10 é movida pelo motor da superbike R1, com quatro cilindros e capaz de entregar 158 cavalos de potência.
A novidade é que a MT 10 está prestes a ganhar uma nova geração, ainda mais poderosa. O modelo 2022 está em fase de homologação na Europa, teve algumas informações vazadas e deve ser revelada oficialmente no próximo mês, durante o Salão de Milão – o EICMA 2021.
Nova MT 10 é ainda mais potente
De acordo com os registros, a naked segue alimentada pelo mesmo conjunto. Porém, o motor de 4 cilindros em linha e 998 cm³ recebeu ajustes pontuais e seus números de potência acabaram revistos, subindo de 158 cv a 11.500 rpm e 11,3 kgf.m de torque a 9.000 rpm para entregar 162 cv de potência e 11,4 kgf.m de torque.
A moto também está um pouco maior. Pouco. A nova geração é 5,6 centímetros mais alta e com meio centímetro a mais de entre eixos. Ainda é um pouco mais pesada, com cerca de 2kg a mais na balança. Agora, a versão padrão tem 212 kg.
Visual da nova nova Yamaha MT
As irmãs menores receberam um novo design em seu modelo 2020. Isto aconteceu com as MT 03 e MT 07, por exemplo, quando receberam faróis em LED e novas carenagens, mais suaves. Porém, a topo de linha ficou de fora das atualizações.
Assim, os novos números de peso e medidas indicam que a MT 10 receberá novo visual, provavelmente perdendo sua identidade ‘Transformer’ e lhe aproximando das demais integrantes da família. Entretanto, até aqui nenhuma uma imagem vazou dos registros. Teremos de aguardar.
Veja também:
- Yamaha deve ter mais uma ‘moto de super herói’ em breve
- Cafe Racer: Yamaha 125 de projeto simples e resultado animal
- Yamaha RD 400 atinge novo top speed em corrida no deserto
Naked MT 10: preço e venda no Brasil
Nem todos os mercados gostam de motos hiperpotentes, mas o norteamericano é um deles. Nos Estados Unidos, a MT 10 tem preço sugerido de 13 mil dólares, cerca de R$ 72 mil em conversão direta. Para comparação, lá as MT 09 e 07 partem dos 9.400 e 7.700 dólares, respectivamente.
Porém, o Brasil nunca esteve na lista de felizardos a receber a topo de linha das MT e ela nem deve vir tão cedo. Por aqui a maior disponível é a MT 09, que está com uma geração de atraso – mesmo mal do qual ainda sobre a MT 07, aliás. Com motor de 847 cm³, ela tem preço sugerido de R$ 45.990. Segundo a FIPE, nas concessionárias ela custa, em média, R$ 56.831.