pcx-150-2018-novo-1

Novo Honda PCX 150 deve vir ao Brasil em breve – e com ABS

Recentemente, a Honda apresentou a nova geração do PCX 125, scooter vendido – e sucesso de vendas – em vários países, incluindo Europa, Ásia e Estados Unidos. O evento ocorreu em Madri e mostrou novidades que vão além da renovação estética, incluindo novo chassi, freios e rodas – que provavelmente irão conferir ciclística ainda mais ágil ao modelo. Por isso, em breve também devemos ter um novo PCX 150 no Brasil, já levando em consideração todas essas mudanças – mas ainda não há um posicionamento oficial da marca por aqui.

Novo PCX foi apresentado pela Honda na Espanha e deve dar as caras do PCX 150 que teremos no Brasil em breve. Modelo tem novidades no chassi, rodas, freios e visual

Novo PCX foi apresentado pela Honda na Espanha e deve dar as caras do PCX 150 que teremos no Brasil em breve. Modelo tem novidades no chassi, rodas, freios e visual

Enfim, modelo conta com ABS - e também novas rodas, com pneus mais largos. Na frente, tem disco de 220 mm

Enfim, modelo conta com ABS – e também novas rodas, com pneus mais largos. Na frente, tem disco de 220 mm

Agora, o chassi é feito em aço e de berço duplo, o que possibilita um reposicionamento da suspensão traseira, evitando o fim do curso e contribuindo à tarefa de copiar o terreno. Suspensão e molas são novas. Outra melhoria possibilitada pelo novo chassi foi o aumento do bagageiro sob o acento, que antes já era suficiente para guardar um capacete integral e agora recebeu mais um litro de capacidade. Isto também se deu pelo fato do banco estar 3 mm mais alto em relação ao solo (agora são 764 mm).

O novo PCX, enfim, recebeu freios ABS – algo que faz muita falta por aqui, onde o sistema adotado é o CBS, ainda mais porque o principal concorrente, Yamaha NMax, já emprega o sistema antitravamento. No PCX, o ABS funciona junto de um disco na dianteira, com 220 mm, e tambor na traseira. As rodas também mudaram, passando a ter oito raios, e a calçar pneus mais largos. Agora, as medidas são 100/80 na frente e 120/70 atrás – ante 90/90 e 100/90 da versão anterior.

Visual mais anguloso reforça o caráter 'futurista' do scooter

O bagageiro, que já era bom, está um pouco maior. Ganhou um litro de capacidade

O painel passa a ser totalmente digital

Novo chassi é uma das principais alterações mecânicas do conjunto

Sutilmente, o visual ganhou um ar mais futurista, com design mais anguloso. Também há novo conjunto óptico, todo em LED, com os faróis se estendendo também para uma pequena lateral da carenagem. Na traseira, a lanterna foi redesenhada e têm as setas integradas. Já o painel de instrumentos passa a ser totalmente digital, abandonando o antigo velocímetro com ponteiro. Buscando praticidade, a tomada 12v foi mantida – mas ainda não há conexão USB.

Novo PCX 150 ABS no Brasil?

Atualmente, o PCX 150 é o scooter mais vendido no País. Em 2017, emplacou 25.462 unidades, ante 7.928 da Yamaha NMax e 8.039 da Yamaha NEO 125, fechando o top 3 do segmento. De janeiro a março deste ano, o scooter Honda vendeu 9.422 unidades, firmando-se como o quinto modelo mais vendido do Brasil, contra 3.460 da NMax e 3.027 da Neo.

A Honda ainda não confirmou - se e - quando o novo PCX 150 virá ao País, mas acredita-se que ele deve ser apresentado no segundo semestre. Modelo atual (foto) é o scooter mais vendido no Brasil, com 25.462 unidades emplacadas em 2017

A Honda ainda não confirmou – se e – quando o novo PCX 150 virá ao País, mas acredita-se que ele deve ser apresentado no segundo semestre. Modelo atual (foto) é o scooter mais vendido no Brasil, com 25.462 unidades emplacadas em 2017

Os números ilustram de forma nítida a importância que o modelo tem para a Honda no Brasil em sua missão de permanecer como líder do mercado, sempre girando em torno de 80% de market share. Portanto, mesmo sem ter um posicionamento oficial da marca sobre o assunto, acreditamos que o novo PCX 150 deve ser apresentado por aqui em breve, ao longo do segundo semestre de 2018. Vamos aguardar…

separador_honda



Jornalista gaúcho convicto de que um passeio de moto em um dia de sol é a cura para praticamente todos os males da vida. Fã de motoaventurismo, competições de moto, café, praia e de rock n roll.