Recentemente, a Honda apresentou a nova geração do PCX 125, scooter vendido – e sucesso de vendas – em vários países, incluindo Europa, Ásia e Estados Unidos. O evento ocorreu em Madri e mostrou novidades que vão além da renovação estética, incluindo novo chassi, freios e rodas – que provavelmente irão conferir ciclística ainda mais ágil ao modelo. Por isso, em breve também devemos ter um novo PCX 150 no Brasil, já levando em consideração todas essas mudanças – mas ainda não há um posicionamento oficial da marca por aqui.
Agora, o chassi é feito em aço e de berço duplo, o que possibilita um reposicionamento da suspensão traseira, evitando o fim do curso e contribuindo à tarefa de copiar o terreno. Suspensão e molas são novas. Outra melhoria possibilitada pelo novo chassi foi o aumento do bagageiro sob o acento, que antes já era suficiente para guardar um capacete integral e agora recebeu mais um litro de capacidade. Isto também se deu pelo fato do banco estar 3 mm mais alto em relação ao solo (agora são 764 mm).
O novo PCX, enfim, recebeu freios ABS – algo que faz muita falta por aqui, onde o sistema adotado é o CBS, ainda mais porque o principal concorrente, Yamaha NMax, já emprega o sistema antitravamento. No PCX, o ABS funciona junto de um disco na dianteira, com 220 mm, e tambor na traseira. As rodas também mudaram, passando a ter oito raios, e a calçar pneus mais largos. Agora, as medidas são 100/80 na frente e 120/70 atrás – ante 90/90 e 100/90 da versão anterior.
Sutilmente, o visual ganhou um ar mais futurista, com design mais anguloso. Também há novo conjunto óptico, todo em LED, com os faróis se estendendo também para uma pequena lateral da carenagem. Na traseira, a lanterna foi redesenhada e têm as setas integradas. Já o painel de instrumentos passa a ser totalmente digital, abandonando o antigo velocímetro com ponteiro. Buscando praticidade, a tomada 12v foi mantida – mas ainda não há conexão USB.
Novo PCX 150 ABS no Brasil?
Atualmente, o PCX 150 é o scooter mais vendido no País. Em 2017, emplacou 25.462 unidades, ante 7.928 da Yamaha NMax e 8.039 da Yamaha NEO 125, fechando o top 3 do segmento. De janeiro a março deste ano, o scooter Honda vendeu 9.422 unidades, firmando-se como o quinto modelo mais vendido do Brasil, contra 3.460 da NMax e 3.027 da Neo.
Os números ilustram de forma nítida a importância que o modelo tem para a Honda no Brasil em sua missão de permanecer como líder do mercado, sempre girando em torno de 80% de market share. Portanto, mesmo sem ter um posicionamento oficial da marca sobre o assunto, acreditamos que o novo PCX 150 deve ser apresentado por aqui em breve, ao longo do segundo semestre de 2018. Vamos aguardar…