Publicidade

A moto esportiva que lidera as vendas no Brasil – Yamaha R3 – foi apresentada na Europa na sua versão 2019. A moto recebeu mudanças importantes tanto em seu design quanto tecnicamente e mais do que antes, a moto segue o padrão da família de motos esportivas da marca, sobretudo pela inspiração na YZR-M1.

Esteticamente a nova Yamaha R3 ganhou uma nova carenagem com a bolha que protege o piloto um pouco mais baixa e com uma nova entrada de ar para melhorar o fluxo de ar para o radiador do motor e melhorar o coeficiente de penetração aerodinâmica. O tanque de combustível também teve seu desenho modificado (a capacidade segue sendo de 14 litros) com a região acima do encaixe das pernas do piloto 31,3 mm mais larga, a região da tampa rebaixada em 20 mm e a posição do assento do piloto está 22 mm mais baixa.

Segundo a Yamaha, o objetivo essa mudança é para permitir um encaixe melhor do piloto na moto, sobretudo na pista, para evitar que o piloto sofra o efeito do vento, para diminuir a turbulência e contribuir para um menor arrasto aerodinâmico. O comunicado oficial da fábrica fala numa melhora de até 8 km/h de velocidade máxima com estas mudanças.

A R3 também ganhou novos faróis LED e as luzes de posição inspiradas na irmã maior, YZF-R1, o que contribui para acentuar o caráter agressivo da moto, de acordo com a identidade da família. O painel de instrumentos também é novo apenas na aparência, mas não na funcionalidade, trazendo as mesma informações do modelo atual.

Publicidade

O motor é o mesmo de 2 cilindros em linha, 321 cm³ de capacidade, 4 válvulas, duplo comando no cabeçote (DOHC), 4 tempos e arrefecimento líquido. O chassi também não mudou e segue sendo tubular de aço com o motor fazendo parte da estrutura, o que contribui para o baixo peso do conjunto (167 kg). A mudança técnica na nova Yamaha R3 está na nova suspensão dianteira, agora com garfo telescópico invertido com tubos de 37 mm de diâmetro, o que melhor a rigidez e a precisão da “leitura” do piso. Na traseira permanece o braço oscilante assimétrico com o amortecedor único KYB com ajuste na pré-carga da mola tipo monocross.

Na Europa o anúncio da chegada da nova Yamaha YZF-R3 está para o início de 2019, em duas cores: Yamaha Blue e Power Black, quer dizer, azul e preta.

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.