Publicidade
Foto: Anualmente a empresa promove campanhas de segurança no trânsito

Foto: Anualmente a empresa promove campanhas de segurança no trânsito

A empresa NSK Rolamentos realizou na segunda semana de abril a 10ª Sipatran – Semana Integrada de Prevenção de Acidentes no Trânsito.

Neste ano a ênfase foi com relação à segurança de motociclistas, destinada a cerca de 600 pessoas das unidades industrial em Suzano (SP), e administrativa, em São Paulo. A quantidade de motociclistas chega a quase 15% desse total. Para discursar sobre segurança no trânsito, em especial de motociclistas, a NSK convidou o jornalista e instrutor de pilotagem Geraldo Tite Simões, criador do curso SpeedMaster de pilotagem.

Foram quatro palestras realizadas em dois dias, nas quais Geraldo Tite Simões mostrou como a convivência entre motociclistas e motoristas pode ser pacífica e segura. Com ajuda de projeção de filmes e imagens, o jornalista passou a mensagem da pilotagem preventiva.

Publicidade

– Foi ótimo, porque pela primeira vez eu tive motoristas e motociclistas juntos em uma chance rara de mostrar a quem nunca pilotou uma moto como é a dinâmica e a fragilidade dos veículos de duas rodas.

Um dos pontos que Geraldo Tite Simões procurou destacar foi a teoria do “Veja e Seja Visto”, que se resume a ensinar motoristas e motociclistas a ocuparem os devidos espaços no trânsito. “Quando um motorista diz que não viu a moto ele não está mentindo – afirma Simões – por isso é muito importante que o motociclista se posicione corretamente em relação aos carros, e o motorista saiba usar e regular os espelhos retrovisores”.

Foto: Um boneco

Foto: Um boneco

Outro aspecto enfatizado pelo instrutor e jornalista foi sobre a teoria dos quatro minutos. “A maior parte dos acidentes acontece nos primeiros e nos últimos quatro minutos da jornada. Principalmente no retorno para casa, quando a ansiedade de chegar provoca um grande déficit de atenção”, revela Geraldo.

Publicidade

A importância dos equipamentos de segurança para motociclistas, o uso correto dos faróis pelos motoristas foram outros temas abordados nas palestras, que também enfatizou o papel da educação no trânsito: “O trânsito nada mais é do que uma organização social. Como tal exige normas de comportamento como educação, gentileza, respeito ao próximo e amor à vida. Sem estas características o trânsito caminhará para um caos social”, profetiza Geraldo Simões.

O jornalista e especialista em segurança de motociclista Geraldo Tite Simões ministra palestras e cursos de pilotagem regularmente. Para informações sobre palestras e cursos: [email protected]