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Novidade à vista - KTM RC8

KTM anuncia chegada da nova RC8 ao Brasil. Apresentado no SalÆo de MilÆo em 2007, modelo marca a estr‚ia da montadora no mercado das superesportivas de alta cilindrada.

Agora ‚ pra valer. Quase quatro meses ap¢s sua apresenta‡Æo na It lia, durante o SalÆo de MilÆo, e a KTM anuncia que a nova RC8 est  de malas prontas para o Brasil. A estr‚ia em nosso mercado est  marcada para o segundo semestre deste ano, segundo informa o representante oficial da marca austr¡aca no pa¡s, e promete agitar o setor das motos superesportivas de alta cilindrada por aqui.

Apesar de ser um modelo lan‡ado h  pouco mais de trˆs meses, a RC8 fez sua primeira apari‡Æo p£blica em 2003, durante o SalÆo de T¢quio, no JapÆo. Na ocasiÆo o modelo mostrado era apenas um prot¢tipo, mas nem por isso deixou de chamar a aten‡Æo do p£blico e da imprensa presentes ao evento.

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Agora, alguns anos depois, a RC8 finalmente chega … linha de produ‡Æo e faz a estr‚ia da KTM no concorrido mercado das superesportivas, dominado por montadoras japonesas e italianas. Com isso a empresa mostra cada vez mais o interesse em diversificar sua  rea de atua‡Æo, hoje voltado quase que exclusivamente para o mercado off-road. Como trunfo para a RC8 no mercado brasileiro, a marca aposta em sua tradi‡Æo e em um conjunto que nÆo deixa nada a desejar para nenhum outro modelo da mesma categoria.

Novidade à vista - KTM RC8Com tra‡os modernos e angulados, a equipe de designers da KTM criou uma identidade visual bastante agressiva na nova moto. Na frente o destaque est  na ampla carenagem frontal sem muitas curvas e nos dois far¢is sobrepostos. O painel ‚ inteiro em cristal l¡quido, com uma grande  rea de informa‡äes para o condutor. O tanque, com capacidade para 16,5 litros (3,5 de reserva) tamb‚m segue o mesmo estilo da carenagem frontal, com tra‡os angulosos. Uma das novidades est  no ajuste da altura do assento do piloto, configurado para 805 mm ou 825 mm, e feito manualmente. Um detalhe interessante no visual est  na localiza‡Æo do escape, escondido na parte de baixo da moto, como nos modelos Buell. A rabeta, fina e estreita, nÆo deixa espa‡o para a garupa e aloca a lanterna traseira, em LEDs.

Cicl¡stica e mecƒnica – O objetivo da KTM foi criar uma autˆntica superesportiva de alto desempenho com n¡tido apelo para o mundo das competi‡äes. Com isso a RC8 est  equipada com um V-Twin de 75 graus de 1148 cmü com duplo comando no cabe‡ote (DOHC) e arrefecimento l¡quido. A potˆncia anunciada ‚ de 155 cv a 10.000 rpm com torque de 12,0 kgf.m. O cƒmbio ‚ de seis velocidades com a transmissÆo final feita por corrente.
Os mais exigentes podem at‚ torcer o nariz pelo fato da KTM ter escolhido um motor de 2 cilindros para equipar sua primeira superesportiva de alta cilindrada. No entanto, a montadora garante que a performance nÆo ficar  devendo em nada para a concorrˆncia, no caso, os motores de quatro cilindros em linha, arquitetura mais comum nas motos japonesas desta categoria.

Na cicl¡stica a RC8 usa um quadro em treli‡a de a‡o cromo-molibdˆnio com o sub-quadro em alum¡nio. Os freios sÆo da marca Brembo, com dois discos de 320 mm e pin‡as de quatro pistäes na dianteira, e um disco simples de 220 mm com pin‡a de dois pistäes na traseira. A suspensÆo dianteira usa garfo invertido com tubos de 43 mm com curso de 120 mm. J  atr s o sistema usa suspensÆo mono-choque com curso de 125 mm totalmente ajust vel. Os pneus tˆm medida de 120/70 ZR 17 (dianteiro) e 190/55 ZR 17 (traseiro).

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J  ‚ certo que a nova KTM RC8 ir  desembarcar no Brasil no segundo semestre deste ano, como informa o representante da marca no pa¡s. Os pre‡os, no entanto, ainda nÆo foram definidos para nosso mercado. A superesportiva austr¡aca vai estar dispon¡vel em duas combina‡äes de cores: o tradicional laranja da KTM com preto, e o branco com preto. Aos brasileiros mais afoitos resta apenas esperar por esta bela m quina austr¡aca.