Publicidade

Com maior crescimento no mercado nos últimos cinco anos, os scooter parecem ser os queridinhos do momento no Brasil. Se até pouco tempo atrás eram vistos sob olhares preconceituosos, hoje são usados até no exigente trabalho de entregas.

Logo, é natural querer saber quais serão os novos scooter 2022 no Brasil. E é para isso que estamos aqui, para apresentar modelos que podem vir ao país ao longo dos próximos meses, surfando na ótima onda que vive o nicho atualmente.

novos scooter no brasil - forza 350

O Forza 350 é um dos novos scooter que devem chegar ao Brasil em 2022. E ele não está sozinho

Novos Scooter 2022

Modelo Marca
Forza 350 Honda
X-ADV Honda
Joyride 300 Dafra
CE 04 (elétrico) BMW
DTX 360 Kymco

Veja também:

Publicidade

Novos scooter Honda

A Honda é a única marca que já confirmou o lançamento de novos scooter ao Brasil para 2022. E são dois. O primeiro é o já conhecido Forza 350, que inclusive contribuiu para a recente aposentadoria do SH 300. Aliás, é aguardado por aqui desde o ano passado, mas sua vinda acabou prejudicada pelas consequências econômicas da pandemia.

Aguardado desde o ano passado, o Forza deve pôr fogo no segmento dos scooter médios, brigando com o Yamaha XMax e Dafra Citycom

O outro é o X-ADV de nova geração. O scooter mais caro da marca tem novidades no visual e eletrônica, passando a contar com quatro modos de pilotagem, controle de tração de três níveis e tela TFT de 5 polegadas. O motor também recebeu um up, passando dos 54 ao 58 cv a 6.750 rpm. Veja tudo o que mudou aqui.

novos scooter no brasil - novo x-adv

A nova geração do X-ADV está ainda mais interessante. E já foi confirmada ao Brasil

Publicidade

 

Novo modelo Dafra

Ao contrário dos Honda, não temos qualquer garantia que o Joyride 300 virá ao mercado local em 2022. Mas bem que poderia, visto que a chegada do Forza deve aquecer a briga entre os médios e a Dafra (representada pelo Citycom) perdeu fôlego neste segmento desde a chegada do Yamaha XMax, em 2020.

novos scooter no brasil - dafra joyride

Leve e moderno, Joyride poderia colocar a Dafra de volta à briga entre os scooter médios. Modelo é lançamento global

O Joyride é fabricado pela parceira Sym. Lançamento mundial, tem design moderno, painel colorido, motor de 26 cv (no Yamaha são ‘apenas’ 22,8 cv)  e belo pacote de comodidades, que incluem até para-brisa ajustável além de itens mais básicos, como smartkey e iluminação full LED. Seu preço no exterior ainda não foi divulgado.

Publicidade

 

Scooter aventureiro da Kymco

O brasileiro adora veículos aventureiros, ainda que seu desempenho off road seja melhor no visual que na lama. O primeiro a descobrir isso foi o Fiat Palio Adventure, há mais de 20 anos, e desde então já houve uma enxurrada de lançamentos por aqui. De uns tempos para cá, as fabricantes de motos também apostaram na ideia.

O DTX 360 está para o Downtown assim como o ADV 350 para o Forza. Modelo poderia alavancar vendas da Kymco no país

O sucesso do ADV 150 (que tem componentes que realmente mandam bem no fora de estrada, é verdade) é a mais recente prova disso. Quem sabe a marca surpreenda e até traga o novo ADV 350 junto do Forza 350, quando este chegar. Vamos ver. Aliás, este nicho está bombando em todo o mundo.

E outra marca com representante na briga é a Kymco. É o DTX 360, uma variação do Downtonw com conjunto atualizado. Há farois em LED – e com DLR, smartkey, partida sem chave, duas tomadas USB, portaobjetos na carenagem, assento em dois níveis. O motor é de um cilindro, 321 cm³ e 29 cv. Além do visual, a proposta aventureira impacta nas suspensões com curso um pouco maior (110 mm na frente e 100 mm atrás) e pneus de uso misto.

Eis o ADV 350, com visual mais discreto que os irmãos de 150 e 750 cilindradas. Modelo ainda não está confirmado ao Brasil, mas a Honda pode surpreender…

 

Novos scooter elétricos: BMW CE 04

Fechamos a nossa lista de possíveis scooter no Brasil em 2022 com mais uma aposta audaciosa, o CE 04. Trata-se do primeiro modelo da nova geração de veículos elétricos da BMW, apresentado ao mundo no ano passado. Na ocasião a marca disse que trabalha em novidades ao nosso país e que, se houver demanda, pode trazer novas motos automáticas.

novos scooter no brasil - elétrico BMW

BMW CE 04 é um modelo global da BMW e marca o início da sua nova geração de elétricos. Talvez a marca aproveite a bela fase no mercado local para mostrar seu poderio também longe dos motores à combustão

O design é digno de veículo conceito, tal qual seu primeiro protótipo apresentado em 2017. O motor é um EMP elétrico (claro), de potência equivalente a 42 cv, e o pacote eletrônico é generoso. Há três modos de potência (Eco, Rain e Street) e mais o opcional Dynamic, controle de tração, freios ABS adaptados para curvas e iluminação full-LED. A conectividade fica a cargo do completo app da BMW e todos os recursos são gerenciados por uma tela TFT de 10,5 polegadas. Nos Estados Unidos, custa cerca de 12 mil dólares, cerca de R$ 66 mil.

novos scooter no brasil - bmw ce 04

Curtiu o visual? O CE 04 é praticamente uma moto conceito emplacada!

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza